Enfermagem

Duração: 05 Anos
Formação: Bacharelado
Modalidade de curso: PRESENCIAL
RECONHECIDO
PELO MEC

A Enfermagem é uma prática social que visa o indivíduo no seu conjunto biopsicossocial, sua integração na família e na sociedade, no processo saúde-doença. Seus profissionais atuam na promoção da saúde, na prevenção da doença, no tratamento e reabilitação de pacientes de forma integrada com outros profissionais da área da saúde. O exercício profissional do enfermeiro tem uma abrangência de atividades que tem sido ordenada em quatro grandes grupos: assistenciais, administrativas, educativas e de pesquisa, que são organizadas e regulamentadas por associações de classe e profissionais.

Objetivos do curso

  • Habilitar o enfermeiro para atuar na assistência individual e coletiva, com base em uma sistemática de assistência de enfermagem, com competência técnica e ética.
  • Habilitar o enfermeiro para a prática administrativa de enfermagem e organização de serviços de saúde.
  • Habilitar o enfermeiro para o desenvolvimento de práticas educativas em saúde e atuar na formação de recursos humanos em serviço.
  • Desenvolver no aluno a capacidade de construir os conhecimentos científicos da sua prática profissional e desenvolver atividades de pesquisa para o aprimoramento da profissão.
  • Compreender e aplicar os valores políticos e éticos da profissão, assistindo o ser humano de forma holística, reconhecendo sua dignidade, considerando seu poder de criatividade e estimulando suas potencialidades.

Carreira

  • Atuar profissionalmente, atendendo ao ser humano de forma ética, em suas diferentes fases evolutivas.
  • Posicionar-se profissionalmente no contexto social, compreendendo e atuando dentro das políticas de saúde e atendendo às demandas por saúde das comunidades.
  • Conhecer e interpretar os perfis epidemiológicos das populações, com vistas ao planejamento em saúde.
  • Atuar nas relações de trabalho assim como no processo de formação de recursos humanos.
  • Interagir em grupos multiprofissionais de saúde assim como participar do seu grupo profissional e associações de classe.
  • Assumir a responsabilidade pela coordenação do trabalho da equipe de enfermagem.
  • Participar de grupos de pesquisa e produzir conhecimentos para o desenvolvimento da prática profissional.

Diferenciais São Luís

O curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade São Luís tem como finalidade proporcionar ao educando uma formação que possibilite o desenvolvimento técnico e científico para a atuação profissional, com vistas à promoção, prevenção e recuperação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Para isso, tem como base uma concepção interdisciplinar, que possibilita uma visão integral do homem sadio no contexto sócio, econômico e cultural e no seu processo de adoecer. Desta forma, a formação profissional do curso visa atender às reais necessidades de saúde da população, no que diz respeito às competências de enfermagem.

1º Ano - Semestre 1

Anatomia: 120h

Citologia e Histologia: 40h

História da Enfermagem: 40h

Direitos Humanos e Legislação e Ética Profissional na Enfermagem: 40h

Meio Ambiente e Promoção à Saúde: 40h

Microbiologia e Imunologia: 80h

Filosofia: 40h

TOTAL: 400h

1º Ano - Semestre 2

Bioquímica: 80h

Fisiologia Humana: 120h

Genética: 80h

Psicologia Aplicada à Saúde: 80h

TOTAL: 360h

2º Ano - Semestre 1

Farmacologia: 80h

Fundamentos: Semiologia e Semiotécnica: 120h

Introdução a Saúde Mental: 40h

Parasitologia: 80h

Prática Integrada do Cuidar I: 100h

Saúde e Sociedade: 40h

TOTAL: 460h

2º Ano - Semestre 2

Bioestatística: 40h

Comunicação e Expressão: 40h

Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente: 40h

Enfermagem na Saúde da Mulher: 40h

Enfermagem na Saúde do Adulto: 40h

Patologia: 80h

Políticas de Saúde e Saúde da Família: 80h

Prática Integrada do Cuidar II: 100h

TOTAL: 460h

3º Ano - Semestre 1

Assistência em Enfermagem Cirúrgica: 120h

Assistência em Enfermagem Clínica: 120h

Didática Aplicada a Saúde: 40h

Nutrição e Dietoterapia: 80h

Prática Integrada do Cuidar III: 100h

TOTAL: 460h

3º Ano - Semestre 2

Enfermagem Obstétrica e Ginecológica: 80h

Enfermagem em Urgências e Emergências: 80h

Enfermagem Pediátrica e Neonatal: 80h

Enfermagem Psiquiátrica: 80h

Prática Integrada do Cuidar IV: 100h

TOTAL: 420h

4º Ano - Semestre 1

Metodologia de Pesquisa: 40h

Sistemas de Informações em Saúde: 40h

Teoria Geral da Administração: 40h

Vigilância em Saúde: 80h

Libras: 40h

TOTAL: 240h

4º Ano - Semestre 2

Administração dos Serviços de Enfermagem na Rede Básica: Organização e Gestão: 80h

Administração dos Serviços de Enfermagem Hospitalar Organização e Gestão: 80h

Monografia: -

Educação para as Relações Étnico-Raciais: 40h

Pratica Integrada do Cuidar V: 100h

TOTAL: 300h

5º Ano - Semestre 1

Estágio Curricular Supervisionado I: 400h

TOTAL: 400h

5º Ano - Semestre 2

Estágio Curricular Supervisionado II: 400h

TOTAL: 400h

Atividade Complementar: 100h

Profa. Esp. Andressa Batistela: Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). Especialista em Saúde da Família e em Formação de Docentes para o Ensino da Enfermagem pela Faculdade de Educação São Luís (FESL).

