COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA
A Comissão Própria de Avaliação - CPA, instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES, é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional.
A Avaliação Institucional deve ser planejada com vistas à melhoria da qualidade dos serviços educacionais prestados “produzindo efetivamente correções na direção da melhoria de qualidade do processo pedagógico coerentemente com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)” (BRASIL, 2007a). Além disso, deve envolver os diversos atores da organização de ensino: discentes, docentes e funcionários técnico-administrativos.
O processo de avaliação da IES considera as oito dimensões, segundo as diretrizes do SINAES: Dimensão 1 - A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Dimensão 2 - Políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão; Dimensão 3 - Responsabilidade social da instituição; Dimensão 4 - Comunicação com a sociedade; Dimensão 5 - Políticas de pessoal; Dimensão 6 - Organização e gestão da instituição; Dimensão 7 - Infraestrutura física; Dimensão 8 - Planejamento e avaliação; Dimensão 9 - Políticas de atendimento aos estudantes; Dimensão 10 - Sustentabilidade financeira. Atualmente estas dimensões foram realinhadas a cincos grandes eixos: - Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional; - Eixo 2: Desenvolvimento Institucional; - Eixo 3: Políticas Acadêmicas; - Eixo 4: Políticas de Gestão; - Eixo 5: Infraestrutura Física.
Os objetivos do SINAES são a melhoria da qualidade na educação superior e a orientação da expansão, respeitando a diversidade, a autonomia e a identidade das instituições.
Orientadas por tais objetivos gerais, as avaliações realizadas pela CoPA e agora relatadas objetivaram ainda:
a) garantir processos de avaliação transparentes e inclusivos da maioria possível de membros do corpo docente, discente, técnico-administrativo e egressos, como objetivo de favorecer os compromissos, metas e objetivos da IES, explicitados no PDI que ser revertam na melhoria da qualidade dos serviços acadêmicos e de gestão;
b) conhecer e avaliar dimensões, Organização Acadêmica, Gestão Organizacional, Gestão de Pessoas, Instalações, como forma de validar ou propor reformulações ações da FESL;
c) produzir conhecimentos com dados confiáveis e relevantes sobre a faculdade;
d) avaliar o impacto das ações desenvolvidas no âmbito acadêmico para os diversos segmentos que o compõem (professores, coordenadores, técnico-administrativos e alunos);
e) avaliar de forma global as dimensões ensino, pesquisa e extensão;
f) elaborar diagnósticos dos indicadores avaliados;
g) Produção de relatórios quantiqualitativos dos resultados da coleta de dados;
h) divulgação dos processos e resultados da autoavaliação institucional à comunidade acadêmica;
i) identificar as fragilidades e as potencialidades como meio de possibilitar aprimoramento e a reformulações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e dos Projetos Pedagógicos Cursos (PPC).
j) sistematizar os relatórios institucionais com os resultados das avaliações interna e externas e encaminhar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP;
l) subsidiar e contribuir com as funções de planejamento estratégicos realizados pelos gestores da IES;
m) contribuir para efetividade de uma cultura avaliativa que leve os atores dos diversos segmentos desta Faculdade a participarem de forma mais atuante nos processos de tomada de decisão, nos canais abertos e legítimos para tais.
As atividades de avaliação são permanentes na IES desde a implementação do SINAES. Ocorrem em ciclos semestrais. Dessas ações resultam um conjunto estruturado de informações que permitem o diagnóstico da instituição e, sobretudo, identificar as causas dos problemas, as possibilidades e as potencialidades para melhorar e fortalecer a instituição contribuindo, assim, para as atividades de planejamento e replanejamento.
MEMBROS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA
A equipe técnica da Comissão Própria de Avaliação - CPA, envolvida na formulação e execução do projeto de avaliação institucional é formada por docentes, funcionários, representante discente e membro da sociedade civil, conforme apresentado no quadro abaixo.
MEMBRO |
FUNÇÃO |
Coordenadora |
Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti |
Representante Docente |
Profa. Me Marcelo Laffranchi |
Representante Docente |
Profa. Esp. Joselma Tarrifil de Souza |
Representante Discente |
Gabriela Fernanda de Souza Homem |
Representante Discente |
Nielly Fonseca Borges |
Representante Técnico Administrativo |
Rodrigo Falcai |
Representante Técnico Administrativo |
Eliete Ferreira da Silva Rodrigues Serra |
Representante da Sociedade Civil |
Silvia Helena Capelani Travaini |
Representante da Sociedade Civil |
Danilo Reinol |
Membros da CPA, 2022.
REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS
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