Enfermagem

Integração Ensino-Serviço e Atividades de Extensão

Uma das preocupações da Instituição é que os alunos dos cursos de graduação participem da implantação e da execução dos projetos de extensão. A Faculdade de Educação São Luís procura realizar suas atividades de extensão e pesquisa a partir de três fundamentos:

Projeto de extensão “Ambulatório de Diabetes”

Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaboticabal, o projeto de Extensão “Ambulatório de Diabetes” acontece na Unidade de Saúde da Mulher “Sebastiana Maria Alexandre Caldas”. A finalidade do projeto é prestar atendimento humanizado a pacientes portadores de Diabetes mellitus que fazem uso de insulina ou hipoglicemiantes orais visando o controle da doença e a prevenção de complicações a partir da promoção do autocuidado e do incentivo às mudanças de estilo de vida.

Como atividades desenvolvidas, os alunos participantes do projeto conduzem consultas de enfermagem, entrega de insumos para diabetes (como tiras reagentes para medida de glicemia capilar, lancetas e seringas com agulha acoplada para aplicação de insulina), medida de glicemia capilar (glicosimetria) e orientações de promoção à saúde. O acesso ao Ambulatório de Diabetes é aberto a toda população do município de Jaboticabal.

Professor Orientador: Maura Magda Guedes Barreto