Filosofia

Duração: 03 ANOS
Formação: LICENCIATURA
Modalidade de curso: PRESENCIAL
RECONHECIDO
PELO MEC

As questões sobre o conhecimento humano, sua produção e divulgação dos resultados, tem interessado um grande número de pessoas que precisam estar atualizadas nos diversos campos de atividades profissionais. Assim sendo, temos, como objetivo geral, a difusão da cultura filosófica, através da criação de espaços, que permita relação da Filosofia com outras áreas do conhecimento (graduações) e com outras instituições.

Objetivos do curso

      Formar futuros professores para atuarem com competência e autonomia:

      • no ensino, com o domínio sobre a História da Filosofia e uma atitude de constante investigação e reflexão crítica.
      • na pesquisa, participando diretamente na produção de novos conhecimentos.
      • no exercício da cidadania, como cidadãos participantes, questionadores e atentos aos problemas sociopolíticos.

Carreira

    No magistério de Ensino Médio: o curso de Filosofia da Faculdade de Educação São Luís contribuirá para a integração do futuro professor ao meio no qual ele irá atuar, concebendo a Filosofia como uma disciplina interativa, capaz de promover o diálogo reflexivo com as demais disciplinas do Ensino Médio, para planejar e coordenar projetos de Filosofia integrados com disciplinas afins.

    Em outras áreas: por suas características de análise, reflexão e crítica da realidade que nos cerca, a Filosofia permite ainda ao egresso do Curso a atuação em diversas áreas tais como integrar comissões de ética nas empresas, escrever artigos para jornais, revistas e outros meios de comunicação, formar ou participar de ONGs, assessorar instituições científicas, artísticas e culturais, dentre outras.


Diferenciais São Luís

O curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade São Luís oferece toda a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento de aulas práticas e teóricas, além de uma estrutura de orientação para estágio e Trabalho de Conclusão de Curso.

O acervo da biblioteca do curso de Filosofia é composto de bibliografia básica e complementar catalogado por áreas de conhecimento. O acervo é composto de bibliografia ampla e atualizada e adequada às necessidades do curso.

Sempre que necessário, os docentes tem a sua disposição laboratório de informática equipados e adequados às necessidades do curso. Infraestrutura disponível:

  • Biblioteca com salas individuais e coletivas para que o aluno possa desenvolver suas atividades de estudo.
  • Salas de aulas adequadas e compatíveis com o desenvolvimento das atividades propostas e contempladas no Projeto Pedagógico do Curso.
  • Laboratório de Informática que possibilita ao estudante o acesso ao uso do computador e à Internet.

 

