Publicidade e Propaganda

Duração: 04 anos
Formação: Bacharelado
Modalidade de curso: PRESENCIAL
RECONHECIDO
PELO MEC

Reconhecido desde 2005, pela portaria no. 2912 de 24 de agosto de 2005 (DOU 26-08-2005), o Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Educação São Luís, formou várias turmas, com profissionais atuantes no mercado de trabalho.

A formação adquirida busca soluções criativas para problemas de comunicação das empresas.

As disciplinas e atividades procuram unir teoria e prática, por meio da Agência Modelo e do Projeto Experimental de conclusão do curso.

Objetivos do curso

Através de atividades de ensino, pesquisa e projetos interdisciplinares, o curso de Publicidade da Faculdade de Educação São Luís, busca formar profissionais capacitados para trabalhar tecnicamente com os processos de comunicação.

Formar o cidadãos críticos, comprometidos ética e politicamente com a disseminação da informação. Capacitar o discente a desenvolver campanhas publicitárias institucionais, mercadológicas e promocionais, por meio da atuação em agências de publicidade e propaganda, empresas e instituições.

Carreira

A Publicidade está inserida no contexto social e econômico. Para tanto exige profissionais suporte de aprendizagem mercadológica, com postura ética e com responsabilidade social.

Possui um campo de atuação vasto, como a carreira acadêmica, agências de publicidade, veículos e assessoria de comunicação, pesquisa, promoção e marketing, além de novas mídias e tecnologias na informação.

Diferenciais São Luís

O curso possui Laboratório de Rádio, Laboratório de TV e Vídeo, Laboratório de Fotografia e a Agência Modelo de Publicidade e Propaganda.

1º Ano - Semestre 1

>Introdução à Publicidade: 72h

>Didática da Filosofia: 72h

>Línguas, Códigos e Linguagens I: 72h

>Programação Visual: 72h

>Teoria da Comunicação: 72h

>TOTAL: >360h

1º Ano - Semestre 2

>Estética e Cultura de Massa: 72h

>Línguas, Códigos e Linguagens II: 72h

>Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico: 72h

>Psicologia da Comunicação e do Consumidor: 72h

>História na Comunicação: 72h

>TOTAL: >360h

2º Ano - Semestre 1

>Línguas, Códigos e Linguagens III: 72h

>Antropologia de Cultura Visual: 72h

>Comunicação Comparada: 72h

>Fotografia Publicitária: 72h

>Sociologia Política: 72h

>TOTAL: >360h

2º Ano - Semestre 2

>Tópicos Especiais I: 36h

>Cultura e Literatura Africana e Indígena: 36h

>Produção Publicitária em TV e Cinema: 72h

>Produção Publicitária em Rádio: 72h

>Planejamento de Campanha: 72h

>Redação Publicitária I: 72h

>TOTAL: >360h

3º Ano - Semestre 1

>Comunicação Integrada em Marketing: 72h

>Mídia: 72h

>Produção Gráfica: 72h

>Redação Publicitária II: 72h

>Arte Publicitária-Criação I: 72h

>TOTAL: >360h

3º Ano - Semestre 2

>Inteligência Competitiva e Pesquisa de Mercado: 72h

>RTVC/Internet: 72h

>Ética e Legislação em PP: 72h

>Arte Publicitária-Criação II: 72h

>Redação Publicitária III: 72h

>TOTAL: >360h

4º Ano - Semestre 1

>Tópicos Especiais II: 72h

>Administração em Publicidade: 72h

>Propaganda Ideológica e Política: 72h

>Novas Tecnologias em Comunicação: 72h

>Leitura em Língua Inglesa: 72h

>TOTAL: >360h

4º Ano - Semestre 2

>Projeto Experimental: 144h

>Intérprete de Libras: 18h

>Estágio Supervisionado: 60h

>Atividades Complementares: 60h

>Web Design: 72h

>Monografia (ABNT): 36h

>TOTAL: >408h

>TOTAL GERAL: 2928h

Aula de Libras

A extensão é compreendida na Faculdade São Luís como o diálogo, a integração e a cooperação que a instituição mantém com a sociedade e seus agentes sociais. Nesse sentido, é necessário saber quais são as demandas desta e oferecer um tratamento acadêmico como resposta.

A faculdade São Luís busca atender demandas em diferentes contextos sociais, visando consolidar os propósitos de compromisso social da instituição e pautando-se pela ética. No curso Publicidade e Propaganda destacamos a disciplina Optativa de Libras, oferecida ao 8° Semestre. Um recurso dirigido aos futuros comunicadores. Conhecimento que proporciona inclusão social e acessibilidade.

 

Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti

Prof. Me. Anderson Ricardo Cornelian

Prof. Esp. Daniel Leoz Demonico

Profa. Ma. Daniela Ramos de Lima

Profa. Esp. Isabel Cristina Cisneros da Fonseca Heck

Prof. Esp. Jean Marce Alves Queiroz

Profa. Ma. Luciane Mialich Scadelai

Prof. Me. Marcelo Martins Laffranchi

Prof. Me. Marcio Andreza dos Reis

Prof. Me. Marcio Huertas

Prof. Esp. Newton Kazumi Nakamura

Profa. Ma. Nicéia Aparecida Penharbel Nogueira

Profa. Dra. Roberta Lucas Scatolim

Prof. Esp. Rodrigo Moisés

Profa. Dra. Roseli Batista de Camargo

Profa. Dra. Valéria Aparecida Chechia

O perfil dos interessados em seguir a carreira de publicitários costuma ser o de pessoas comunicativas e criativas. Gosta de trabalhar com pessoas e se manter bem informado. Tem uma boa capacidade de interpretação, são críticos, organizados e adaptáveis.

Na Agência Modelo, os alunos criam campanhas publicitárias através das quais aprendem, na prática, todo o processo de criação e produção de uma agência de propaganda. A Agência também é usada por eles no desenvolvimento de seus trabalhos. A partir de 2011, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, começaram a desenvolver trabalhos de publicidade de forma gratuita à sociedade, às empresas e/ou entidades filantrópicas de Jaboticabal e região. O objetivo é estimular a prática profissional do discente, com o desenvolvimento de vários trabalhos na área, que serão supervisionados pela coordenadora do curso.

Com isso, os discentes produzem trabalhos em assessoria de comunicação (spot, jingle, briefing e criação das peças), de forma gratuita no período da tarde, que será contada como atividade extra-curricular. Espera-se promover articulação da formação acadêmica com a prática profissional, criação e produção de uma agência de propaganda.

Área: 35,70 m2.

Equipamentos e Configuração:

  • 25 computadores com a seguinte configuração: processador Intel Core 2 Duo E7500 (2.93 GHz, 3 MB L2 cache, 1066 MHz FSB); dissipador de calor; teclado Dell com tecla silenciosa, português; disco rígido de 320 GB SATA 3.0Gb/s; memória de 4GB; gravador de DVD (DVD+/-RW 16X); monitor Dell 19” polegadas wide; placa de fax modem 56X PCI;
  • Bancadas para as máquinas;
  • Climatização potencializada.

Para tirar suas dúvidas ligue para: (16) 32091800 ou mande um e-mail para:  comunicacaosocial@saoluis.edu.br 

Publicidade e Propaganda
Publicidade e Propaganda
Período Noturno
Coordenador Profa. Dra. Roberta Lucas Scatolim
Contato comunicacaosocial@saoluis.edu.br
Reconhecimento Portaria MEC/Seres n°250 de 31-05-2013, publicada em 03-06-2013.
Descrição