Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos

CONCEPÇÃO DO CURSO

O curso tem uma proposta pedagógica que articula conhecimentos da área de Códigos e Linguagens com saberes da área da educação, numa integração interdisciplinar, voltada para a formação de profissionais éticos, críticos e reflexivos.

OBJETIVO  GERAL

O curso visa a uma melhor qualificação não só dos licenciados em Letras, mas também de todos os profissionais com cursos de graduação, os quais poderão apreender e compreender melhor os textos, tanto na sua leitura como na produção de textos corretos, coesivos e coerentes.

O desenvolvimento das competências e habilidades fará com que os alunos do curso tenham um perfeito domínio da língua portuguesa tanto na linguagem oral como na escrita, complementando, assim, a atuação dos profissionais em serviço, ou sua inserção no mercado de trabalho.

OBJETIVOS S ESPECÍFICOS

Procura-se atender a uma crescente profissionalização, não só através de um estudo aprofundado da gramática normativa, mas também da aplicação desses conhecimentos na interpretação, na compreensão e na produção de textos. Assim, o curso visa, especificamente, aos seguintes objetivos:

- Compreender a divisão da gramática normativa da língua portuguesa e aplicá-la em textos; reconhecer a origem e o funcionamento da crase, assim como o emprego correto dos pronomes relativos, compreendendo a relação que ocorre entre termos regentes e regidos.

- Reconhecer os elementos mórficos, aplicando-os em todos os conteúdos programáticos; distinguir coesão e coerência; reconhecer textos temáticos e figurativos, analisando o encadeamento de temas e figuras.

- Entender e reconhecer as variações linguísticas para compreender melhor a Língua Portuguesa na atualidade; entender como se processa a leitura cognitivamente, no que se refere ao desenvolvimento de uma leitura competente e polissêmica; distinguir pressuposição, implícitos e inferências, aplicando-os em textos.

- Identificar os tipos de redação, suas características e peculiaridades; distinguir os tipos de argumentos, aplicando-os na interpretação e produção de textos dissertativos.

PÚBLICO ALVO

O curso atende a todos aqueles que necessitam aprofundar e atualizar seus conhecimentos para ingressar ou permanecer no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, sabendo que a aprendizagem da Língua Portuguesa é de vital importância em qualquer curso. Haverá sempre a necessidade de se empregar o idioma pátrio em quaisquer atividades, escritas e orais, explorando a norma culta da língua.

Nesse contexto, transmitir-se-ão informações necessárias, conhecimentos e conteúdos básicos para os pós-graduandos que desenvolvam competências e habilidades, pois aqueles, sem estas, são inconsistentes e passageiros.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O curso possui uma carga horária total de 360 horas/aula, incluindo o período de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

MODALIDADE

O curso é desenvolvido na modalidade a distância, com encontros presencias (exames presenciais e apresentação do TCC).

 

CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO TÍTULO

O aluno deverá cumprir uma frequência de, no mínimo, 75% da carga horária total de cada MÓDULO. O aproveitamento será aferido em processo de avaliação em que se obtenha um mínimo de 70% em cada Módulo. Para conclusão do curso, além de cumprir o que dispõe o regimento, o aluno deverá apresentar um TCC de acordo com a área do curso.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º Módulo: Metodologia do Ensino Superior e Língua Portuguesa I e II

Metodologia do Ensino e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. A relação professor e aluno no processo de construção do conhecimento. A avaliação no ensino superior.

Breve história da Língua Portuguesa. Divisão da gramática da língua portuguesa. Crase. Emprego dos pronomes relativos. Concordância nominal e verbal. Colocação pronominal. Regência verbal.

2º Módulo:  Metodologia  Científica  e  Interpretação  e  Compreensão de Textos I e II

O processo de produção do conhecimento científico. Projeto de pesquisa para o trabalho acadêmico de conclusão de curso. Métodos de pesquisa científica, normas e procedimentos da ABNT para os trabalhos científicos.

Elementos mórficos do vocábulo. Coesão e coerência. Textos temáticos e textos figurativos. Variações lingüísticas. Aspectos cognitivos da leitura. Pressuposição, implícitos e inferências.

3º Módulo: Técnicas de Produção de Textos

Modalidades de redação (produção de texto). Dissertação e argumentação. Intertextualidade.

CORPO DOCENTE

Nomes dos professores Titulação Acadêmica
Suely Aparecida Zeoula  Miranda Mestre
Janaína Maria Lopes Ferreira Mestre
Roseli Batista de Camargo Doutora
Rafaella Berto Pucca Mestre
Vanessa de Bello Lins da Rocha Mestre

COORDENAÇÃO DO CURSO

Profa. Ms. Suely Aparecida Zeoula Miranda

Comments are closed.