Profa. Esp. Andreza Cristina Mazuco:Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Especialista em Formação de Docentes para o Ensino da Enfermagem pela Faculdade de Educação São Luís (FESL).

Profa. Dra. Angelina Lettierre: Graduada em Enfermagem. Especialista em Enfermagem no cuidado pré-natal. Mestre em Ciências e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Profa. Ma. Aretuza Carregari Capalbo: Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL). Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL). Mestre em Fisiologia Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Prof. Esp. Elton José do Carmo: Graduado em Enfermagem. Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde pela FIOCRUZ. Especialização em Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo(EERP/USP).

Prof.Me. Fabrício Tomasetto: Graduado em Ciências Biológicas. Mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Profa. Ma. Gabriela Gallego Valera: Graduada em Enfermagem. Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAr). Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Profa. Esp. Isabel Cristina Cisneros Fonseca Heck: Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia (FESL). Intérprete de Libras.

Profa. Dra. Janaína Fernanda Gonçalves Neto: Graduada em Ciências Biológicas. Mestre e Doutora em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Profa. Dra. Juliana Chioda Ribeiro Dias: Graduada em Nutrição. Especialista em Nutrição Clínica. Mestre e Doutora em Alimentos e Nutrição pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Profa. Ma. Luciane Mialich Scadelai: Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade de São Paulo (USP).

Prof. Me. Luciano José Marafante: Graduado em Ciências Biológicas. Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Profa. Ma. Marcia Ferreira de Castro: Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista. Especialista em Política, Gestão Educacional e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação pela Universidade Estadual Paulista(UNESP). Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Prof. Esp. Marcos Roberto Freitas: Graduado em Fisioterapia. Especialista em Acupuntura e Docência do Ensino Superior (FESL).

Profa. Esp. Marina Davoglio Zaniboni: Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). MBA em Gestão em Saúde e controle de infecção, pela Faculdade INESP. Especialista em Formação de Docentes para Educação Profissional em Enfermagem pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL).

Profa. Esp. Maura Magda Cucolicchio Guedes Barreto: Graduada em Enfermagem e Obstetrícia. Especialista em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde pela Universidade de São Paulo (USP).

Profa. Dra. Munira Penha Domingues: Graduada em Enfermagem e Obstetrícia. Especialista em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental. Mestre e Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Profa. Ma. Paula Maria Nunes Moutinho: Graduada em Enfermagem. Especialista em Docência na Área da Saúde e Ciências Biológicas, Gestão em Enfermagem e Programa Especial de Formação Pedagógica de Docente. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Profa. Ma. Regiane Sedenho de Morais: Graduada em Psicologia. Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Profa. Esp. Simone Silveira Papa Mello: Graduada em Enfermagem. Especialista em Formação de Docentes para o Ensino Profissional em Enfermagem na Faculdade de Educação São Luís (FESL).

Prof. Dr. Sinval Avelino dos Santos: Graduado em Enfermagem e Educação Física. Especialista em Enfermagem Psiquiátrica. Mestre e Doutor em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Profa. Esp. Valdirene Bonetti Bosso: Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). Especialista em Enfermagem do trabalho. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

Prof. Me. Valter Dantonio Junior: Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Prof. Me. Wagner José Bolzan: Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAr). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Monografias

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um requisito curricular necessário para a obtenção da graduação no Bacharelado em Enfermagem e tem por objetivos básicos o desenvolvimento do discente no que concerne à aplicação e desenvolvimento dos conceitos e práticas adquiridos durante o curso, propiciar aos alunos as condições e as orientações necessárias para o levantamento e planejamento de estudos e pesquisas sobre o tema a ser desenvolvido, e favorecer a reflexão das atividades realizadas na prática.

Os objetivos gerais do TCC são: propiciar aos alunos as condições e orientações necessárias para o levantamento e planejamento de estudos e pesquisas sobre o tema a ser desenvolvido para o encaminhamento do TCC; favorecer ao aluno a reflexão das atividades realizadas na prática, tanto dos estágios quanto da sala de aula, comparadas às teorias já existentes sobre o assunto; orientar em todo o andamento do trabalho, na redação final, com o propósito de auxiliar o aluno na preparação da apresentação final do trabalho.

