Letras

Duração: 04 anos
Formação: Licenciatura
Modalidade de curso: PRESENCIAL
RECONHECIDO
PELO MEC

O profissional em Letras apresenta plena formação e capacitação para o ensino da língua, quer materna, quer estrangeira, sendo apto à reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários, tanto da língua materna, como da língua estrangeira. É capaz de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos escrito e oral, demonstrando consciência da importância de sua inserção na sociedade e das relações humanas e sociais que decorrem de sua atuação profissional. 

Esse profissional é capacitado a fazer uso de novas tecnologias e suas aplicações no campo didático. Compreendendo sua formação como um processo contínuo, autônomo e permanente, entende a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional, visando ao compromisso com o exercício da cidadania.

O docente de Língua Portuguesa ou de Língua Inglesa deve, ainda, apresentar a competência para refletir teoricamente sobre a linguagem, tanto quanto para o uso de novas tecnologias e suas aplicações no campo didático.

 

Objetivos do curso

O Curso de Letras oferece uma sólida formação lingüística e literária, que permite ao profissional formado não apenas dominar as línguas portuguesa e inglesa, como também sua práxis no ensino, na tradução/compreensão de textos orais e nas atividades secretariais de uma empresa.Visando ao desenvolvimento de competências e habilidades - ótica diferencial do curso - esses pontos essenciais permitem ao professor de Português e Inglês o trabalho de interdisciplinaridade,e ao profissional de Letras o trânsito por diversas áreas dentro de seu campo de conhecimento. Esse conhecimento é adquirido não só em sala de aula como também no Laboratório de Redação, no Laboratório de Informática e nos trabalhos de iniciação científica. O Colegiado de Letras promove anualmente a Semana de Estudos de Letras, quando os alunos participam do Concurso Literário, de Cursos,Palestras, Comunicações e Teatro.

Carreira

O profissional formado em Letras encontra um mercado de trabalho em expansão, podendo atuar como professor de Português e Inglês nas escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Médio, continuar sua carreira acadêmica em pós-graduação, ou trabalhar, como profissional autônomo, em assessoria lingüística ou tradução.

Diferenciais São Luís

Visita a Museus e Centros de Arte

ÁREA: Arte

A proposta da VISITA a museus e Centros de Arte apói-se nas novas realidades que se apresentam ao ensino, como atividades essenciais a futura atuação pedagógica do aluno do curso de Letras. Essa nova realidade de ensino e aprendizagem destaca o conceito de aprendizagem significativa, o que inclui atividades que se pautam em observação, interação e reflexão, como posturas necessárias a seu processo de formação, tanto quanto a sua futura atuação pedagógica.

Esse projeto procura desenvolver, nos alunos, a capacidade leitora e crítica de textos em imagem, oferecendo-lhes a oportunidade de criação de um bom repertório em cultura visual, motivando-o em sua ação formação em Arte, Literatura e Crítica Literária.

 

LIVRO DE RESUMOS
III MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE LETRAS
LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO: NOVAS VISÕES NO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO.

 

 

