O Curso de Bacharelado em Biomedicina da FESL propõe ao egresso Biomédico com “formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade”. Desse modo, o Curso deseja formar profissionais que, ao final da graduação, tenham condições de dominar de forma crítica e competente dois grandes eixos: teóricos e práticos, entre outros, quais sejam, lidar com as diferentes concepções e abordagens da Biomedicina. Além disso, formar profissionais críticos e éticos para o mercado de trabalho, capazes de contribuir para o desenvolvimento social e para o bem comum. Da mesma forma, a Instituição preocupa-se com a preparação de um profissional capaz de suprir as demandas sociais específicas no seu campo de trabalho e da região o qual está inserido.
As competências e habilidades gerias esperadas do egresso seguem as orientações da Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Biomedicina - CNE/CES 2, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2003, que são:
I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os
mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
IV - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
As competências e habilidades específicas do egresso são:
I - respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
II - atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
III - atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
IV - reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
V - contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
VI - exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
VII - emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
VIII - conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
IX - realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;
X - realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;
XI - atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;
XII - realizar análises fisico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;
XIII - atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;
XIV - exercer atenção individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas;
XV - gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
XVI - atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;
XVII - assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial;
XVIII - avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;
XIX - formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas;
XX - ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;
XXI - exercer, além das atividades técnicas pertinentes a profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo.
A formação do biomédico deverá atender ao sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contrarreferência e o trabalho em equipe.
O mercado de trabalho do biomédico, assim como toda área da saúde tem se expandido devido ao aumento da expectativa de vida. O biomédico pode trabalhar tanto na avaliação da causa como tratamento de doenças. Dessa forma, o mercado de trabalho pode ser no ambiete privado ou público na área de análises clínicas, análises ambientais, análises bromatológicas, biologia molecular, genética, reprodução humana, estética, citologia oncológica, banco de sangue, acupuntura, imagenologia, docência e pesquisa, microbiologia dos alimentos, toxicologia, auditoria, dentre outros.
Para atingir o perfil profissional pretendido, a grade curricular foi organizada de acordo com as áreas de formação propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina. Assim, o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Biomedicina se baseia no princípio de que pesquisar e ensinar não podem ser dissociados. Desse modo, trata do desenvolvimento dos conteúdos específicos paralelamente ao estímulo à curiosidade, ao questionamento, à percepção e aos limites das teorias científicas existentes, à reflexão crítica, ao desenvolvimento do raciocínio, capacidade de análise à discriminação de problemas relevantes, à busca contínua do conhecimento e de sua construção, à capacidade de contribuir em trabalhos em equipes à percepção da realidade e ao comprometimento com a sociedade em que se vive. O Projeto Pedagógico do Curso de Biomedicina considera a flexibilidade permitida por instrumentos legais, a fim de adequá-lo ao perfil regional, bem como à missão educacional da Instituição. Além disso, a matriz curricular, a composição do corpo docente e as demais estruturas pedagógico-administrativas observam os avanços científico-tecnológicos, a evolução dos conceitos sócio-educacionais e a dinâmica político-econômica, de acordo com a demanda regional.
Profa. Dra. Alice Deléo Rodrigues
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (2007), mestrado em Zootecnia (Produção Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e doutorado em Zootecnia (Produção Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é docente da Faculdade de Educação São Luís e do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior. Tem experiência na área de produção animal, com ênfase em ruminantes, fisiologia animal, comportamento e bem-estar animal.
alicedeleo@yahoo.com.br
Profa. Esp. Isabel Cistina Cisneros da Fonseca Heck
Graduada em Educação Artística e Desenho e em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). Especialista em Psicopedagogia e Psicopedagogia Clínica pela Faculdade de Educação São Luis (FESL).
belitaheck2@gmail.com
Profa. Esp. Joselma Tarrafil de Souza
Graduada em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL). Especialista em Direito Educacional e especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL).
joselma.t@hotmail.com
Profa. Dra. Livia Fernandes de Lima
Graduada em Nutrição e Metabolismo pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre e doutoranda em Investigação Biomédica – Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).
livia.lima@usp.br
Prof. Me. Luciano José Marafante
Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá e mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Júlio de Mesquita Filho.
lumarafante@bol.com.br
Prof. Esp. Marcos Roberto Freitas
Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Especialista em Acupuntura e Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís.
caco1070@yahoo.com.br
Profa. Esp. Maria Aurora Piffer Cardozo
Graduada em Letras com Habilitação em Líguas e Literaturas Portuguesa e Espanhola pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL).