Para proporcionar o desenvolvimento científico e metodológico de um TCC, no 7º Semestre do Curso de Bacharelado em Enfermagem será oferecida a disciplina de Metodologia Científica, onde serão apresentadas as normas e as técnicas para a elaboração do trabalho científico. O trabalho é estruturado em Artigo Científico de acordo com o modelo construído pelo colegiado do Curso. No 8º Semestre da Estrutura Curricular, consta a disciplina de Monografia no qual o aluno sob supervisão do orientador deverá ser acompanhado para a formatação do trabalho e desenvolvimento do conteúdo teórico e científico proposto no Plano de Pesquisa. O trabalho desenvolvido e orientado será entregue na forma de Artigo Científico e apresentado em sessão pública e avaliado por uma banca examinadora.

Estágio Curricular Supervisionado

Completando a formação do aluno, o curso também contempla o Estágio Supervisionado, sendo que o aluno deverá realizar 800 horas de estágio em instituições de saúde, onde possam desenvolver atividades relacionadas à prática assistencial em saúde, solidificando o seu aprendizado ou adquirindo novos conhecimentos em situação real de desempenho profissional.

Previsto para os dois últimos semestres letivos, ocorre nas diversas unidades hospitalares, asilos, pronto socorro, Programa Saúde da Família e unidades básicas de saúde, sob a coordenação e participação do docente. Além da finalidade acadêmica, este estágio constitui-se em oportunidade de aproximação entre a academia e os serviços assistenciais, ajudando na sua atualização e reorganização.

Atividades Complementares visarão à formação integral do perfil do egresso, onde podemos ressaltar principalmente a capacidade de estudo independente, de responsabilidade social, pelo contato com o mercado de trabalho, contato com profissionais atuantes, experiência em ambientes de pesquisa, entre outros. Dessa forma, as Atividades Complementares de caráter científico, tecnológico e cultural, em forma teórica ou prática, que serão vivenciadas ao longo do curso têm por finalidade proporcionar o enriquecimento das experiências curriculares. Além disso, deverá ser estimulada como uma estratégia didática para garantir a interação teórico-prática.

Sendo assim, os alunos do Curso de Bacharelado em Enfermagem deverão cumprir carga horária mínima obrigatória de 100 horas em Atividades Complementares, que compreenderão: atividades de monitoria, de iniciação científica e de extensão, diretamente orientadas por membro do corpo docente da instituição, seminários, eventos científico-culturais, estudos curriculares, semanas de estudo, visitas técnicas, excursões didáticas e científicas, oficinas, simpósios, congressos, entre outras, de modo a propiciar vivências em algumas modalidades e experiências.

Integração Ensino-Serviço e Atividades de Extensão

Uma das preocupações da Instituição é que os alunos dos cursos de graduação participem da implantação e da execução dos projetos de extensão. A Faculdade de Educação São Luís procura realizar suas atividades de extensão e pesquisa a partir de três fundamentos:

  • Prestação de serviços à comunidade;
  • Formação e capacitação de alunos;
  • Indicação de caminhos de ação dos profissionais.

Projeto de extensão “Ambulatório de Diabetes”

Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaboticabal, o projeto de Extensão “Ambulatório de Diabetes” acontece na Unidade de Saúde da Mulher “Sebastiana Maria Alexandre Caldas”. A finalidade do projeto é prestar atendimento humanizado a pacientes portadores de Diabetes mellitus que fazem uso de insulina ou hipoglicemiantes orais visando o controle da doença e a prevenção de complicações a partir da promoção do autocuidado e do incentivo às mudanças de estilo de vida.

Como atividades desenvolvidas, os alunos participantes do projeto conduzem consultas de enfermagem, entrega de insumos para diabetes (como tiras reagentes para medida de glicemia capilar, lancetas e seringas com agulha acoplada para aplicação de insulina), medida de glicemia capilar (glicosimetria) e orientações de promoção à saúde. O acesso ao Ambulatório de Diabetes é aberto a toda população do município de Jaboticabal.

Professor Orientador: Maura Magda Guedes Barreto

  • O curso se propõe à formação de um enfermeiro generalista, crítico e reflexivo, que atue profissionalmente enfocando de forma integral o homem sadio, nas diversas fases do seu ciclo evolutivo.
  • Pretende também formar o enfermeiro para atuar, identificando as necessidades individuais e coletivas de saúde da população e seus determinates no contexto local, regional e nacional.
  • Formar um enfermeiro que atue na promoção, prevenção, tratamento e reabilitação do homem no processo saúde-doença, com competência técnica e ética e apoiado em uma sistemática de assistência de enfermagem.
  • Um profissional que coordene a assistência de enfermagem de forma humanizada, buscando a atualização constante, assim como a capacitação de recursos humanos e que priorise a qualidade da assistência à saúde da população.

Para mais informações ligue para: (16) 3209 1800 ou mande um e-mail para: enfermagem@saoluis.br

Enfermagem
Enfermagem
Período Noturno
Coordenador Profa. Dra. Angelina Lettiere
Contato enfermagem@saoluis.br
Reconhecimento Portaria Ministerial nº 820 de 30-12-2014, publicada no DOU de 02-01-2015.
Descrição