Letras

Duração: 04 anos
Formação: Licenciatura
Modalidade de curso: PRESENCIAL
RECONHECIDO
PELO MEC

O profissional em Letras apresenta plena formação e capacitação para o ensino da língua, quer materna, quer estrangeira, sendo apto à reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários, tanto da língua materna, como da língua estrangeira. É capaz de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos escrito e oral, demonstrando consciência da importância de sua inserção na sociedade e das relações humanas e sociais que decorrem de sua atuação profissional. 

Esse profissional é capacitado a fazer uso de novas tecnologias e suas aplicações no campo didático. Compreendendo sua formação como um processo contínuo, autônomo e permanente, entende a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional, visando ao compromisso com o exercício da cidadania.

O docente de Língua Portuguesa ou de Língua Inglesa deve, ainda, apresentar a competência para refletir teoricamente sobre a linguagem, tanto quanto para o uso de novas tecnologias e suas aplicações no campo didático.

Objetivos do curso

O Curso de Letras oferece uma sólida formação lingüística e literária, que permite ao profissional formado não apenas dominar as línguas portuguesa e inglesa, como também sua práxis no ensino, na tradução/compreensão de textos orais e nas atividades secretariais de uma empresa.Visando ao desenvolvimento de competências e habilidades - ótica diferencial do curso - esses pontos essenciais permitem ao professor de Português e Inglês o trabalho de interdisciplinaridade,e ao profissional de Letras o trânsito por diversas áreas dentro de seu campo de conhecimento. Esse conhecimento é adquirido não só em sala de aula como também no Laboratório de Redação, no Laboratório de Informática e nos trabalhos de iniciação científica. O Colegiado de Letras promove anualmente a Semana de Estudos de Letras, quando os alunos participam do Concurso Literário, de Cursos,Palestras, Comunicações e Teatro.

Carreira

O profissional formado em Letras encontra um mercado de trabalho em expansão, podendo atuar como professor de Português e Inglês nas escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Médio, continuar sua carreira acadêmica em pós-graduação, ou trabalhar, como profissional autônomo, em assessoria lingüística ou tradução.

Diferenciais São Luís

Visita a Museus e Centros de Arte

DOCENTE RESPONSÁVEL: Profª Dra. Roseli Batista de Camargo e demais professores do Curso

ÁREA: Arte

A proposta da VISITA a museus e Centros de Arte apói-se nas novas realidades que se apresentam ao ensino, como atividades essenciais a futura atuação pedagógica do aluno do curso de Letras. Essa nova realidade de ensino e aprendizagem destaca o conceito de aprendizagem significativa, o que inclui atividades que se pautam em observação, interação e reflexão, como posturas necessárias a seu processo de formação, tanto quanto a sua futura atuação pedagógica.

Esse projeto procura desenvolver, nos alunos, a capacidade leitora e crítica de textos em imagem, oferecendo-lhes a oportunidade de criação de um bom repertório em cultura visual, motivando-o em sua ação formação em Arte, Literatura e Crítica Literária.

