Núcleo de Estudo e Pesquisa do Desenvolvimento SÓcio Regional - NEPD(SR)

Implantado na Faculdade de Educação São Luís para promover o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. O Núcleo de Estudo e Pesquisa do Desenvolvimento Sociorregional - NEPD(SR), visa, primordialmente, a promover a formação e o aprimoramento de alto nível de profissionais para o exercício de atividades de ensino e pesquisa, em caráter interdisciplinar, valorizando a qualidade de vida das comunidades; visa, igualmente, a fomentar e a consolidar pesquisas, de caráter interdisciplinar, sobre temas relativos aos processos de desenvolvimento de uma região.

O Núcleo de Estudo e Pesquisa do Desenvolvimento Sociorregional – NEPD(SR), tem como uma das metas estimular os cursos continuamente a novas integrações, a novas interações e a própria construção de seus saberes, em especial na partilha recíproca de seus momentos de ensino e aprendizagem.

Coordenado pela professora doutora Valéria Aparecida Chechia o Núcleo de Pesquisa tem a finalidade de orientar-se por ações de pesquisas e extensões, que se inserem à missão institucional, nos aspectos que envolvam o fomento à investigação técnico-científica e às atividades extensionistas, de forma a contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade.

Também são consideradas no domínio do Núcleo de Estudo, as atividades de extensão, que possibilitam a qualificação e a mudança de atitudes, comportamentos e modos de vida da sociedade, e, além disso, atividades extensionistas, como eventos, cursos e seminários que permitem discussões e reflexões de questões relacionadas ao desenvolvimento regional.

A Faculdade de Educação São Luís, ao assumir essa responsabilidade social, oferece um avanço fundamental na prática de uma política que favorece os vínculos entre produção científica, graduação, extensão e os contextos regionais.

O objetivo inicial da proposta concentra-se no Município de Jaboticabal e com gradativa expansão para a região, por meio da ampliação de parcerias e produção de eventos agregadores de discussões e reflexões sobre a temática sociorregional que possibilitará o desenvolvimento de ações que visem a uma atuação conjunta.

Além disso, por ser uma proposta de abrangência social, permite convites formais e oficiais a outras instituições de ensino superior, com a finalidade de incorporarem experiências em Pesquisa e Extensão, favorecendo o intercâmbio de conhecimentos, contribuindo com inovações para o desenvolvimento sociorregional e, ainda, considerando as especificidades locais, nos aspectos socioculturais, ambientais, econômicos e educacionais.

O Núcleo de Pesquisa é um processo ainda em construção na Faculdade de Educação São Luís, portadora de novos arranjos institucionais, com a necessidade de percorrer um caminho de consolidação e de legitimação por parte de toda a comunidade acadêmica.