O profissional em Letras apresenta plena formação e capacitação para o ensino da língua, quer materna, quer estrangeira, sendo apto à reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários, tanto da língua materna, como da língua estrangeira. É capaz de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos escrito e oral, demonstrando consciência da importância de sua inserção na sociedade e das relações humanas e sociais que decorrem de sua atuação profissional.
Esse profissional é capacitado a fazer uso de novas tecnologias e suas aplicações no campo didático. Compreendendo sua formação como um processo contínuo, autônomo e permanente, entende a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional, visando ao compromisso com o exercício da cidadania.
O docente de Língua Portuguesa ou de Língua Inglesa deve, ainda, apresentar a competência para refletir teoricamente sobre a linguagem, tanto quanto para o uso de novas tecnologias e suas aplicações no campo didático.
O Curso de Letras oferece uma sólida formação lingüística e literária, que permite ao profissional formado não apenas dominar as línguas portuguesa e inglesa, como também sua práxis no ensino, na tradução/compreensão de textos orais e nas atividades secretariais de uma empresa.Visando ao desenvolvimento de competências e habilidades - ótica diferencial do curso - esses pontos essenciais permitem ao professor de Português e Inglês o trabalho de interdisciplinaridade,e ao profissional de Letras o trânsito por diversas áreas dentro de seu campo de conhecimento. Esse conhecimento é adquirido não só em sala de aula como também no Laboratório de Redação, no Laboratório de Informática e nos trabalhos de iniciação científica. O Colegiado de Letras promove anualmente a Semana de Estudos de Letras, quando os alunos participam do Concurso Literário, de Cursos,Palestras, Comunicações e Teatro.
O profissional formado em Letras encontra um mercado de trabalho em expansão, podendo atuar como professor de Português e Inglês nas escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Médio, continuar sua carreira acadêmica em pós-graduação, ou trabalhar, como profissional autônomo, em assessoria lingüística ou tradução.
Visita a Museus e Centros de Arte
ÁREA: Arte
A proposta da VISITA a museus e Centros de Arte apói-se nas novas realidades que se apresentam ao ensino, como atividades essenciais a futura atuação pedagógica do aluno do curso de Letras. Essa nova realidade de ensino e aprendizagem destaca o conceito de aprendizagem significativa, o que inclui atividades que se pautam em observação, interação e reflexão, como posturas necessárias a seu processo de formação, tanto quanto a sua futura atuação pedagógica.
Esse projeto procura desenvolver, nos alunos, a capacidade leitora e crítica de textos em imagem, oferecendo-lhes a oportunidade de criação de um bom repertório em cultura visual, motivando-o em sua ação formação em Arte, Literatura e Crítica Literária.
LIVRO DE RESUMOS
III MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE LETRAS
LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO: NOVAS VISÕES NO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO.
1º Ano - Semestre 1
Língua e Literatura Latina: 80h
Língua Portuguesa I: 120h
Teoria da Literatura: 80h
Literatura Portuguesa I: 80h
Metodologia do Trabalho Científico: 40h
Sub-total: 400h
1º Ano - Semestre 2
Literatura Portuguesa II: 40h
Língua Portuguesa II: 80h
Literatura Brasileira I: 80h
Lingüística I: 80h
Língua Inglesa I: 40h
Psicologia da Educação: 40h
Linguagem, Sociedade e Cidadania: 40h
Sub-total: 400h
2º Ano - Semestre 1
Literatura Portuguesa III: 40h
Língua Portuguesa III: 80h
Literatura Brasileira II: 80h
Lingüística II: 40h
Língua Inglesa II: 40h
Psicologia da Educação II: 40h
Políticas Educacionais e Estrutura do Ensino Fundamental e Médio: 80h
Sub-total: 400h
2º Ano - Semestre 2
Literatura Portuguesa IV: 80h
Língua Portuguesa IV: 80h
Literatura Brasileira III: 80h
Lingüística III: 40h
Língua Inglesa III: 40h
Didática: 80h
Sub-total: 400h
3º Ano - Semestre 1
Língua Portuguesa V: 80h
Literatura Brasileira IV: 40h
Lingüística IV: 80h
Língua Inglesa IV: 40h
Leitura e Produção de Texto em LP I: 80h
Libras: 40h
Ética e Educação: 40h
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I: 100h
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I: 75h
Sub-total: 535h
3º Ano - Semestre 2
Língua Portuguesa VI: 80h
Literatura Brasileira V: 80h
Literatura Inglesa I: 40h
Leitura e Produção de Texto em LP II: 80h
Língua Brasileria de Sinais II (Libras): 40h
Educação das Relações Étnico-Raciais: 40h
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II:100h
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II: 75h
Sub-total: 535h
4º Ano - Semestre 1
Literatura Norte Americana I: 40h
Literatura Inglesa II: 40h
Cultura Inglesa I: 40h
Instrumentalização Didático-Pedagógico em LI I: 40h
Laboratório de Idiomas I: 40h
Trabalho de Conclusão de Curso I: 40h
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa III:100h
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa III: 75h
Sub-total: 415h
4º Ano - Semestre 2
Literatura Norte Americana II: 40h
Literatura Inglesa III: 40h
Cultura Inglesa II: 40h
Instrumentalização Didático-Pedagógico em LI II: 40h
Laboratório de Idiomas II: 40h
Trabalho de Conclusão de Curso II: 40h
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa IV: 100h
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa IV: 75h
Sub-total: 415h
Resumo Geral
Conteúdo Curricular de Natureza Acadêmica: 1840h
Prática como Componente Curricular: 400h
Atividades Científicas Culturais: 200h
Estágio Curricular Supervisionado: 400h
Total: 2840h
Estágio Curricular Supervisionado
O Estágio Supervisionado do Curso de Letras-FESL compreende as atividades de aprendizagem, de caráter obrigatório, previstas no currículo do Curso. A carga horária exigida para essa atividade será de 700 horas (400 horas em Língua Portuguesa e 300 horas em Língua Inglesa), iniciando a partir do 5º. semestre do curso.
