Núcleo de Estudo e Pesquisa do Desenvolvimento SÓcio Regional - NEPD(SR)

Apresentação

A Instituição centra seu processo educativo na produção, construção e apropriação de conhecimentos técnico-científicos e socioculturais, assumindo uma visão crítica da realidade, um processo de ensino e aprendizagem significativo e o uso de tecnologias apropriadas, além de tentar garantir bom êxito no processo de desenvolvimento e progresso regional e nacional. Em seu percurso, a Faculdade de Educação São Luís insere-se no contexto histórico da região e destaca-se pela excelência de seu trabalho, atraindo alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação de diversas cidades e destacando-se como um polo educacional importante.

Deste modo, a Faculdade de Educação São Luís implanta o Núcleo de Estudo e Pesquisa do Desenvolvimento Sociorregional – NEPD (SR), o qual está inserido dentro do quadro das diretrizes delineadas no PDI, Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade de Educação São Luís, do qual se vislumbra a consolidação do compromisso social da Instituição de Ensino Superior - IES, com sua região. Logo, o Núcleo de Estudo e Pesquisa do Desenvolvimento Sociorregional – NEPD (SR) adota como Linha de Ações e Extensão definida pelo Fórum de Pró-Reitores das Universidades Públicas Brasileiras, revisto em 2004, a Linha “Desenvolvimento Regional” por ser a mais pertinente aos cursos de Licenciatura e Bacharelado desenvolvidos na Instituição.

Corroborando esse aspecto, a Extensão, como prática acadêmica, visa a interligar as atividades de ensino e pesquisa com as demandas da sociedade, procurando assegurar o compromisso social da IES. Ressalta-se que, pelas especificações desta prática acadêmica, as ações da IES não podem substituir as responsabilidades governamentais. As atividades relacionadas ao processo de rompimento com diferentes níveis de dependência econômica, cultural e política devem ser priorizadas, como elemento essencial para a construção da cidadania, numa sociedade justa e democrática.



Profa. Dra. Valéria Aparecida Chechia
Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Desenvolvimento Socio Regional
Faculdade de Educação São Luís