O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecido pela Faculdade de Educação São Luís desenvolve ampla formação de seu discente por meio de Estrutura Curricular embasada em um conjunto de disciplinas que desenvolvem as competências necessárias para formação de profissionais com o perfil exigido para o seletivo mercado de trabalho. Nesse sentido, o perfil deste Curso está baseado na formação de professores por meio dos conhecimentos específicos e básicos das Ciências Biológicas aliados aos conhecimentos da área educacional, e do profissional biólogo com suas responsabilidades com o meio natural, social e cultural.
Portanto, o presente Curso tem por base os princípios que norteiam as exigências para formação do Docente de Ciências e Biologia, considerando a identificação de supostos problemas e necessidades da sociedade e da legislação em vigor. Para isso, a proposta do Curso fundamenta-se na formação básica inter e multidisciplinar, e reflexiva, dando embasamento teórico-prático-científico para os futuros profissionais.
O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas desta IES forma professores e profissionais Biólogos a partir do desenvolvimento de competências na produção do conhecimento com atividades que levam o aluno a: procurar, interpretar, analisar e selecionar informações; identificar problemas relevantes, tanto meio natural quanto no meio Educacional, envolvendo a sociedade e a cultura.
O objetivo do Curso de Ciências Biológicas é formar profissionais competentes para conviver com as exigências profissionais atuais, principalmente, na docência dos Ensinos Fundamental e Médio, em escolas públicas ou particulares.
O licenciado será apto a lidar de forma crítica, com a realidade que o cerca, agindo de forma ética e criativa. Nesse sentido, o currículo visa à formação do profissional de Ciências Biológicas, desenvolvendo suas habilidades como educador e pesquisador.
Podendo ainda, optar pelo campo de pesquisa, onde poderão escolher uma área de concentração da Biologia para realizar pós-graduação e atuar em: Centros de Pesquisas; Laboratórios Clínicos; Zoológicos; Parques, Estações, Reservas Biológicas e Áreas de Proteção Ambiental; Consultorias Ambientais; Indústrias Farmacêuticas; Biotecnologia na área da Saúde; entre outras áreas.
O curso de Ciências Biológicas desta Instituição de Ensino Superior possui um currículo que vai além da mera justaposição de disciplinas. Na verdade, elas se apresentam didaticamente solidárias, permitindo a integração de conhecimentos, competências e valores que possibilitarão o exercício de cidadania do profissional e a sua inserção flexível no mercado de trabalho. O desenvolvimento deste currículo é realizado por uma equipe de docentes altamente qualificados, com conhecimentos específicos para as áreas de atuação. Além disso, a Faculdade São Luís possui laboratórios multidisciplinares para as aulas práticas de Biologia Celular, Zoologia, Botânica, Química, Biologia do Desenvolvimento, Histologia, Saúde Pública, Anatomia, Geologia e Paleontologia.
A Instituição, dentro de sua estrutura acadêmica possui uma Coordenadoria de Extensão (COEX) que procura incentivar e acompanhar a elaboração de projetos e cursos de assuntos comunitários.
Uma das preocupações da Instituição é que os alunos dos cursos de graduação participem da implantação e da execução dos projetos de extensão. A FESL procura realizar suas atividades de extensão e pesquisa a partir de três fundamentos:
Nome: Profa. Ma. Aretuza Carregari Capalbo
Titulação: Mestre em Fisiologia Animal
Disciplinas: Fisiologia animal, Introdução à Metodologia Científica, Epidemiologia e Saúde Pública, Estágio Supervisionado
Contato:tucarregari@yahoo.com.br
Lattes: lattes
Nome: Prof. Me. Baltasar Fernandes Garcia Filho
Titulação: Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental.
Disciplinas: Gestão Ambiental e Legislação Ambiental
Contato: baltazarfilho@terra.com.br
Lattes: lattes
Nome: Profa. Esp. Caroline Andrioli Raymundo
Titulação: Especialista em Informática Aplicada à Educação Matemática
Disciplinas: Matemática e Bioestatística
Contato:carol_andrioli@yahoo.com.br
Lattes: lattes
Nome: Prof. Me. Fabrício Tomasetto
Titulação: Mestre em Ciências Bioólogicas (Botânica)
Disciplinas: Morfologia Vegetal, Sistemática Vegetal I e II, Fisiologia Vegetal, Microbiologia e Imunologia
Contato:fatomasetto@yahoo.com.br
Lattes: lattes
Nome: Prof. Dr. Hertz Figueiredo dos Santos
Titulação: Doutorado em Zoologia
Disciplinas: Zoologia de Invertebrados I e II, Zoologia de Vertebrados I e II.