A realização dos estágios – de observação, de participação e de regência - é de extrema importância para a formação do profissional, considerando-se essas atividades como parte integrante de um processo de observação, de pesquisa e de desenvolvimento profissional. Objetivos principais são proporcionar ao aluno conhecimento sobre a realidade na qual atuará, garantindo a ele a oportunidade para apropriar-se do conhecimento proporcionado pela prática e pela interação com profissionais experientes em seu campo do conhecimento de formação.
O componente curricular de Atividades Acadêmico Científico-Culturais, compreendendo a realização de 200h de atividades em áreas específicas de interesse do/a aluno/a, por meio da iniciação científica, da extensão e da monitoria, diretamente orientadas e/ou acompanhadas por membros do corpo docente do curso.
Essas atividades podem estar articuladas às disciplinas, áreas de conhecimento, seminários, eventos científico-culturais, de modo a proporcionar vivências em algumas modalidades e experiências, entre outras, conforme previsto nas diretrizes curriculares de formação do professor da educação básica.
As Atividades Complementares do curso de Letras dividem-se em:
1. Atividades e Projetos de Iniciação Científica: participação na construção de conhecimentos através da vivência de planejar, coletar dados e elaborar relatórios, através de projetos de pesquisa. As atividades de iniciação científica são orientadas por professores do Colegiado do curso.
2. Atividades e Projetos de Extensão: a extensão é compreendida na Faculdade como o diálogo, a integração e a cooperação que a instituição mantém com a sociedade e seus agentes sociais. Nesse sentido, é necessário saber quais são as demandas desta e oferecer um tratamento acadêmico como resposta. A Faculdade de Educação São Luís busca atender demandas em diferentes contextos sociais, visando consolidar os propósitos de compromisso social da instituição e pautando-se pela ética.
3. Atividades de Monitoria: o Programa de Monitoria tem como objetivo geral proporcionar maior interação entre os corpos docente e discente, buscando estimular no aluno o interesse pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Delineia-se o perfil do egresso:
Gestor que, eficazmente, transmita e difunda informações atuais e indispensáveis a seus alunos;
Empreendedor, com habilidade para atuar em todas as áreas concernentes à educação, tanto na organização, no planejamento, como na execução de seu plano de ensino, prestando assessoria e apoio à direção da escola em que vier a atuar;
Conhecedor de, no mínimo, dois idiomas;
Líder, com atitudes de iniciativa, capaz de aplicar elementos de psicologia, demonstrando habilidade nas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais e incentivando a criatividade;
Mediador que, ao resolver problemas inerentes a seu ofício de educador, apoie ações voltadas à formação, ao treinamento e à capacidade de reconhecer e estimular o desenvolvimento de potencialidades humanas e profissionais de seus pares;
Polivalente, conhecedor da tecnologia da informação (planilha eletrônica, banco de dados, processadores de textos, correio eletrônico, internet); deve, enfim, saber utilizar todos os recursos que se enquadrem no desenvolvimento de habilidades essenciais a um professor na era moderna;
Equilibrado, firme de caráter e, acima de tudo, conhecedor e possuidor de valores morais e éticos que possam ser tomados como exemplos e que lhe deem parâmetros à tomada de decisões construtivas, diante de problemas ou conflitos que possam surgir em sua área de atuação.
Portanto, o profissional egresso do curso de Letras deverá ter ampliado seu senso crítico, de modo a compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional.
Oficina de Tradução
Como parte do Projeto Pedagógico do Curso, visando a fixar e aprofundar os conhecimentos das Línguas Espanhola e Inglesa, e como um serviço de extensão à comunidade, foi implantada uma Oficina de Tradução na qual alunos do Curso de Secretariado e Letras poderão estagiar, fazendo traduções ou versões de textos, de documentos ,de abstrats, etc, para profissionais das diversas áreas acadêmicas e comerciais.