1º Ano - Semestre 1

Língua e Literatura Latina: 80h

Língua Portuguesa I: 120h

Teoria da Literatura: 80h

Literatura Portuguesa I: 80h

Metodologia do Trabalho Científico: 40h

Sub-total: 400h

1º Ano - Semestre 2

Literatura Portuguesa II: 40h

Língua Portuguesa II: 80h

Literatura Brasileira I: 80h

Lingüística I: 80h

Língua Inglesa I: 40h

Psicologia da Educação: 40h

Linguagem, Sociedade e Cidadania: 40h

Sub-total: 400h

2º Ano - Semestre 1

Literatura Portuguesa III: 40h

Língua Portuguesa III: 80h

Literatura Brasileira II: 80h

Lingüística II: 40h

Língua Inglesa II: 40h

Psicologia da Educação II: 40h

Políticas Educacionais e Estrutura do Ensino Fundamental e Médio: 80h

Sub-total: 400h

2º Ano - Semestre 2

Literatura Portuguesa IV: 80h

Língua Portuguesa IV: 80h

Literatura Brasileira III: 80h

Lingüística III: 40h

Língua Inglesa III: 40h

Didática: 80h

Sub-total: 400h

3º Ano - Semestre 1

Língua Portuguesa V: 80h

Literatura Brasileira IV: 40h

Lingüística IV: 80h

Língua Inglesa IV: 40h

Leitura e Produção de Texto em LP I: 80h

Libras: 40h

Ética e Educação: 40h

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I: 100h

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I: 75h

Sub-total: 535h

3º Ano - Semestre 2

Língua Portuguesa VI: 80h

Literatura Brasileira V: 80h

Literatura Inglesa I: 40h

Leitura e Produção de Texto em LP II: 80h

Língua Brasileria de Sinais II (Libras): 40h

Educação das Relações Étnico-Raciais: 40h

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II:100h

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II: 75h

Sub-total: 535h

4º Ano - Semestre 1

Literatura Norte Americana I: 40h

Literatura Inglesa II: 40h

Cultura Inglesa I: 40h

Instrumentalização Didático-Pedagógico em LI I: 40h

Laboratório de Idiomas I: 40h

Trabalho de Conclusão de Curso I: 40h

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa III:100h

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa III: 75h

Sub-total: 415h

4º Ano - Semestre 2

Literatura Norte Americana II: 40h

Literatura Inglesa III: 40h

Cultura Inglesa II: 40h

Instrumentalização Didático-Pedagógico em LI II: 40h

Laboratório de Idiomas II: 40h

Trabalho de Conclusão de Curso II: 40h

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa IV: 100h

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa IV: 75h

Sub-total: 415h

Resumo Geral

Conteúdo Curricular de Natureza Acadêmica: 1840h

Prática como Componente Curricular: 400h

Atividades Científicas Culturais: 200h

Estágio Curricular Supervisionado: 400h

Total: 2840h

  • Profa. Esp. Aline Mismito
  • Profa. Esp. Aurora Piffer Cardozo
  • Profa. Esp. Isabel Cristina C. da Fonseca Heck
  • Profa. Ma. Ligia de Grandi
  • Profa. Ma. Luciane Mialich Scadelai
  • Profa. Esp. Marisa Cleonice Lamas
  • Profa. Dra. Roseli Batista de Camargo
  • Profa. Ma. Simone Antonia Sanfelice
  • Prof. Esp. Valdecir Kuhl
  • Profa. Ma. Vanessa de Bello Lins da Rocha
  • Prof. Esp.Vitório Barato Neto

Estágio Curricular Supervisionado

O Estágio Supervisionado do Curso de Letras-FESL compreende as atividades de aprendizagem, de caráter obrigatório, previstas no currículo do Curso. A carga horária exigida para essa atividade será de 700 horas (400 horas em Língua Portuguesa e 300 horas em Língua Inglesa), iniciando a partir do 5º. semestre do curso.

A realização dos estágios – de observação, de participação e de regência - é de extrema importância para a formação do profissional, considerando-se essas atividades como parte integrante de um processo de observação, de pesquisa e de desenvolvimento profissional. Objetivos principais são proporcionar ao aluno conhecimento sobre a realidade na qual atuará, garantindo a ele a oportunidade para apropriar-se do conhecimento proporcionado pela prática e pela interação com profissionais experientes em seu  campo do conhecimento de formação.

O componente curricular de Atividades Acadêmico Científico-Culturais, compreendendo a realização de 200h de atividades em áreas específicas de interesse do/a aluno/a, por meio da iniciação científica, da extensão e da monitoria, diretamente orientadas e/ou acompanhadas por membros do corpo docente do curso.

Essas atividades podem estar articuladas às disciplinas, áreas de conhecimento, seminários, eventos científico-culturais, de modo a proporcionar vivências em algumas modalidades e experiências, entre outras, conforme previsto nas diretrizes curriculares de formação do professor da educação básica.

