Pedagogia EAD

Duração: .
Formação: Licenciatura
Modalidade de curso: A DISTÂNCIA
RECONHECIDO
PELO MEC

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação São Luís destina-se a formação de professores para o exercício da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como para funções pedagógicas em organizações escolares e não escolares, em áreas de serviço e apoio escolar ou em outras áreas nas quais sejam exigidos conhecimentos pedagógicos.

Objetivos do curso

    O curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Luís elege algumas especificidades como metas a cumprir. Entre elas, enfatizamos:

  • a formação de um profissional da educação engajado na comunidade de forma geral, considerando que esta se configura num espaço privilegiado da educação e fonte de parcerias na busca da construção do bem-estar humano, a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida
  • a educação permanente como forma de enfrentar os desafios e as necessidades do mundo contemporâneo
  • a preparação para atuação profissional em diferentes campos do saber em instituições escolares e não-escolares, aspecto que abrange a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental
  • a produção e a difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional, considerando também a gestão educacional como campo de ação e possibilidades desse profissional

Carreira

O licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luís, tendo a docência como base da identidade profissional, deverá estar apto para exercer suas atividades na docência, na gestão educacional, bem como na produção e difusão do conhecimento em educação.

Diferenciais São Luís

O curso de Graduação EAD da Faculdade São Luís permite que o aluno possa estudar de acordo com o seu próprio horário e no local em que estiver. Isso abre a possibilidade para pessoas que possuem uma rotina atribulada e, por isso, não podem se locomover até a Instituição.

1º Semestre

Módulo Introdutório - Encontro presencial:

Vídeo de boas-vindas- IES

Palestra: Desenvolvendo Autonomia nos estudos a distância

Módulo-Formação inicial do licenciado:

Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I: 36h

Tecnologias aplicadas à educação: 36h

História da Educação: 72h

Filosofia da Educação: 72h

Sociologia da Educação: 72h

Psicologia da Educação: 36h

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico: 36h

Subtotal 1º Semestre: 360h

 

2º Semestre

Módulo- Formação de Competências do Licenciado:

Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos II: 36h

Didática: Organização do trabalho pedagógico: 72h

História da Educação Brasileira, memória e fontes orais: 72h

Avaliação da educação e da Aprendizagem: 36h

Psicologia do Desenvolvimento: 36h

Ética, política e cidadania: 36h

Pedagogia nos espaços não escolares = Processos Educativos não Formais: 72h

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I: 30h

>Subtotal 2º Semestre: 390h

3º Semestre

Módulo- Formação do Pensamento e da Prática Docente:

Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos III: 36h

Profissão docente: 72h

Educação ambiental e práticas pedagógicas: 36h

LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais: 72h

Fundamentos teóricos e metodológicos da educação infantil: 72h

Políticas públicas e legislação educacional: 36h

Psicologia da Aprendizagem: 36h

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento II: 30h

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I – Educação Infantil: 75h

>Subtotal 3º Semestre: 465h

4º Semestre

Módulo- Fundamentos do processo de ensino e aprendizagem:

Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos IV: 36h

Teorias de currículo: 36h

Organização do trabalho pedagógico na educação infantil: 72h

Fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização: 72h

Jogos, brinquedos e brincadeiras: 36h

Leitura e Escrita no Sistema Braile: 72h

Família e educação: 36h

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento III: 30h

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II – Educação Infantil: 75h

>Subtotal 4º Semestre: 465h

5º Semestre

Módulo- Diversidade e inclusão no âmbito escolar:

Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos V: 36h

Direitos Humanos: 36h

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Especial e Inclusiva: 72h

Cultura e literatura africana e indígena: 36h

Gênero, sexualidades e relações étnico raciais: 72h

Dimensões da não aprendizagem e Neurociência = Dimensões da não aprendizagem: 72h

Formação docente para a diversidade: 36h

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento IV: 30h

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório III - Programas educativos de Instituições não-escolares e/ou Educação Especial: 50h

>Subtotal 5º Semestre: 440h

6º Semestre

Módulo- Escolarização, Docência e Gestão I

Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos VI: 36h

Fundamentos teóricos e metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa: 72h

