Gestão Escolar

CONCEPÇÃO DO CURSO

O curso de Gestão Escolar, em nível de especialização (lato sensu), busca contribuir para a qualificação dos profissionais da educação na perspectiva da construção da gestão democrática da educação e da efetivação do direito à educação de qualidade.

OBJETIVO GERAL

O curso de Gestão Escolar tem por objetivo a formação de especialistas em gestão escolar, capacitando-os para a atuação em cargos, funções e órgãos colegiados em diferentes sistemas de ensino e organizações escolares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Alcançar o desenvolvimento pessoal e profissional do professor para participar na gestão da escola, requerendo os seguintes saberes:

- amplo conhecimento da relação Estado- Sociedade- Educação;

- aprofundamento das questões relacionadas à ética na educação e à formação humana dos segmentos da unidade escolar;

- capacidade de elaboração, implementação e execução do planejamento escolar, dos planos escolares e do projeto político pedagógico da escola;

- organização e distribuição do espaço físico, qualidade do equipamento físico das escolas e das condições materiais;

- estrutura organizacional e normas regimentais e disciplinares;

- habilidades de participação e intervenção em órgãos colegiados e instituições auxiliares da gestão escolar;

- ações necessárias à participação da comunidade, estimulando a garantia da representatividade de todos os segmentos no processo de elaboração, implementação e avaliação das políticas educacionais.

PÚBLICO ALVO

O público alvo será constituído por profissionais graduados em Licenciatura Plena que buscam complementar ou aprofundar seus conhecimentos nos fundamentos teóricos, metodológicos, éticos e práticos da Gestão Escolar.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O curso possui uma carga horária total de 360 horas/aula, incluindo o período de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

MODALIDADE

O curso é desenvolvido na modalidade a distância, com encontros presencias (exames presenciais e apresentação do TCC).

CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO TÍTULO

O aluno deverá cumprir uma frequência de, no mínimo, 75% da carga horária total de cada MÓDULO. O aproveitamento será aferido em processo de avaliação em que se obtenha um mínimo de 70% em cada Módulo. Para conclusão do curso, além de cumprir o que dispõe o regimento, o aluno deverá apresentar um TCC de acordo com a área do curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1 Metodologia do Ensino Superior e Fundamentos da Administração Escolar

Metodologia do Ensino e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. A relação professor e aluno no processo de construção do conhecimento. A avaliação no ensino superior.

As teorias organizacionais. A escola como organização. Modelos de gestão contextualizados nas organizações escolares. A produção histórica da divisão e técnica do trabalho e suas implicações na organização do trabalho escolar. Mudança de Paradigma de Gestão. Histórico da reformas educacionais na década de 90. Concepções de organização e gestão escolar. A implementação do processo de planejamento nas tomadas de decisão em escolas. O estabelecimento de algumas relações entre as implicações éticas e metodológicas no processo de tomada de decisão e as injunções para o processo de gestão escolar.

Módulo 2 Metodologia Científica e Gestão Pessoas e Tecnologia

O processo de produção do conhecimento científico. Projeto de pesquisa para o trabalho acadêmico de conclusão de curso. Métodos de pesquisa científica, normas e procedimentos da ABNT para os trabalhos científicos.

Cultura e Clima organizacional escolar. As variáveis que mais interferem no clima organizacional de uma escola. Sugestão de questionário para analisar o clima escolar. Programas federais de financiamento da educação. Prestação de contas. Caixa Escolar. As tecnologias da Informação e da Comunicação no cotidiano escolar.

Módulo 3 Gestão da Organização Escolar

Os paradigmas da gestão escolar. A gestão democrática na reforma do Estado. A gestão democrática na legislação. Os paradigmas da gestão democrática. Órgãos colegiados e instituições auxiliares da gestão escolar (Conselho de Escola, Associação de Pais e Mestres, Grêmio Estudantil, Conselho de Ano/Série e Ciclo); Projeto Político Pedagógico. Avaliação Escolar e Institucional.

CORPO DOCENTE

Nomes dos professores Titulação Acadêmica
Ana Beatris Lia Vaccari Doutora
Adriana Turqueti Doutora
Daiane Roberta B. Segura Mestre
Fabiana Cristina de Souza Doutora
Luciana Aquaroni Mestre
Maria Betanea Platzer Doutora
Sandra Lucio Vellosa Doutora

COORDENAÇÃO DO CURSO

Profa. Dra. Ana Beatris Lia Vaccari

 

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