1º Ano - Semestre 1

Introdução a Filosofia: 40h

História da Filosofia Antiga: 80h

Métodos e Técnicas de Pesquisa: 40h

Sociologia Geral: 40h

Comunicação e Expressão: 80h

Psicologia Geral: 80h

Tópicos de Filosofia: 40h

TOTAL: 400h

1º Ano - Semestre 2

História da Filosofia Medieval: 80h

Lógica I: 80h

Filosofia Política: 80h

Filosofia da Religião: 40h

Psicologia da Educação: 40h

Hermenêutica: 40h

Atividades Científicas e Culturais: 40h

TOTAL: 400h

2º Ano - Semestre 1

História da Filosofia Moderna: 80h

Lógica II: 80h

Teoria do Conhecimento I: 80h

Políticas Educacionais do Ensino Fundamental e Médio: 40h

Filosofia da História: 80h

Atividades Científicas e Culturais: 40h

TOTAL: 400h

Estágio Supervisionado I: 100h

2º Ano - Semestre 2

Didática: 80h

Antropologia: 40h

Tópicos de Antropologia: 40h

História da Filosofia Contemporânea I: 80h

Teoria do Conhecimento II: 80h

Filosofia da Natureza I: 40h

Atividades Científicas e Culturais: 40h

TOTAL: 400h

Estágio Supervisionado II: 100h

3º Ano - Semestre 1

História da Filosofia Contemporânea II: 80h

Antropologia Filosófica: 80h

Filosofia da Natureza II: 40h

Ética: 80h

Metodologia do Ensino da Filosofia: 80h

Atividades Científicas e Culturais: 40h

TOTAL: 400h

Estágio Supervisionado III: 100h

3º Ano - Semestre 2

Estética: 80h

Filosofia da Educação: 40h

Filosofia da Linguagem: 80h

Filosofia da Ciência: 80h

LIBRAS: 40h

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso: 40h

Atividades Científicas e Culturais: 40h

TOTAL: 400h

Estágio Curricular Supervisionado IV: 100h

Resumo Geral

Conteúdos Curriculares Acadêmicos: 1800h

Prática Pedagógica: 400h

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais: 200h

Estágio Supervisionado: 400h

TOTAL: 2800h

 

Profa. Dra. Ana Beatris Lia Vaccari: (2006-2011) Doutorado em Educação. (2002-2005). Mestrado em Educação Escolar (1998-2001) Graduação em Pedagogia

Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti: (2005-2009) Doutorado em Educação Escolar. (2001-2004) Mestrado em Educação Escolar. (2007-2008) Especialização em Ensino de Filosofia. (1996-2000) Graduação em Ciências Sociais.

Prof. Dr. Carlos Eduardo Mangili: (2002-2006) Doutorado em Ciências do Meio Ambiente. (1998-1999) Mestrado em Ciências e Praticas Educativas. (1976-1977) Graduação em Pedagogia Plena. (1969-1972) Graduação em Licenciatura em Geografia.

Prof. Esp.Emerson Rodrigo Camargo: (2014) Mestrado em andamento em Mestrado em Educação. (2011-2012) Especialização em Gestão e Supervisão Escolar - 1000 horas. (2005-2005) Especialização em Metodologia do Ensino de História. (2013-2013) Graduação em Filosofia. (1999-2001) Graduação em História. (1997-1999) Graduação em Filosofia.

Prof. Me. Thiago Lemos Possas: (2015) Doutorado em andamento em Direito.(2010-2013) Mestrado em Direito. (2008-2010) Especialização em Direito Público. (2003-2008) Graduação em Direito.

Profa. Esp. Isabel Cristina Cisneros da Fonseca Heck: (2012-2013) Especialização em Psicopedagogia Clínica. (2007-2007) Especialização em Psicopeagogia. (1982-1983) Graduação em Pedagogia. (1979-1981) Graduação em Educação Artística e Desenho.

Profa. Ma. Taylisi de Souza Corrêa Leite: (2010-2013) Mestrado em Direito. (2006-2007) Especialização em Direito Penal e Processual Penal. (1999-2003) Graduação em Direito

Prof. Esp. Rafael Afonso Silva: (2012-2013) Especialização em Docência do Ensino Superior. (2007-2009) Graduação em Filosofia.

Profa. Ma. Regiane Sedenho de Moraes: (1997-2000) Mestrado em Psicologia. (1994-1996) Aperfeiçoamento em Psicologia. (1987-1992) Graduação em Psicologia.

O Estágio Supervisionado é realizado a partir do 3º Semestre do Curso, sendo que os alunos deverão cumprir 400 horas em escolas de ensino fundamental e médio, em 3 semestres. Excepcionalmente o aluno pode cumprir o estágio em período diferenciado de acordo com a sua disponibilidade, desde que mantida a quantidade de horas necessárias. O acompanhamento e avaliação do desenvolvimento do Estágio são realizados por professores orientadores.

O Estágio Supervisionado é realizado em séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Esta atividade é realizada em ambientes escolares que, ampliam e fortalecem atitudes éticas, conhecimentos e competências, conforme o previsto acima. Nessa perspectiva, o estágio assume uma direção vertical por relacionar-se a uma temática específica, mas também uma direção horizontal, visto que os diferentes focos do estágio devem permitir uma visão global de ambientes escolares.