Educação de jovens e adultos: 36h

Educação, corpo  e movimento: 72h

Acessibilidade no ensino e adaptações curriculares: 72h

Fundamentos Educacionais na Gestão Escolar: 36h

Trabalho de Conclusão de Curso I: 36h

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento V: 30h

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório IV – Anos Iniciais do Ensino Fundamental e/ou EJA: 75h

>Subtotal 6º Semestre: 465h

7º Semestre

Módulo- Escolarização, Docência e Gestão II

Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos VII: 36h

Fundamentos teóricos e metodológicos do Ensino da Matemática: 72h

Artes no contexto escolar: 36h

Fundamentos teóricos e  metodológicos do Ensino de Ciências: 72h

Estatística aplicada à Educação : 36h

Gestão Educacional: direção, coordenação e supervisão: 72h

Trabalho de Conclusão de Curso II: 36h

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento VI: 30h

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório V – Anos Iniciais do Ensino Fundamental: 75h

>Subtotal 7º Semestre: 465h

8º Semestre

Módulo- Escolarização, Docência e Gestão III

Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos VIII: 36h

Fundamentos teóricos e metodológicos do Ensino de História e de Geografia: 72h

Educação Musical: 36h

Literatura Infantil: 72h

Educação, Saúde e Nutrição = atenção à saúde infantil: 72h

Gestão Escolar e Direito Educacional: 36h

Trabalho de Conclusão de Curso III: 36h

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento VII: 30h

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório VI – Gestão Escolar: 50h

>Subtotal 8º Semestre: 440h

Distribuição da carga horária

Atividades Formativas (carga horária teórica e carga horária prática): 2880h

Estágio Supervisionado: 400h

*Atividades Complementares: 210h

>TOTAL: 3490h

*As atividades complementares a serem desenvolvidas no decorrer do curso respeitarão as normalizações do Curso de Pedagogia EAD. Para a integralização de matriz curricular estão contempladas 210 horas de estudos independentes, em atividades de ensino, Pesquisa e Extensão, desenvolvidos pelos acadêmicos (as) no decorrer do curso e comprovadas através de certificados/declarações junto à coordenação, sendo requisito para conclusão do mesmo.

    O aluno que o curso quer formar está identificado com o perfil do pedagogo, entendido como profissional que deve, antes de tudo, se comprometer com a formação societária de bases radicalmente democráticas através de uma atitude ética de solidariedade, honestidade, sentimento de indignação frente às injustiças sociais e humanas e compromisso com as transformações que beneficiam a maioria da população.

    O campo de atuação dos egressos do curso de Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:

  • docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • docência nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal
  • docência na Educação Profissional na área de serviços e de apoio escolar
  • gestão educacional, compreendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área da educação
  • produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional
  • Entende-se por formação o desenvolvimento total, completo e harmonioso que envolve a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades, que referem-se a educação em geral e ao processo de ensino e aprendizagem que ocorre na escola e no espaço da sala de aula em particular. Considera-se que a técnica, o comprometimento com a educação e a criatividade são elementos essenciais à prática educativa. No entanto, antes de “saber fazer” o ensino é necessário saber “porque”, “para que” e a “quem” ensinar, o que requer um aprendizado lento e contínuo, a médio e longo prazo, buscando um aprofundamento do significado da prática e das diferentes maneiras de fazê-la. Nesse sentido, o curso de pedagogia, comprometido com a qualidade social da educação e atendendo os aspectos destacados nos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais, pretende desenvolver habilidades, estimular o raciocínio lógico e a visão crítica do educador, o que vai além do ensino de conteúdos pré-estabelecidos, uma vez que está preocupado, principalmente, com a mudança de comportamentos.

Para mais informações ligue para: (16) 3209 1800 ou mande um e-mail para: PEDAGOGIA@SAOLUIS.BR

Pedagogia EAD
Pedagogia EAD
Período 4 anos
Coordenador Profa. Dra. Fabiana Cristina de Souza Stesse
Contato pedagogia@saoluis.br
Reconhecimento .
Descrição