Literarte
DOCENTE RESPONSÁVEL: Profª Dra Roseli Batista de Camargo
ÁREA: Língua e Literatura Portuguesas
Literarte, jornal veiculado no meio acadêmico é produzido pelos alunos e pela coordenação do curso de LETRAS da Faculdade de Educação São Luís. Resulta de planejamento e execução coletivos, com a finalidade de representar uma alternativa à prática pedagógica do cotidiano de sala e de aula e recurso pedagógico aos demais integrantes desse espaço cultural.
Os textos que o compõem representam o pensamento crítico e criativo de alunos e de professores do curso de Letras e, no futuro, espera-se que contemple os interesses dos demais cursos de graduação da Faculdade de Educação São Luís.
Cinema e Debate
DOCENTE RESPONSÁVEL: Profª Da. Roseli Batista de Camargo e demais professores do Curso de Letras
ÁREA: Artes visuais e Literatura
O Cinema é visto como local de transmissão de cultura e de representação social. É no ambiente de reprodução cinematográfica, espaço de diversão e de sociabilidade, que se pode motivar o desenvolvimento do senso linguístico, imagético, cultural e estético do futuro docente, contribuindo para sua formação cidadã e de profissional da área da educação.
Sendo assim, esse projeto pretende ser agente do desenvolvimento cultural, educando o gosto e instigando o interesse pela reflexão sobre as analogias entre estrutura e simbologia, nas distintas linguagens artísticas: o cinema e a literatura.
Projeto de Iniciação Científica - CAPES/PIBID/FESL
O JORNAL ESCOLAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE IDENTIDADE E INTEGRAÇÃO DE SABERES DO EDUCANDO
DOCENTE RESPONSÁVEL: Profª Dra Roseli Batista de Camargo e Profa. Maria Regina Belchior Sant’Anna (EE “Profa. Rosa Mari de Sousa Simielli”)
ÁREA: Língua Portuguesa
Este projeto propõe um trabalho em parceria, unindo universitários e professores da rede pública de Educação de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Jaboticabal, atendendo aos objetivos do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Volta-se à aquisição de habilidades e ao desenvolvimento de competências na área de letramento, com ênfase à leitura e à produção textual.
Trata-se do desenvolvimento de um Projeto de Extensão, em que o aluno, formando do curso de Letras, da Faculdade de Educação São Luís, vivencia o cotidiano do professor de ensino fundamental, o professor supervisor, acompanhando esse professor titular de cargo, com o qual desenvolve planos de aulas, em torno de atividades voltadas à produção de um jornal “escolar”, denominado Entr&linhas, com artigos de autoria de alunos, sob a orientação de professores dos diversos componentes curriculares.
Desse modo, pretende-se promover um trabalho interdisciplinar em Língua, Códigos e Linguagem, voltado aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Literatura, Arte e História. Para o desenvolvimento de projeto, espera-se uma atuação efetiva de professores coordenadores, de professores da escola pública, de supervisores e representantes das escolas selecionadas, bem como dos alunos bolsistas do curso de Letras.
Projeto de Iniciação Científica - Projeto Institucional Programa Residência Pedagógica Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal
Multidisciplinaridade e aprendizagem significativa: leitura e interdisciplinaridade no processo de letramento.
DOCENTE RESPONSÁVEL: Profª Dra Roseli Batista de Camargo
ÁREA: Língua Portuguesa
O conhecimento, ou seja, a assimilação de novos conteúdos supõe exploração, experiência e reflexão sobre os mesmos, em uma atividade de inter-relacionamento de informações.
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.
O projeto ora apresentado visa ao desenvolvimento de um trabalho didático-pedagógico com ênfase na leitura, tendo como meta a formação de leitores competentes na prática leitora, para que se tornem capazes de ler e de produzir textos, com eficiência.
O objetivo principal deste projeto é a formação de cidadãos qualificados para compreender e produzir diferentes textos com os quais se defrontam em seu cotidiano. Desse modo, a escola deve oferecer materiais de qualidade para seus educandos, para torná-los leitores proficientes, com práticas de leituras eficazes.
Sendo assim, este projeto é embasado na Lei no. 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB (1996, p. 4), em que assevera:
" A educação, deve ser da família e do Estado,
inspirada nos principios de liberdade e nos ideias de
solidariedade humana, tem por finalidade o pleno
desenvolvimento do educando, seu preparo para a
cidadania e sua qualificação para o trabalho."
A partir da constatação da importância da prática da leitura e da observação de que as atividades de desenvolvimento da competência leitora são essenciais às atividades pedagógicas de todas as disciplinas do currículo escolar, propõe-se o desenvolvimento de ações interdisciplinares.
Para tirar suas dúvidas ligue para: (16) 32091800