auroracardozo@hotmail.com
Prof. Me. Valter Dantonio Júnior
Graduado em Ciências Biológicas, na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP. Mestre em Ciências Fisiológicas (PIPIGCF) - UNESP/UFSCar.
valter_bio@hotmail.com.br
Estágio Curricular Supervisionado é uma etapa importante da formação do profissional, uma vez que é considerado parte do eixo articulador entre teoria e prática. É nesta etapa da formação do aluno que ele tem contato com a realidade profissional onde irá atuar, não apenas para conhecê-la, mas também para desenvolver as competências e habilidades específicas a formação profissional. Ele é um ato educativo desenvolvido no ambiente de trabalho e faz parte do processo de formação do acadêmico através da (re) aproximação contínua da academia com a realidade social.
O estágio supervisionado, obrigatório ou não-obrigatório é orientado pelos princípios metodológicos da Instituição, pela Lei nº 11788/2008, em seu regulamento específico e, não gera vínculo empregatício de qualquer natureza entre o estagiário e a unidade concedente de estágio. Para o Curso, tais práticas possibilitam ao futuro profissional experienciar suas responsabilidades em várias frentes de ação, permitindo desenvolver suas habilidades e destrezas, dando-lhe o apoio e a segurança necessários para o melhor desempenho de sua tarefa profissional.
O Estágio proporciona aos acadêmicos a prática como atividade de aprendizagem social e profissional, através de ação participativa no meio social. Objetivam a integração teórico-prática e o desenvolvimento de uma postura crítica frente à realidade, construindo sua identidade enquanto profissional e cidadão. Tem por finalidades:
- Fornecer subsídios para prática de biomedicina em situações reais de trabalho, com complementação básica para a integralidade do binômio ensino/aprendizagem;
- Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de atividades práticas, contribuindo para aperfeiçoamento e domínio do conhecimento;
- Proporcionar a integração entre a Instituição e a comunidade, através de ações participativas que busquem a legitimação do saber;
- Proporcionar o desenvolvimento de ações comunitárias, com vistas a despertar/fortalecer o comprometimento com os princípios da ética e cidadania.
O Estágio curricular supervisionado obrigatório de formação em Serviço, doravante denominado Estágio curricular supervisionado, corresponde ao estágio curricular supervisionado obrigatório de formação em serviço do curso de graduação em Biomedicina da Faculdade São Luís de Jaboticabal conforme disposto na Resolução CNE/CNES nº 02, de 18 de Fevereiro de 2003, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina e que define o desenvolvimento de estágios curriculares, sob supervisão docente. A carga horária mínima do estágio curricular supervisionado deverá atingir 20% da carga horária total do curso de graduação em Biomedicina proposto, com base no Parecer/Resolução específico da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
O Estágio curricular supervisionado corresponde ao último eixo obrigatório do curso de graduação em Biomedicina, no qual o estudante deverá realizar treinamento em serviço, predominantemente na forma de exercício de atividades de cunho profissional, com crescente responsabilidade, sob supervisão apropriada, usando principalmente método de ensino baseado no aprendizado em serviço.
Os Estágios Supervisionados abrangem 740 horas constituindo assim aproximadamente 21,5% da carga horária total do curso e serão realizados em Instituições públicas ou privadas conveniadas com a IES e que atendam os requisitos legais do PPC, da Lei de Estágio e do regulamento de estágio do curso.
Entende-se por supervisão do Estágio a atividade destinada a acompanhar e orientar o estudante de forma a garantir a consecução dos objetivos estabelecidos em cada área. A supervisão do Estágio curricular supervisionado será exercida pelos docentes (Professor – Supervisor), pelos profissionais indicados pelo Colegiado e pelo coordenador de curso, que tem papel de orientar os alunos para o exercício e inserção em atividades inerentes a sua profissão, bem como promover a interação multiprofissional, culminando na apreensão de habilidades e competências do seu campo de atuação. Além disso, este docente ainda é responsável pelo contato entre a unidade concedente e a Instituição. Na unidade concedente há um Supervisor das atividades realizadas pelos alunos e tem as atribuições de acordo com o regimento do curso.
