História de implantação e desenvolvimento da Faculdade São Luís

Tudo teve início há mais de meio século com a criação do Colégio São Luís pelos seus fundadores Afonso Carregari Martins, Waldemar Martins, Angelina T. Perrone Martins e Iracê M. de Castro Martins que edificaram e alicerçaram toda a estrutura física e acadêmica para que fosse autorizado o funcionamento da Faculdade de Educação São Luís. Completando 40 anos de experiência em Ensino Superior, desde a sua fundação em agosto de 1972, oferece cursos na área de Licenciatura: Matemática, Letras, Filosofia, História, Geografia e Pedagogia.

No período de 1999-2003, mantendo a sua vocação na formação de professores, adequou todas as licenciaturas às novas diretrizes curriculares, propostas pela LDB e implantou: Letras (Português/Espanhol) e Ciências Biológicas. Buscando atender às novas tendências do mercado de trabalho e a crescente demanda, a Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESLJ) lançou cursos de bacharelado em Direito, Administração, Secretariado Executivo Trilíngue (Português, Inglês e Espanhol), Sistemas de Informação, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e Enfermagem.

Todos os cursos encontram-se reconhecidos, o que demonstra que a São Luís vem cumprindo todas as exigências do Ministério da Educação (MEC), sem perder de vista a sintonia com as necessidades do competitivo mercado de trabalho. A preocupação e o desafio na formação de pessoas com uma reflexão crítica dos problemas sociais, culturais, políticos, econômicos e existenciais, vividos pelo povo brasileiro, levaram a São Luís a autorizar e implantar o Curso de Filosofia no ano de 2006 e reconhecido com excelência em 2010.

A experiência da Instituição na oferta de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu data de 1993. Em 2002, obteve junto ao MEC o credenciamento para a oferta de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na área da educação, utilizando a modalidade do Ensino a Distância e recentemente foi credenciada a oferecê-los em todas as suas áreas de atuação.  Nos anos de 2004 a 2010, implantou os Núcleos São Vicente, Poços de Caldas-MG, Sorocaba, Campinas, São Paulo, Santo André, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Perdões-MG e Jau. Isso demonstra que a Instituição está em harmonia com as tendências mundiais que apontam a necessidade de utilizar as novas tecnologias como ferramenta que democratize o acesso à educação.

A Faculdade São Luís de Jaboticabal mostra-se como uma Instituição cidadã, com uma estrutura moderna e preparada para atender a pessoas deficientes (salas climatizadas, carteiras almofadadas, lousas panorâmicas, laboratórios atualizados, biblioteca com mais de 50.000 volumes), somando uma população acadêmica que ultrapassa 5 mil alunos, mais de duzentos professores (especialistas, mestres e doutores) está centrado na qualidade de ensino, extensão e responsabilidade social, revelando uma identidade humanista.

Voltada para uma educação de valores, a Faculdade São Luís assume seu papel de responsabilidade social nas mais diferentes áreas, totalizando 25 projetos de extensão à comunidade, dentre os quais se destacam: Unidade de Atendimento ao Deficiente Visual Olhos da Alma; Núcleo de Prática Jurídica (atendimento gratuito à comunidade); Banda Musical São Luís; Alfabetização Solidária; Inclusão Digital, Oficinas Pedagógicas, Empresas Júniores (dos cursos de Administração e Sistemas de Informação) dentre outros.

Ressalta-se ainda a participação da São Luís nos programas de financiamento estudantil e concessão de bolsas de estudo com os governos federal, estadual e municipais, a saber: FIES, Escola da Família Estadual e Municipal, PROUNI e CEBRADE (autofinanciamento).

Conta ainda, em suas instalações com um escritório do CIEE (Centro Integrado Empresa Escola) para atendimento aos alunos que procuram uma oportunidade de estágio, que os auxilie a colocar em prática tudo que aprenderam na teoria. 

Como a educação pode colaborar para melhorar a qualidade de vida ou transformar a realidade das populações que a cercam? Este questionamento está presente no dia a dia de cada funcionário, professor e aluno da São Luís, que se empenham para dar uma resposta à altura de suas possibilidades.




Conheça também a nossa infra-estrutura