O estágio supervisionado pressupõe atividades pedagógicas efetivadas em um ambiente institucional de trabalho, reconhecido por um sistema de ensino, que se concretiza na relação interinstitucional, estabelecida entre um profissional experiente e o aluno estagiário, com a mediação de um professor supervisor acadêmico. Deve proporcionar ao estagiário uma reflexão contextualizada, conferindo-lhe condições para que se forme como autor de sua prática, por meio da vivência institucional sistemática, intencional, norteada pelo projeto pedagógico da instituição formadora e da unidade campo de estágio.

São considerados também como eixos metodológicos do curso, o princípio educativo do trabalho concebido na indissociável relação teoria/prática e o princípio da construção histórica e interdisciplinar do conhecimento, desenvolvido através de atitudes investigativas e reflexivas da prática educacional, com vistas a dar à teoria sentido menos acadêmico e mais prático.

Tipos de Estágio

A Faculdade de Educação São Luís enfoca três tipos de estágio: observação, participação e regência.

O estágio de observação refere-se a uma prática que tem por objetivo fazer com que os alunos apreendam a realidade de sala de aula, no contexto da escola, examinando a relação professor-aluno, o papel do professor responsável pela sala, sua postura profissional, sua metodologia, os conteúdos trabalhados, o comportamento dos alunos, entre outras questões. Através do registro das aulas e do registro do movimento da escola, o estagiário terá uma excelente fonte de coleta de dados, contribuindo para a relação teoria e prática e, consequentemente, para o desenvolvimento de sua formação profissional.

O estágio de participação refere-se ao acompanhamento e ao auxílio do estagiário no desenvolvimento tanto do planejamento quanto dos conteúdos e métodos trabalhados na sala de aula. Nesse sentido, a contribuição do estagiário vai no sentido de auxiliar alunos com dificuldades de aprendizagem, auxiliar em dinâmicas de grupo, reuniões de pais, estudos, aulas de reforço; atividades intra e extra-escolares, entre outras. O estagiário deve ser visto enquanto um colaborador na sala de aula.

O estágio de regência refere-se à realização de uma ou mais aulas ministradas pelo próprio estagiário na sala em que realiza o estágio. Neste sentido, essa regência deve ser preparada, acompanhada e avaliada pelo professor responsável pela sala de aula. O aluno deverá selecionar conteúdos, desenvolver o planejamento, levantar materiais e recursos necessários para a execução, ministrar o conteúdo e fazer uma avaliação da atividade proposta.

A Instituição oferece aos alunos um manual, preparado pela Coordenação Geral de Estágios das Licenciaturas, que orienta os alunos a respeito dos convênios, formas de apresentação e todos os aspectos referentes à execução do estágio.

Para Baixar

Orientações Iniciais Estágio

Modelo - Relatório de Estágio

Declaração - Estagiário em Projetos

Declaração - Estagiário Remunerado

Declaração - Estagiário - Escola da família

TCC

A integralização do curso de Filosofia inclui a realização de um trabalho de conclusão de curso (TCC), que consiste numa monografia elaborada individualmente pelo aluno concluinte sobre um assunto específico em Filosofia, escolhido por ele. Este, certamente, é um instrumento que possibilita a articulação entre a teoria e a prática.

O TCC é obrigatório e desenvolvido sob a orientação de um professor do curso, devendo ser apresentado por escrito, seguindo as orientações do Regulamento para TCC e defendido perante uma banca examinadora.

REGULAMENTO TCC

MODELO PLANO DE PESQUISA

MODELO DE TCC


A organização curricular do curso de Filosofia conta com Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) que correspondem a 200 de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse do aluno, por meio da iniciação científica, da extensão e da monitoria, diretamente orientadas por membros do corpo docente do curso. Essas atividades podem estar articuladas às disciplinas, áreas de conhecimento, seminários, eventos científico-culturais, de modo a proporcionar vivências em algumas modalidades e experiências, entre outras, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares.

