O biólogo estuda todas as formas de vida, macroscópica ou microscópica. Ele pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos organismos. Analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente. O vasto campo de estudos na graduação permite que, uma vez formado, siga caminhos diversos, conforme seu interesse. Da pesquisa com células-tronco ao trabalho ambiental, a carreira do biólogo é abrangente e promissora, em razão, especialmente, da crescente preocupação com o meio ambiente. A atuação deste profissional é ainda fundamental na descoberta de aplicações de organismos na medicina, no desenvolvimento de medicamentos e na indústria, em áreas de fabricação de bebidas e de alimentos.
Objetiva a formação ampla de seu futuro discente por meio de Estrutura Curricular embasada em um conjunto de disciplinas, que discue o conhecimento biológico, assim como, ensinar e colocar em prática o conceito de que a ciência produz conhecimento, mas sempre respeitando as implicações éticas, políticas e sociais. Além disso, as disciplinas integrantes da proposta de grade curricular direcionam o aluno para atuação em pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos, pareceres e outros serviços nas áreas de meio ambiente, saúde e biotecnologia, atendendo as três áreas de formação da Biologia.
O campo de atuação do biólogo é amplo, o que aumenta as possibilidades de inserção no mercado. Uma das áreas com maior demanda é a ambiental. A preocupação com a sustentabilidade aquece o mercado, e o maior rigor na legislação ambiental aumenta a procura pelo profissional para elaborar relatórios de impacto ambiental. Prefeituras, secretarias e órgãos federais contratam o biólogo, por meio de concurso público. Mas a indústria e outras empresas que lidam com a questão ambiental também precisam do profissional. Outro bom mercado é o da área de genética e biologia molecular.
O conteúdo do curso da São Luís estimula a curiosidade acerca dos fenômenos da vida. Incentiva o questionamento, a percepção das possibilidades e limites das teorias científicas, o desenvolvimento do raciocínio, a discriminação de problemas relevantes, e a busca contínua do conhecimento. Além disso a Faculdade São Luís oferece laboratórios multidisciplinares para as aulas práticas e viagens para pesquisa de campo.
Nome: Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti
Titulação: Doutora em Educação Especial
Disciplina: Metodologia Científica
Contato: adriaqueti@gmail.com
Lattes: lattes
Nome: Profa. Ma. Aretuza Carregari Capalbo
Titulação: Mestre em Fisiologia Animal
Disciplinas: Fisiologia animal, Introdução à Metodologia Científica, Epidemiologia e Saneamento Ambiental, Estágio Supervisionado
Contato: tucarregari@yahoo.com.br
Lattes: lattes
Nome: Prof. Me. Baltasar Fernandes Garcia Filho
Disciplinas: Gestão Ambiental e Legislação Ambiental
Titulação: Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental.
Instituição: Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Sorocaba
Disciplinas: -
Contato: baltazarfilho@terra.com.br
Lattes: lattes
Nome: Profa. Esp. Caroline Andrioli Raymundo
Titulação: Especialista em Informática aplicada a educação matemática
Disciplinas: Matemática e Bioestatística
Contato: carol_andrioli@yahoo.com.br
Lattes: lattes
Nome: Prof. Dr. Danilo Cintra Proença
Titulação: Doutor em Aquicultura
Disciplina: Micologia
Contato: danilo_proenca@hotmail.com
Lattes: lattes
Nome: Prof. Me. Fabrício Tomasetto
Titulação: Mestre em Ciências Bioólogicas (Botânica)
Disciplinas: Morfologia Vegetal, Sistemática Vegetal I e II, Fisiologia Vegetal, Plantas Tóxicas e Medicianais, Botânica Econômica, Recuperação e Restauração de Ambientes degradados, Microbiologia
Contato: fatomasetto@yahoo.com.br
Lattes: lattes
Nome: Prof. Dr. Hertz Figueiredo dos Santos
Titulação: Doutor em Zoologia
Disciplinas: Zoologia de Invertebrados I eII, Zoologia de Vertebrados I eII, Manejo e Conservação de Fauna, Limnologia, Animais Silvestres em Cativeiro, Etologia
Contato: hertzfs@gmail.com
Lattes: lattes
Nome: Profa. Isabel Cristina Cisneros da Fonseca Heck
Titulação: Especialista em Educação Especial
Disciplinas: LIBRAS
Contato: belitaheck2@gmail.com
Lattes: lattes
Nome: Prof. Ma. Liamar Izilda Tuon
Titulação: Mestre em História
Disciplinas: Atropologia e relação étnico-raciais
Contato: liamartuon@uol.com.br
Lattes: lattes
Nome: Prof. Ma. Livia Fernandes Lima
Titulação: Mestre em Investigação Biomédica
Disciplinas: Física e Biofísica
Contato: livia.lima@usp.br
Lattes: lattes
Nome: Prof. Dra. Lucia Helena Vasques
Titulação: Doutora em Aquicultura
Disciplinas: Histologia e Matemática
Contato: luciavasques@saoluis.br
Lattes: lattes
Nome: Prof. Me. Luciano José Marafante
Titulação: Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas
Disciplinas: Genética, Biologia Molecular, Ecologia e Biotecnologia
Contato: lumarafante@bol.com.br
Lattes: lattes
Nome: Prof. Esp. Marcos Roberto Freitas
Titulação: Especialista em Docência do Ensino Superior
Disciplinas: Anatomia e Fisiologia Humana
Contato: caco1070@yahoo.com.br
Lattes: lattes
Nome: Profa. Dra. Marislei Maso
Titulação: Doutora em Ciências Biológicas
Disciplinas: Microbiologia e Imunologia
Contato: marislei@hotmail.com
Lattes: lattes
Nome: Prof. Me. Valter Dantonio Júnior
Titulação: Mestre em Fisiologia
Disciplinas: Química e Bioquímica
Contato: valter_bio@hotmail.com
Lattes: lattes
Nome: Prof. Me. Vinícius Moreno Godoi
Titulação: Mestre em Paleontoentomologia
Disciplinas: Biologia Evolutiva, Biologia Celular, Evolução, Paleontologia, Entomologia Foresense, Controle Biológico
Contato: vmgodoi@yahoo.com.br
Lattes: lattes
Técnico dos Laboratórios do Curso de Ciências Biológicas:
Prof. Lino Galdino Hermacora – Graduado em Ciências Biológicas – Faculdade Barão de Mauá, e Pedagogo – Faculdade de Educação São Luís, lino@saoluis.br
Estágio Curricular Supervisionado é uma etapa importante da formação do profissional, uma vez que é considerado parte do eixo articulador entre teoria e prática. É nesta etapa da formação do aluno que ele terá contato com a realidade profissional onde irá atuar, não apenas para conhecê-la, mas também para desenvolver as competências e habilidades específicas a formação profissional.