As Atividades Complementares do curso de Letras dividem-se em:

1. Atividades e Projetos de Iniciação Científica: participação na construção de conhecimentos através da vivência de planejar, coletar dados e elaborar relatórios, através de projetos de pesquisa. As atividades de iniciação científica são orientadas por professores do Colegiado do curso.

2. Atividades e Projetos de Extensão: a extensão é compreendida na Faculdade como o diálogo, a integração e a cooperação que a instituição mantém com a sociedade e seus agentes sociais. Nesse sentido, é necessário saber quais são as demandas desta e oferecer um tratamento acadêmico como resposta. A Faculdade de Educação São Luís busca atender demandas em diferentes contextos sociais, visando consolidar os propósitos de compromisso social da instituição e pautando-se pela ética.

3. Atividades de Monitoria: o Programa de Monitoria tem como objetivo geral proporcionar maior interação entre os corpos docente e discente, buscando estimular no aluno o interesse pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Delineia-se o perfil do egresso:

Gestor que, eficazmente, transmita e difunda informações atuais e indispensáveis a seus alunos;

Empreendedor, com habilidade para atuar em todas as áreas concernentes à educação, tanto na organização, no planejamento, como na execução de seu plano de ensino, prestando assessoria e apoio à direção da escola em que vier a atuar;

Conhecedor de, no mínimo, dois idiomas;

Líder, com atitudes de iniciativa, capaz de aplicar elementos de psicologia, demonstrando habilidade nas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais e incentivando a criatividade;

Mediador que, ao resolver problemas inerentes a seu ofício de educador, apoie ações voltadas à formação, ao treinamento e à capacidade de reconhecer e estimular o desenvolvimento de potencialidades humanas e profissionais de seus pares;

Polivalente, conhecedor da tecnologia da informação (planilha eletrônica, banco de dados, processadores de textos, correio eletrônico, internet); deve, enfim, saber utilizar todos os recursos que se enquadrem no desenvolvimento de habilidades essenciais a um professor na era moderna;

Equilibrado, firme de caráter e, acima de tudo, conhecedor e possuidor de valores morais e éticos que possam ser tomados como exemplos e que lhe deem parâmetros à tomada de decisões construtivas, diante de problemas ou conflitos que possam surgir em sua área de atuação.

Portanto, o profissional egresso do curso de Letras deverá ter ampliado seu senso crítico, de modo a compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional.

Oficina de Tradução

Como parte do Projeto Pedagógico do Curso, visando a fixar e aprofundar os conhecimentos das Línguas Espanhola e Inglesa, e como um serviço de extensão à comunidade, foi implantada uma Oficina de Tradução na qual alunos do Curso de Secretariado e Letras poderão estagiar, fazendo traduções ou versões de textos, de documentos ,de abstrats, etc, para profissionais das diversas áreas acadêmicas e comerciais.

Literarte

DOCENTE RESPONSÁVEL: Profª Dra Roseli Batista de Camargo 

ÁREA: Língua e Literatura Portuguesas

Literarte, jornal veiculado no meio acadêmico é produzido pelos alunos e pela coordenação do curso de LETRAS da Faculdade de Educação São Luís. Resulta de planejamento e execução coletivos, com a finalidade de representar uma alternativa à prática pedagógica do cotidiano de sala e de aula e recurso pedagógico aos demais integrantes desse espaço cultural.

Os textos que o compõem representam o pensamento crítico e criativo de alunos e de professores do curso de Letras e, no futuro, espera-se que contemple os interesses dos demais cursos de graduação da Faculdade de Educação São Luís.

Cinema e Debate

DOCENTE RESPONSÁVEL: Profª Da. Roseli Batista de Camargo e demais professores do Curso de Letras

ÁREA: Artes visuais e Literatura

O Cinema é visto como local de transmissão de cultura e de representação social. É no ambiente de reprodução cinematográfica, espaço de diversão e de sociabilidade, que se pode motivar o desenvolvimento do senso linguístico, imagético, cultural e estético do futuro docente, contribuindo para sua formação cidadã e de profissional da área da educação.

