Nutrição

Autorização-
Reconhecimento-
PeríodoNoturno
Duração4 anos - 3500 horas
CoordenadorProfª. Dra. Angelina Lettiere
E-mail-
Home Pagehttp://www.saoluis.br/curso/graduacao/nutricao
Denominação do CursoBacharelado em Nutrição

Concepção

A Nutrição tem como concepção a formação generalista, humanista e crítica. Seus profissionais são capacitados para atuar, visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Finalidade

O curso de Graduação em Nutrição tem como finalidade proporcionar ao educando uma formação, que possibilite o desenvolvimento técnico e científico para a atuação profissional, com vistas à promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Desta forma, a formação profissional do curso visa atender às reais necessidades de saúde da população, no que diz respeito às competências da nutrição, com ênfase no Sistema Único de Saúde.

Objetivos Gerais

O objetivo do curso de Graduação de Bacharelado em Nutrição está em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição e às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição.

Desse modo, o Curso proposto tem como objetivo:

Perfil Profissional Pretendido

O Curso de Graduação em Nutrição tem como proposta, formar um profissional com uma visão generalista, autônomo na busca do conhecimento, sensível e crítico para atuar com senso de responsabilidade social, política e ética e com uma postura crítica e reflexiva sobre a prática profissional para ser um agente de transformação, com ênfase na atenção dietética, visando à segurança alimentar e nutricional em todos os campos de conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.

Dinâmica do Curso

Para atingir o perfil profissional pretendido, a grade curricular foi organizada de acordo com as áreas de formação propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. Assim, o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Nutrição se baseia no princípio de que pesquisar e ensinar não podem ser dissociados. Desse modo, trata do desenvolvimento dos conteúdos específicos paralelamente ao estímulo à curiosidade, ao questionamento, à percepção e aos limites das teorias científicas existentes, à reflexão crítica, ao desenvolvimento do raciocínio, capacidade de análise à discriminação de problemas relevantes, à busca contínua do conhecimento e de sua construção, à capacidade de contribuir em trabalhos em equipes à percepção da realidade e ao comprometimento com a sociedade em que se vive. O Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição considera a flexibilidade permitida por instrumentos legais, a fim de adequá-lo ao perfil regional, bem como à missão educacional da Instituição. Além disso, a matriz curricular, a composição do corpo docente e as demais estruturas pedagógico-administrativas observam os avanços científico-tecnológicos, a evolução dos conceitos sócio-educacionais e a dinâmica político-econômica, de acordo com a demanda regional.