Secretariado

AutorizaçãoDecreto nº 2912 de 24 de agosto de 2006
PeríodoNoturno
Duração3 anos
CoordenadorProfª. Ma. Lígia De Grandi
E-mailligia@saoluis.br
Home Page
Denominação do CursoBacharel em Secretariado

Objetivos Gerais

Oferecer ao futuro profissional de Secretariado Executivo um conjunto de conhecimentos originários das várias esferas do saber como os tecnológicos, científicos, sociais, culturais e éticos que lhe propiciarão o desempenho das tarefas específicas de sua profissão, com alto padrão de qualidade.

O Projeto Pedagógico do Curso visa a uma formação completa do Secretário Executivo e, para isso, paralelamente às disciplinas básicas fundamentais como: Sociologia, Filosofia, Psicologia, Administração de Recursos Humanos, etc, outras específicas tais como: Técnicas de Secretariado, Teorias Administrativas, Legislação Social e Empresarial, Empreendedorismo, Marketing, Gestão Secretarial, Gestão da Qualidade, Redação Técnica e Empresarial, além das Línguas, Portuguesa, Espanhola e Inglesa compõem a grade curricular do Curso.
Com essa formação, o Profissional de Secretariado Executivo se apresentará com habilidades tais como: raciocínio rápido e perspicaz, capacidade de liderança, poder de execução, espírito de organização, reflexos eficazes para tomada de decisões, comunicação em Língua Estrangeira, postura ética, etc.

Mercado de Trabalho

O Secretário Executivo Trilíngüe, com as características que o Curso lhe atribui, poderá atuar em empresas nacionais e multinacionais, estabelecer contato com o Mercosul, servindo de intérprete, assessor, e até mesmo de consultor sobre assuntos comerciais, culturais, de marketing, etc.

Em empresas, escritórios, indústrias ,instituições financeiras e até mesmo de ensino, ele poderá exercer funções de chefia, gerente, assessor de direção e, após a aquisição da experiência nessas funções, poderá assumir os cargos mais significativos de mando, com responsabilidades inerentes às suas competências.
Para que o profissional se integre de imediato no mercado de trabalho, alguns procedimentos didático-pedagógicos têm sido observados no transcorrer do curso, tais como:
- Na área de atividades científico-culturais, a Coordenação do Curso, com a colaboração de seu Colegiado, tem proporcionado aos alunos a oportunidade de participarem de eventos, não só daqueles específicos da área do Secretariado, como os I, II,III, IV, Vi e VII Simpósios, realizados, anualmente, desde o início da autorização para a implantação do Curso, como também de outras atividades científico- culturais na própria Instituição e fora dela.
- Os próprios alunos têm colocado em prática as técnicas de organização de eventos, participando da montagem da programação, escolha do folder, do marketing e atuando, diretamente, na recepção, hospedagem dos palestrantes enfim, de todo o cronograma do evento.
- Aulas dinâmicas, com a utilização de recursos audio-visuais, apresentação de palestrantes de alto nível, incentivo às manifestações pessoais de criatividade, aproveitamento de material pesquisado pelo corpo discente, dão aos alunos subsídios para a redação e apresentação de Seu TCC(Trabalho de Conclusão do Curso) .
- Oportunidade de estágios se apresentam freqüentemente através de acordo de Cooperação entre a Escola e Empresas, parceria com o CIEE, como conseqüência da orientação e supervisão de uma coordenação específica para essa área.
- Valorização da oralidade e da escrita no processo de aprendizagem, relacionamento professor-aluno saudável, são todos procedimentos acadêmicos que oferecem um diferencial ao Curso

A revisão periódica da grade curricular do Curso com o objetivo de atender as mudanças tecnológicas e a demanda do mercado de trabalho faz com que o egresso deixe a Faculdade, com segurança e uma visão de mundo atualizada e inerente à sua profissão.

Oficina de Tradução

Como parte do Projeto Pedagógico do Curso, visando a fixar e aprofundar os conhecimentos das Línguas Espanhola e Inglesa, e como um serviço de extensão à comunidade, foi implantada uma Oficina de Tradução na qual alunos do Curso de Secretariado e Letras poderão estagiar, fazendo traduções ou versões de textos, de documentos ,de abstrats, etc, para profissionais das diversas áreas acadêmicas e comerciais.