1º Ano - Semestre 1

Língua e Literatura Latina: 80h

Língua Portuguesa I: 120h

Teoria da Literatura: 80h

Literatura Portuguesa I: 80h

Metodologia do Trabalho Científico: 40h

Sub-total: 400h

1º Ano - Semestre 2

Literatura Portuguesa II: 40h

Língua Portuguesa II: 80h

Literatura Brasileira I: 80h

Lingüística I: 80h

Língua Inglesa I: 40h

Psicologia da Educação: 40h

Linguagem, Sociedade e Cidadania: 40h

Sub-total: 400h

2º Ano - Semestre 1

Literatura Portuguesa III: 40h

Língua Portuguesa III: 80h

Literatura Brasileira II: 80h

Lingüística II: 40h

Língua Inglesa II: 40h

Psicologia da Educação II: 40h

Políticas Educacionais e Estrutura do Ensino Fundamental e Médio: 80h

Sub-total: 400h

2º Ano - Semestre 2

Literatura Portuguesa IV: 80h

Língua Portuguesa IV: 80h

Literatura Brasileira III: 80h

Lingüística III: 40h

Língua Inglesa III: 40h

Didática: 80h

Sub-total: 400h

3º Ano - Semestre 1

Língua Portuguesa V: 80h

Literatura Brasileira IV: 40h

Lingüística IV: 80h

Língua Inglesa IV: 40h

Leitura e Produção de Texto em LP I: 80h

Libras: 40h

Ética e Educação: 40h

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I: 100h

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I: 75h

Sub-total: 535h

3º Ano - Semestre 2

Língua Portuguesa VI: 80h

Literatura Brasileira V: 80h

Literatura Inglesa I: 40h

Leitura e Produção de Texto em LP II: 80h

Língua Brasileria de Sinais II (Libras): 40h

Educação das Relações Étnico-Raciais: 40h

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II:100h

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II: 75h

Sub-total: 535h

4º Ano - Semestre 1

Literatura Norte Americana I: 40h

Literatura Inglesa II: 40h

Cultura Inglesa I: 40h

Instrumentalização Didático-Pedagógico em LI I: 40h

Laboratório de Idiomas I: 40h

Trabalho de Conclusão de Curso I: 40h

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa III:100h

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa III: 75h

Sub-total: 415h

4º Ano - Semestre 2

Literatura Norte Americana II: 40h

Literatura Inglesa III: 40h

Cultura Inglesa II: 40h

Instrumentalização Didático-Pedagógico em LI II: 40h

Laboratório de Idiomas II: 40h

Trabalho de Conclusão de Curso II: 40h

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa IV: 100h

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa IV: 75h

Sub-total: 415h

Resumo Geral

Conteúdo Curricular de Natureza Acadêmica: 1840h

Prática como Componente Curricular: 400h

Atividades Científicas Culturais: 200h

Estágio Curricular Supervisionado: 400h

Total: 2840h

Profa. Esp. Aline Mismito

Profa. Esp. Isabel Cristina C. da Fonseca Heck

Profa. Ma. Janaina Maria Lopes Ferreira

Profa. Ma. Ligia de Grandi

Profa. Esp. Marilaine Bonafin

Profa. Dra. Roseli Batista de Camargo

Profa. Ma. Suely Aparecida Zeoula Miranda

Prof. Esp. Valdecir Kuhl

Profa. Dra. Valéria Aparecida Chechia

Profa. Ma. Vanessa de Bello Lins da Rocha

Prof. Vitório Barato Neto

Profa. Esp. Marisa Cleonice Lamas

Profa. Ma. Luciane Mialich Scadelai

Profa. Ma. Simone Antonia Sanfelice

Delineia-se o perfil do egresso:

  • Gestor que, eficazmente, transmita e difunda informações atuais e indispensáveis a seus alunos;
  • Empreendedor, com habilidade para atuar em todas as áreas concernentes à educação, tanto na organização, no planejamento, como na execução de seu plano de ensino, prestando assessoria e apoio à direção da escola em que vier a atuar;
  • Conhecedor de, no mínimo, dois idiomas;
  • Líder, com atitudes de iniciativa, capaz de aplicar elementos de psicologia, demonstrando habilidade nas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais e incentivando a criatividade;
  • Mediador que, ao resolver problemas inerentes a seu ofício de educador, apoie ações voltadas à formação, ao treinamento e à capacidade de reconhecer e estimular o desenvolvimento de potencialidades humanas e profissionais de seus pares;
  • Polivalente, conhecedor da tecnologia da informação (planilha eletrônica, banco de dados, processadores de textos, correio eletrônico, internet); deve, enfim, saber utilizar todos os recursos que se enquadrem no desenvolvimento de habilidades essenciais a um professor na era moderna;
  • Equilibrado, firme de caráter e, acima de tudo, conhecedor e possuidor de valores morais e éticos que possam ser tomados como exemplos e que lhe deem parâmetros à tomada de decisões construtivas, diante de problemas ou conflitos que possam surgir em sua área de atuação.