Contato:hertzfs@gmail.com
Lattes: lattes
Nome: Profa. Esp. Isabel Cristina Cisneros da Fonseca Heck
Titulação: Especialista em Educação Especial
Disciplinas: LIBRAS
Contato:belitaheck2@gmail.com
Lattes: lattes
Nome: Profa. Ma. Luciane Mialich Scadelai
Titulação: Mestre em Psicologia Educacional
Disciplinas: Psicologia da Educação
Contato:lumicki@ig.com.br
Lattes: lattes
Nome: Prof. Me. Luciano José Marafante
Titulação: Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas
Disciplinas: Genética , Ecologia e Meio Ambiente, e Biologia Molecular
Contato:lumarafante@bol.com.br
Lattes: lattes
Nome: Profa. Esp. Márcia Schmidt Néglia Armenini
Titulação: Especialista em Psicopedagogia
Disciplinas: Didática, Políticas Educacionais e Estrutura de Ensino
Contato:marciasna@hotmail.com
Lattes: lattes
Nome: Prof. Esp. Marcos Roberto de Freitas
Titulação: Especialista em Docência do Ensino Superior
Disciplinas: Anatomia e Fisiologia Humana
Contato: caco1070@yahoo.com.br
Lattes: lattes
Nome: Profa. Esp. Marisa Cleonice Lamas
Titulação: Especialista em Metodologia de Ensino em História
Disciplinas: Antropologia e Relações Étnicos Raciais
Contato:marisac.lamas@hotmail.com
Lattes: lattes
Nome: Prof. Me. Valter Dantonio Júnior
Titulação: Mestre em Fisiologia
Disciplinas: Química e Bioquímica
Contato: valter_bio@hotmail.com
Lattes: lattes
Nome: Prof. Me. Vinícius Moreno Godoi
Titulação: Mestre em Paleontoentomologia
Disciplinas: Biologia Celular, Evolução, Paleontologia/Geologia, Práticas e Instrumentação de Ensino em Ciências e Biologia
Contato:vmgodoi@yahoo.com.br
Lattes: lattes
Nome: Prof. Dr. Wagner José Bolzan
Titulação: Mestre em Educação em Matemática
Disciplinas: Física e Biofísica
Contato: wagnerjbol@hotmail.com
Lattes: lattes
Técnico dos Laboratórios do Curso de Ciências Biológicas:
Prof. Lino Galdino Hermacora – Graduado em Ciências Biológicas – Faculdade Barão de Mauá, e Pedagogo – Faculdade de Educação São Luís. Contato: lino@saoluis.br
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
De acordo com o Regimento da Faculdade de Educação São Luís, o Estágio Supervisionado, tem regulamento aprovado pelo Conselho de Administração Superior. Após parecer do Conselho Pedagógico o estágio na modalidade Licenciatura consta de estágio de observação, participação e regência realizados em Escolas de Ensino Fundamental e Médio, públicas ou privadas. Para cada aluno, é obrigatória a integralização da carga horária total exigida para o estágio, prevista no Currículo do Curso, ou seja, 400 horas sendo 200 horas no Ensino Fundamental II e 200 horas no Ensino Médio.
Essas atividades são supervisionadas por um Prof. Supervisor do Curso de Ciências Biológicas da FESL, que tem o papel de orientar os alunos para o exercício e inserção nas atividades nas Escolas, bem como promover a interação multiprofissional, culminando na apreensão de habilidades e competências em sua área de atuação. Além disso, este docente ainda é responsável nas orientações de preenchimento do Caderno de Estágio e outros procedimentos, como a elaboração de diários de bordo e relatório final do Estágio realizado.
O Estágio Curricular Supervisionado incia no 3º. semestre do Curso com carga horária semestral de 100h, perfazendo 200h no Ensino Fundamental e 200h no médio, totalizando 400h no final do Curso. Ao término de cada semestre, a partir do início do estágio, o aluno produz relatório e diários de bordo de acompanhamento das atividades conforme descrito no modelo próprio do Curso. Os relatórios visam à descrição das atividades realizadas, vivenciar a importância da organização ambiental em uma escola, observação da participação da comunidade escolar e atitudes docentes, ação da gestão escolar, comportamento de alunos e professores, acompanhamento dos resultados e dificuldades encontradas. Isto permite que o estagiário atue como um observador do que ocorre na prática, adquira uma visão crítica do seu ambiente e, em especial, do universo em que se situa a sua profissão.
A conclusão do Curso não se efetivará sem que o aluno tenha atendido a todas as formalidades exigidas para o estágio, bem como seu cumprimento, sem o qual não estará habilitado ao seu diploma.
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um requisito curricular necessário para a obtenção da graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e tem por objetivos básicos o treinamento do discente no que concerne à aplicação e desenvolvimento dos conceitos e práticas adquiridos durante o curso, propiciar aos alunos as condições e as orientações necessárias para o levantamento e planejamento de estudos e pesquisas sobre o tema a ser desenvolvido, e favorecer a reflexão das atividades realizadas na prática.
O TCC é uma atividade obrigatória sob a orientação de um docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e deve ser elaborado individualmente ou por no máximo dois alunos, sobre um assunto específico da área ou sub-área biológica ou da Educação, segundo escolha dos mesmos.
Para proporcionar o desenvolvimento científico e metodológico de um TCC, no 4º. Semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é oferecida a disciplina de Metodologia Científica, onde são apresentadas as formas de construção e as normas/ técnicas para a elaboração do trabalho científico, de acordo com o manual de formatação da FESL e regimento de TCC do Curso . Durante este semestre, é proposto o desenvolvimento do Plano de Pesquisa, juntamente com a escolha de um professor orientador do Curso.