O Estágio Curricular Supervisionado inicia no 7º. semestre do Curso com carga horária semestral de 370 h, perfazendo um total de 740h no final do Curso. A partir do início do estágio e ao término de cada semestre, o aluno produzirá relatório de acompanhamento das atividades conforme descrito no modelo próprio presente no Regimento do Estágio Supervisionado e entregará a ficha de frequência e atividades realizadas, e avaliação elaborada pelo supervisor da empresa concedente.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um requisito curricular necessário para a obtenção da graduação no Bacharelado em Biomedicina e tem como objetivos básicos o treinamento do discente no que concerne a aplicação e desenvolvimento dos conceitos e práticas adquiridos durante o curso; propiciar aos alunos as condições e as orientações necessárias, para o levantamento e planejamento de estudos e pesquisas sobre o tema a ser desenvolvido; favorecer a reflexão das atividades realizadas na prática, quando houver e oferecer ao aluno uma sólida formação geral, bem como uma formação voltada à educação continuada, estimulando-o a refletir criticamente sobre os vários problemas que envolvem a área.
Com a homologação das diretrizes curriculares do curso de Biomedicina, Resolução CNE/CES Nº 2, de 18 de fevereiro de 2003, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina, consta em seu art. 12 que o aluno deverá elaborar um trabalho de conclusão de curso sob orientação docente. Portanto, o trabalho de conclusão de curso (TCC) é um requisito básico para a formação do discente. Introduzir o formando no campo da pesquisa, possibilitando o aprofundamento em área específica de seu interesse profissional.
O TCC é uma atividade obrigatória sob a orientação de um docente do Curso de Bacharelado em Biomedicina e deve ser elaborado individualmente ou por no máximo três alunos, sobre um assunto específico da área ou sub-área da biomedicina/saúde, segundo escolha dos mesmos.
Os objetivos gerais do TCC são:
- Propiciar aos alunos as condições e orientações necessárias para o levantamento e planejamento de estudos e pesquisas sobre o tema a ser desenvolvido para o encaminhamento do TCC;
- Favorecer ao aluno a reflexão das atividades realizadas na prática, tanto dos estágios quanto na sala de aula, comparadas as teorias já existentes sobre o assunto;
- Orientar durante o andamento do trabalho, na redação final, com o propósito de auxiliar o aluno na preparação da apresentação final do trabalho.
As Atividades Complementares, componente curricular obrigatório, definido nas diretrizes curriculares de cada curso, devem possibilitar o reconhecimento, por avaliação, de habilidades e competências do aluno, inclusive as adquiridas fora do ambiente escolar, hipóteses em que o aluno ampliará o seu currículo com vivências acadêmicas, internos ou externos ao curso.
Assim, se orientam a estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de componente curricular, de permanente e contextualizada atualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho, estabelecidas ao longo do curso, notadamente integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais.
Nesse sentido, as Atividades Complementares podem incluir projetos de pesquisa, monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, módulos temáticos, seminários, simpósios, congressos, conferências, além de componente curriculares oferecidas por outras instituições de ensino ou de regulamentação e supervisão do exercício profissional, ainda que esses conteúdos não estejam previstos no currículo de determinada instituição, mas nele podem ser aproveitados porque circulam em um mesmo currículo, de forma intercurricular, e se integram com os demais conteúdos realizados.
Enfim, as atividades de extensão, previstas no art. 44, inciso IV, da LDB 9.394/96, cuja finalidade básica, dentre outras, consiste em propiciar à comunidade o estabelecimento de uma relação de reciprocidade com a Instituição, podem ser integradas nas Atividades Complementares, sem que se confundam com Estágio Curricular ou Supervisionado.
Sendo assim, os alunos do Curso de Bacharelado em Biomedicina cumprem carga horária mínima obrigatória de 200 horas em Atividades Complementares, que compreendem: atividades de monitoria, estágio, de iniciação científica e de extensão, diretamente orientadas por membro do corpo docente da instituição, seminários, eventos científico-culturais, estudos curriculares, semanas de estudo, visitas técnicas, excursões didáticas e científicas, oficinas, simpósios, congressos, entre outras, de modo a propiciar vivências em algumas modalidades e experiências.
A partir do 1º. Semestre do Curso, o aluno pode entregar uma cópia dos certificados das atividades realizadas ao coordenador das atividades complementares, que valida a equivalência da carga horária de acordo com a atividade realizada e posteriormente, arquivará a documentação junto aos documentos do aluno. Ao final do curso, será emitido um certificado com a carga horária total das atividades complementares e que também constará no histórico escolar do aluno.
Para mais informações ligue para: (16) 3209 1800 ou mande um e-mail para: biomedicina@saoluis.br