Portanto, o profissional egresso do curso de Letras deverá ter ampliado seu senso crítico, de modo a compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional.

Oficina de Tradução

Como parte do Projeto Pedagógico do Curso, visando a fixar e aprofundar os conhecimentos das Línguas Espanhola e Inglesa, e como um serviço de extensão à comunidade, foi implantada uma Oficina de Tradução na qual alunos do Curso de Secretariado e Letras poderão estagiar, fazendo traduções ou versões de textos, de documentos ,de abstrats, etc, para profissionais das diversas áreas acadêmicas e comerciais.

Literarte

DOCENTE RESPONSÁVEL: Profª Dra Roseli Batista de Camargo - Coordenadora do Curso de LETRAS - FESL

ÁREA: Língua e Literatura Portuguesas

Literarte, jornal veiculado no meio acadêmico é produzido pelos alunos e pela coordenação do curso de LETRAS da Faculdade de Educação São Luís. Resulta de planejamento e execução coletivos, com a finalidade de representar uma alternativa à prática pedagógica do cotidiano de sala e de aula e recurso pedagógico aos demais integrantes desse espaço cultural.

Os textos que o compõem representam o pensamento crítico e criativo de alunos e de professores do curso de Letras e, no futuro, espera-se que contemple os interesses dos demais cursos de graduação da Faculdade de Educação São Luís.

Cinema e Debate

DOCENTE RESPONSÁVEL: Profª Da. Roseli Batista de Camargo e demais professores do Curso de Letras

ÁREA: Artes visuais e Literatura

O Cinema é visto como local de transmissão de cultura e de representação social. É no ambiente de reprodução cinematográfica, espaço de diversão e de sociabilidade, que se pode motivar o desenvolvimento do senso linguístico, imagético, cultural e estético do futuro docente, contribuindo para sua formação cidadã e de profissional da área da educação.

Sendo assim, esse projeto pretende ser agente do desenvolvimento cultural, educando o gosto e instigando o interesse pela reflexão sobre as analogias entre estrutura e simbologia, nas distintas linguagens artísticas: o cinema e a literatura.

Projeto de Iniciação Científica - CAPES/PIBID/FESL

O JORNAL ESCOLAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE IDENTIDADE E INTEGRAÇÃO DE SABERES DO EDUCANDO

DOCENTE RESPONSÁVEL: Profª Dra Roseli Batista de Camargo (Coordenadora do Curso de LETRAS – FESL) e Profa. Maria Regina Belchior Sant’Anna (EE “Profa. Rosa Mari de Sousa Simielli”)

ÁREA:

Língua Portuguesa

Este projeto propõe um trabalho em parceria, unindo universitários e professores da rede pública de Educação de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Jaboticabal, atendendo aos objetivos do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Volta-se à aquisição de habilidades e ao desenvolvimento de competências na área de letramento, com ênfase à leitura e à produção textual.

Trata-se do desenvolvimento de um Projeto de Extensão, em que o aluno, formando do curso de Letras, da Faculdade de Educação São Luís, vivencia o cotidiano do professor de ensino fundamental, o professor supervisor, acompanhando esse professor titular de cargo, com o qual desenvolve planos de aulas, em torno de atividades voltadas à produção de um jornal “escolar”, denominado Entr&linhas, com artigos de autoria de alunos, sob a orientação de professores dos diversos componentes curriculares.

Desse modo, pretende-se promover um trabalho interdisciplinar em Língua, Códigos e Linguagem, voltado aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Literatura, Arte e História. Para o desenvolvimento de projeto, espera-se uma atuação efetiva de professores coordenadores, de professores da escola pública, de supervisores e representantes das escolas selecionadas, bem como dos alunos bolsistas do curso de Letras.

Para tirar suas dúvidas ligue para: (16) 32091800 ou mande um e-mail para: letras@saoluis.br

Letras
Letras
Período Noturno
Coordenador Profa. Dra. Roseli Batista de Camargo
Contato letras@saoluis.br
Reconhecimento Decreto n.º 77140 de 12-02-76 (D.O.U. 13-02-76)
Descrição