Didática e Tendências Pedagógicas

CONCEPÇÃO DO CURSO

O curso de Didática e Tendências Pedagógicas proporciona aos cursistas discussões críticas sobre a problemática da educação e o novo papel que se impõe ao educador no atual contexto histórico, social, cultural, econômico e político. As discussões propostas envolvem a necessidade de o educador desenvolver habilidades e competências que permitam a efetivação de práticas pedagógicas que sejam produtivas em situações de ensino e aprendizagem.

OBJETIVO GERAL

O presente curso tem por objetivo o aperfeiçoamento de profissionais que atuam na área da educação (professores, coordenadores entre outros) sobre a sua função e prática pedagógica, oferecendo um aprofundamento dos conhecimentos teóricos da educação e uma compreensão sobre questões metodológicas, avaliativas, entre outras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Fornecer fundamentos teóricos como subsídio para melhorar a prática pedagógica, aperfeiçoando, assim, o exercício das funções vinculadas à educação.
• Promover a discussão de pressupostos didáticos e pedagógicos que orientam o ensino e a aprendizagem, possibilitando aos profissionais um conhecimento teórico das questões que envolvem a atividade de ensino.
• Despertar a consciência crítica, ressaltando a importância da ação transformadora do ser humano sobre a realidade concreta.

PÚBLICO ALVO

O público alvo será constituido por profissionais já graduados que buscam complementar e/ou aprofundar seus conhecimentos relativos aos fundamentos teóricos, metodológicos, éticos e práticos visando a um desempenho mais adequado no exercício do magistério.

 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O curso possui uma carga horária total de 360 horas/aula, incluindo a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

 MODALIDADE

 O curso é desenvolvido na modalidade a distância, com encontros presencias (exames presenciais e apresentação do TCC).

CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO TÍTULO

 O aluno deverá cumprir uma frequência de, no mínimo, 75% da carga horária total de cada MÓDULO. O aproveitamento será aferido em processo de avaliação em que se obtenha um mínimo de 70% em cada Módulo. Para conclusão do curso, além de cumprir o que dispõe o regimento, o aluno deverá apresentar um TCC de acordo com a área do curso.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1: Metodologia do Ensino Superior e A Prática Pedagógica como Princípio Formativo

Metodologia do Ensino e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. A relação professor e aluno no processo de construção do conhecimento. A avaliação no ensino superior. O papel da Didática na formação dos professores: trajetória histórica; as tendências pedagógicas e a prática educativa; a profissionalização docente e os saberes da ação pedagógica; e, professor investigador/reflexivo.

Módulo 2: Metodologia científica e Planejamento Educacional e Avaliação da Aprendizagem

O processo de produção do conhecimento científico. Projeto de pesquisa para o trabalho acadêmico de conclusão de curso. Métodos de pesquisa científica, normas e procedimentos da ABNT para os trabalhos científicos. O ensino interdisciplinar mediante a tentativa de soluções de problemas; o planejamento com prática do trabalho do professor; a gestão em sala de aula e os projetos de trabalho viando a uma melhor organização das experiências de aprendizagem. Estudo da avaliação como instrumento indispensável para o planejamento e acompanhamento das ações educativas. Pressupostos teórico-metodológicos da avaliação institucional e educacional. Avaliação do processo e de ensino e aprendizagem. Procedimentos e instrumentos da avaliação da aprendizagem.

 Módulo 3: Estratégias Didático-Metodológicas e Novas Tecnologias

Prática pedagógica e competência profissional. Estratégias didático-metodológicas na ação do educador. O uso das tecnologias na educação.

CORPO DOCENTE

Nomes dos professores Titulação Acadêmica
Maria Betanea Platzer Doutora
Fabiana Cristina de Souza Stesse Doutora
Regiane Sedenho de Morais Mestre
Neusa Maria Fernandes dos Santos Mestre

 COORDENAÇÃO DO CURSO

Prof. Dra. Maria Betanea Platzer

Email: poseducacao@saoluis.edu.br

Comments are closed.