As atividades de estágio serão realizadas em empresas, instituições ou institutos, governamentais ou não governamentais que desenvolvem pesquisas ou que envolvam as diferentes áreas e subáreas das Ciências Biológicas. Para que o estágio aconteça, é necessário que seja estabelecido um Termo de Compromisso de Estágio e Convênio de Estágio com essas empresas, de acordo com o Regimento de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas.
Essas atividades serão supervisionadas por um Prof. Supervisor do Curso de Ciências Biológicas da FESL, que terá o papel de orientar os alunos para o exercício e inserção em atividades inerentes a sua profissão, bem como promover a interação multiprofissional, culminando na apreensão de habilidades e competências do seu campo de atuação. Além disso, este docente ainda será responsável pelo contato entre a unidade concedente e a Instituição. Na unidade concedente haverá um Supervisor das atividades realizadas pelos alunos e terá as atribuições de acordo com o regimento do curso.
O Estágio Curricular Supervisionado inciará no 5º. semestre do Curso com carga horária semestral de 90h, perfazendo um total de 360h no final do Curso. Ao término de cada semestre, a partir do início do estágio, o aluno produzirá relatório de acompanhamento das atividades conforme descrito no modelo próprio do Curso e ficha de frequência e de atividades. Os relatórios visarão principalmente à descrição das atividades realizadas, observação das etapas de uma pesquisa, vivenciar a importância da organização ambiental para a realização de uma pesquisa, acompanhamento dos resultados e dificuldades encontradas. Isto permitirá que o estagiário atue como um observador do que ocorre na prática nas diferentes sub-áreas biológicas, adquirir uma visão crítica do seu ambiente e, em especial, do universo em que se situa a sua profissão.
A conclusão do Curso não se efetivará sem que o aluno tenha atendido a todas as formalidades exigidas para o estágio, bem como seu cumprimento, sem o qual não estará habilitado ao seu diploma.
TCC
A integralização do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas inclui a elaboração pelos discentes de um trabalho de conclusão de curso (TCC), elaborado, individualmente ou por, no máximo, dois alunos sobre um assunto específico da área, segundo escolha dos mesmos, contando com o auxílio do professor- orientador. Este, certamente, é um instrumento que possibilita a articulação entre a teoria e a prática. O TCC é obrigatório sob a orientação de um/a professor/a que fará a coordenação do desenvolvimento do trabalho.
O TCC, desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso, deve ser apresentado por escrito (formato monografia ou artigo científico) e apresentado em forma de pôster para a comissão examinadora.
As Atividades Complementares visam à formação integral do perfil do egresso, onde podemos ressaltar principalmente a capacidade de estudo independente, de responsabilidade social, pelo contato com o mercado de trabalho, contato com profissionais atuantes, experiência em ambientes de pesquisa, entre outros.
Sendo assim, os alunos do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas deverão cumprir carga horária mínima obrigatória de 160 horas em Atividades Complementares, que compreenderão: atividades de monitoria, de iniciação científica e de extensão, diretamente orientadas por membro do corpo docente da instituição, seminários, eventos científico-culturais, estudos curriculares, semanas de estudo, visitas técnicas, excursões didáticas e científicas, oficinas, simpósios, congressos, entre outras, de modo a propiciar vivências em algumas modalidades e experiências.
A Instituição já apresenta algumas parcerias e estabelecerá outras, para que os alunos do curso possam estagiar, acompanhar e participar de atividades práticas ou de investigação. Essas parceiras são estabelecidas de acordo com o interesse dos discentes e dentro da legislação de Estágios.
Ao final do curso, será emitido um certificado onde estará computada a carga horária total das atividades complementares e que também constará no histórico escolar do aluno.
Interessados em estudar essa área tendem a ser pessoas que possuem entusiasmo e muita curiosidade. O curso abrange diversas áreas, e, portanto, o aluno deverá apreciar tanto o contato com a natureza, viagens de campo, contato com animais, quanto leituras, estudos e trabalho em equipe.
Para tirar suas dúvidas ligue para: (16) 3209 1800