Através de regulamento da IES, são definidos os critérios de avaliação e aproveitamento das atividades complementares realizadas pelo aluno, associados ao aprimoramento e ao enriquecimento de sua formação. A validação das atividades complementares deve ser requerida pelo aluno junto à Coordenação do Curso de Filosofia.

Como já praticado, cada aluno deve entregar uma cópia do certificado de cumprimento de uma determinada atividade complementar ao docente responsável pelas AACC, que o arquivará junto à documentação do aluno, em pasta própria para esse fim.

ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTIFICO CULTURAIS - AACC

FICHA DE ANALISE DE FILME-TEATRO - AACC


As propostas pedagógicas do curso de Filosofia demonstram a formação de profissionais críticos e éticos para o mercado de trabalho, capazes de contribuir para o desenvolvimento social e para o bem comum na medida de suas habilidades e competências. Esta preocupação está em consonância com a missão da IES de produzir e difundir o conhecimento, em consonância com os objetivos maiores de uma sociedade menos injusta, mais humana e solidária.

Da mesma forma, ela também tem a clara preocupação com a preparação de um profissional capaz de suprir as demandas sociais específicas no seu campo de trabalho, como o magistério no Ensino Fundamental e Ensino Médio. O egresso deverá ser capaz de identificar obstáculos didáticos, atuando em situações variadas, para as quais deverá responder adequadamente e fazer intervenções produtivas.

O licenciado em Filosofia estará capacitado ao exercício profissional em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento geográfico e das práticas essenciais de sua produção e difusão, para que possa desempenhar, com competência, a tarefa como docente. Deverá, para tanto, ter pleno conhecimento dos PCNs para Ensino Fundamental e Médio em Filosofia, estando capacitado à adequação da teoria com o mundo real e relacionando o aprendizado no curso superior com a prática em sala de aula, sendo capaz de aplicar de forma crítica o conhecimento Geográfico a outras disciplinas, proporcionando um aprendizado interdisciplinar. Sob esta perspectiva, o formando deverá, além de conhecer o conteúdo básico do conhecimento geográfico a ser ministrado, saber lidar com este conhecimento dentro da perspectiva dos temas transversais. É fundamental também que o professor de Filosofia tenha consciência da diferença existente entre a ciência acadêmica e a Filosofia escolar, seus diferentes objetivos e métodos.

O professor e a professora de Filosofia estarão capacitados a compreender e analisar as estruturações espaciais em suas diversas formas, quer em ambientes naturais, quer em ambientes construídos pelo homem, interferindo criticamente em suas realidades, podendo também realizar estudos sobre as características físicas e climáticas do meio ambiente. Dessa forma, a Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal se preocupa em formar profissionais capacitados para contribuírem para uma melhor qualidade do meio ambiente, questão crucial nos dias de hoje, e preparados para contribuir com a melhoria das condições de vida das populações.

Este profissional, em sua atuação como docente, deverá estar capacitado para trabalhar com seus alunos, metodicamente, a produção do conhecimento geográfico, preparando nos níveis Fundamental e Médio a capacidade crítica que se pretende do cidadão futuro.

Dessa maneira, formamos profissionais competentes e cidadãos conscientes, portanto, capazes de vincular a análise e a reflexão crítica, o que ultrapassa a mera repetição de manuais, distanciando-se da postura reprodutora do conhecimento, para garantir um salto qualitativo desenvolve, estudar a distribuição das populações e das atividades humanas, a estrutura econômica e a organização social e política em determinadas áreas e países. Além disso, os formandos poderão desempenhar funções de assessoria educacional na área de Filosofia no ensino ministrado nos ciclos que antecedem a formação superior.


Para mais informações ligue para: (16) 3209 1800 ou mande um e-mail para: filosofia@saoluis.br

Filosofia
Filosofia
Período NOTURNO
Coordenador Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti
Contato filosofia@saoluis.br
Reconhecimento PORTARIA Nº 466, DE 9 DE SETEMBRO DE 2016 Registro E-mec:201301463.
Descrição