Nutrição

Monografias

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um requisito curricular necessário para a obtenção do grau de Bacharelado em Nutrição e tem por objetivos básicos o desenvolvimento do discente no que concerne à aplicação e desenvolvimento dos conceitos e práticas adquiridos durante o curso, propiciar aos alunos as condições e as orientações necessárias para o levantamento e planejamento de estudos e pesquisas sobre o tema a ser desenvolvido, e favorecer a reflexão das atividades realizadas na prática. Constitui-se em atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho, e tem como objetivo possibilitar aos alunos o desenvolvimento de seus conhecimentos a partir da integração teórico-prática e aproximar os alunos da realidade que irão vivenciar em seu cotidiano profissional. Busca-se evidenciar a capacidade do aluno em redigir um texto científico com coerência, seguindo as normas de redação aprovadas pela comunidade científica, além de propiciar aos envolvidos a possibilidade de divulgar cientificamente o trabalho desenvolvido. Para proporcionar o desenvolvimento científico e metodológico de um TCC, Com a disciplina de Metodologia Científica, o aluno faz suas primeiras reflexões sobre a ciência, tendo o contato com as normas e o instrumental necessário à realização de trabalhos de natureza científica. Nas disciplinas de Pesquisa em Nutrição I e II, acontecerá o desenvolvimento do pré-projeto e a concretização do trabalho de caráter monográfico

Estágio Curricular Supervisionado

O estágio curricular supervisionado é um ato educativo desenvolvido no ambiente de trabalho e faz parte do processo de formação do acadêmico através da (re) aproximação contínua da academia com a realidade social. Tais práticas possibilitam ao futuro profissional experienciar suas responsabilidades em várias frentes de ação, permitindo desenvolver suas habilidades e destrezas, dando-lhe o apoio e a segurança necessários para o melhor desempenho de sua tarefa profissional. Os Estágios englobam as áreas de Nutrição Social, Nutrição Clínica e Nutrição em Unidades de Alimentação e Nutrição. Objetivam a integração teórico-prática e o desenvolvimento de uma postura crítica frente à realidade, construindo sua identidade enquanto profissional e cidadão. Tem por finalidades: fornecer subsídios para prática de nutricionista em situações reais de trabalho, com complementação básica para a integralidade do binômio ensino/aprendizagem; possibilitar ao aluno o desenvolvimento de atividades práticas, contribuindo para aperfeiçoamento e domínio do conhecimento; proporcionar a integração entre a Instituição e a comunidade, através de ações participativas que busquem a legitimação do saber; proporcionar o desenvolvimento de ações comunitárias, com vistas a despertar/fortalecer o comprometimento com os princípios da ética e cidadania.

Os campos de estágio abrangem além dos espaços oferecidos pela Instituição, as Instituições de Saúde e Alimentação conveniadas, assistenciais e sociais, ligadas direta ou indiretamente à Instituição, pessoas jurídicas e de direito privado. Sempre que necessário a Universidade busca a ampliação de convênios com entidades para suprir, no mínimo, as três áreas de atuação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. Os Estágios Supervisionados abrangem 600 horas constituindo assim, 21% da carga horária total do curso (Resolução CNE/CES nº 5 de 07/11/2001). Todos os estágios curriculares serão realizados em Instituições públicas ou privadas conveniadas com a IES e que atendam aos requisitos legais do PPC, da Lei de Estágio e do regulamento de estágio do curso.

Atividades Complementares

Atividades Complementares visarão à formação integral do perfil do egresso, onde podemos ressaltar principalmente a capacidade de estudo independente, de responsabilidade social, pelo contato com o mercado de trabalho, contato com profissionais atuantes, experiência em ambientes de pesquisa, entre outros. Dessa forma, as Atividades Complementares de caráter científico, tecnológico e cultural, em forma teórica ou prática, que serão vivenciadas ao longo do curso têm por finalidade proporcionar o enriquecimento das experiências curriculares. Além disso, deverá ser estimulada como uma estratégia didática para garantir a interação teórico-prática.

Sendo assim, os alunos do Curso de Bacharelado em Nutrição deverão cumprir carga horária mínima obrigatória de 100 horas em Atividades Complementares, que compreenderão: atividades de monitoria, de iniciação científica e de extensão, diretamente orientadas por membro do corpo docente da instituição, seminários, eventos científico-culturais, estudos curriculares, semanas de estudo, visitas técnicas, excursões didáticas e científicas, oficinas, simpósios, congressos, entre outras, de modo a propiciar vivências em algumas modalidades e experiências.