No 6º. Semestre do Curso, o trabalho desenvolvido e orientado será apresentado em forma de Exposição de Pôster, no intuito de integralizar as turmas do Curso de Ciências Biológicas, e também com os demais Cursos da Instituição, e preparar o discente para eventos científicos onde há apresentação de trabalhos desse mesmo formato. Essa estrutura de apresentação de TCC divulga os trabalhos realizados pelos alunos, valorizando a pesquisa científica realizada.
O trabalho é avaliado por uma banca examinadora e por um avaliador de Pôster. A seleção do Avaliador será de acordo com a disponibilidade da grade horária. Lembrando que, a banca será formada diante da sugestão do orientador.
As Atividades Complementares de caráter científico, tecnológico e cultural, em forma teórica ou prática, que serão vivenciadas ao longo do curso têm por finalidade proporcionar o enriquecimento das experiências curriculares. Além disso, deverá ser estimulada como uma estratégia didática para garantir a interação teórico-prática.Sendo assim, os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas devem cumprir carga horária mínima obrigatória de 240 horas em Atividades Complementares, que compreendem: atividades de monitoria, de iniciação científica e de extensão, diretamente orientadas por membro do corpo docente da instituição, seminários, eventos científico-culturais, estudos curriculares, semanas de estudo, visitas técnicas, excursões didáticas e científicas, oficinas, simpósios, congressos, entre outras, de modo a propiciar vivências em algumas modalidades e experiências.
A partir do 3º. Semestre do Curso, o aluno entregará uma cópia dos certificados das atividades realizadas ao docente responsável pela supervisão das atividades complementares, que validará a equivalência da carga horária de acordo com uma regulamentação do Curso e arquivará junto à documentação de Estágio Curricular Supervisionado do aluno.
A Instituição já apresenta algumas parcerias e estabelecerá outras, para que os alunos do curso possam estagiar, acompanhar e participar de atividades práticas ou de investigação. Essas parceiras são estabelecidas de acordo com o interesse dos discentes e dentro da legislação de Estágios.
Ao final do curso, será emitido um certificado onde estará computada a carga horária total das atividades complementares e que também constará no histórico escolar do aluno.
Com Estrutura Curricular atualizada de acordo com os Pareceres CNE/CES no. 1.301/2001 e a Resolução CNE/CES 02/2002, que estabelecem as diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas, Pareceres CNE/CP 09/2001, 27/2001 e 28/2001 e as Resoluções 01 e 02/2002 que estabelecem as novas diretrizes para a formação dos professores dos cursos de graduação, o Curso de Ciências Biológicas modalidade Licenciatura oferecido pela FESL forma egressos com formação básica, ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico-prática que inclua o conhecimento profundo do padrão da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem.
Essa formação propicia o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento na área biológica, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como a compreensão do significado das Ciências Biológicas para a sociedade, e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional, consciente do seu papel na formação de cidadãos; deve propiciar também a visão das possibilidades presentes e futuras da profissão de Biólogo que o capacite a buscar autonomamente o conhecimento relacionado ao objeto da profissão, tornando-o capaz de desempenhar o papel de facilitador do conhecimento nos diferentes ramos de sua área específica de conhecimento.
Como licenciado, exercitará a docência da Educação Básica de Ensino em escolas públicas ou particulares estando habilitado para ingressar a programas de pós-graduação nas diversas áreas de concentração da Biologia.
Como funções profissionais alternativas, o biólogo poderá atuar em laboratórios de análises clínicas e de pesquisa, em equipe de pesquisa na área industrial (indústria de agrotóxicos e de produtos ambientais), ainda no setor agrícola para o controle biológico e em outras áreas de grande aplicação biológica.
As qualidades necessárias para este tipo de profissional fundamentam-se no conhecimento básico de todas as áreas de Biologia e as noções gerais de Química, Física e Matemática, além de capacidade de investigação.
Desse modo, o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas se propõe a formar Professores de Ciências Biológicas e Biologia, e Biólogos que, ao final do curso, tenham condições de dominar de forma crítica e competente dois grandes eixos teóricos e práticos, entre outros, quais sejam, lidar com as diferentes concepções e abordagens da Educação e da Biologia. Além disso,formar profissionais críticos e éticos para o mercado de trabalho, capazes de contribuir para o desenvolvimento social e para o bem comum na medida de suas habilidades e competências.
O Licenciado em Ciências Biológicas estará capacitado ao exercício profissional em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio das competências pedagógicas, da natureza, do conhecimento biológico e das práticas essenciais de sua produção e difusão, para que possa desempenhar com competência no mercado de trabalho o exercício da docência e da profissão Biólogo. Sob esta perspectiva, o egresso deverá, além de conhecer o conteúdo básico das Ciências Biológicas, também saber lidar com este conhecimento dentro da perspectiva dos temas transversais e na pesquisa científica.
Para tirar suas dúvidas ligue para: (16) 3209 1800