Sendo assim, esse projeto pretende ser agente do desenvolvimento cultural, educando o gosto e instigando o interesse pela reflexão sobre as analogias entre estrutura e simbologia, nas distintas linguagens artísticas: o cinema e a literatura.

Projeto de Iniciação Científica - CAPES/PIBID/FESL

O JORNAL ESCOLAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE IDENTIDADE E INTEGRAÇÃO DE SABERES DO EDUCANDO

DOCENTE RESPONSÁVEL: Profª Dra Roseli Batista de Camargo e Profa. Maria Regina Belchior Sant’Anna (EE “Profa. Rosa Mari de Sousa Simielli”)

ÁREA: Língua Portuguesa

Este projeto propõe um trabalho em parceria, unindo universitários e professores da rede pública de Educação de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Jaboticabal, atendendo aos objetivos do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Volta-se à aquisição de habilidades e ao desenvolvimento de competências na área de letramento, com ênfase à leitura e à produção textual.

Trata-se do desenvolvimento de um Projeto de Extensão, em que o aluno, formando do curso de Letras, da Faculdade de Educação São Luís, vivencia o cotidiano do professor de ensino fundamental, o professor supervisor, acompanhando esse professor titular de cargo, com o qual desenvolve planos de aulas, em torno de atividades voltadas à produção de um jornal “escolar”, denominado Entr&linhas, com artigos de autoria de alunos, sob a orientação de professores dos diversos componentes curriculares.

Desse modo, pretende-se promover um trabalho interdisciplinar em Língua, Códigos e Linguagem, voltado aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Literatura, Arte e História. Para o desenvolvimento de projeto, espera-se uma atuação efetiva de professores coordenadores, de professores da escola pública, de supervisores e representantes das escolas selecionadas, bem como dos alunos bolsistas do curso de Letras.

 

Projeto de Iniciação Científica -  Projeto Institucional Programa Residência Pedagógica  Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal

Multidisciplinaridade e aprendizagem significativa: leitura e interdisciplinaridade no processo de letramento.

DOCENTE RESPONSÁVEL: Profª Dra Roseli Batista de Camargo

ÁREA: Língua Portuguesa

O conhecimento, ou seja, a assimilação de novos conteúdos supõe exploração, experiência e reflexão sobre os mesmos, em uma atividade de inter-relacionamento de informações.

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.

O projeto ora apresentado visa ao desenvolvimento de um trabalho didático-pedagógico com ênfase na leitura, tendo como meta a formação de leitores competentes na prática leitora, para que se tornem capazes de ler e de produzir textos, com eficiência.

O objetivo principal deste projeto é a formação de cidadãos qualificados para compreender e produzir diferentes textos com os quais se defrontam em seu cotidiano. Desse modo, a escola deve oferecer materiais de qualidade para seus educandos, para torná-los leitores proficientes, com práticas de leituras eficazes.

Sendo assim, este projeto é embasado na Lei no. 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB (1996, p. 4), em que assevera:

                                        " A educação, deve ser da família e do Estado,

                                          inspirada nos principios de liberdade e nos ideias de

                                          solidariedade humana, tem por finalidade o pleno

                                          desenvolvimento do educando, seu preparo para a

                                          cidadania e sua qualificação para o trabalho."

A partir da constatação da importância da prática da leitura e da observação de que as atividades de desenvolvimento da competência leitora são essenciais às atividades pedagógicas de todas as disciplinas do currículo escolar, propõe-se o desenvolvimento de ações interdisciplinares.

Para tirar suas dúvidas ligue para: (16) 32091800 

Letras
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Período Noturno
Coordenador Profa. Dra. Lucia Helena Vasques
Contato luciavasques@saoluis.br
Reconhecimento Portaria no. 948 de 30/08/2021 DOU de 31/08/2021
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