A Enfermagem é uma prática social que visa o indivíduo no seu conjunto biopsicossocial, sua integração na família e na sociedade, no processo saúde-doença. Seus profissionais atuam na promoção da saúde, na prevenção da doença, no tratamento e reabilitação de pacientes de forma integrada com outros profissionais da área da saúde. O exercício profissional do enfermeiro tem uma abrangência de atividades que tem sido ordenada em quatro grandes grupos: assistenciais, administrativas, educativas e de pesquisa, que são organizadas e regulamentadas por associações de classe e profissionais.
O curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade São Luís tem como finalidade proporcionar ao educando uma formação que possibilite o desenvolvimento técnico e científico para a atuação profissional, com vistas à promoção, prevenção e recuperação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Para isso, tem como base uma concepção interdisciplinar, que possibilita uma visão integral do homem sadio no contexto sócio, econômico e cultural e no seu processo de adoecer. Desta forma, a formação profissional do curso visa atender às reais necessidades de saúde da população, no que diz respeito às competências de enfermagem.
Profa. Esp. Andreza Cristina Mazuco l Currículo Lattes
Estágio Supervisionado
Profa. Ma. Aretuza Carregari Capalbo | Currículo Lattes
Parasitologia, Meio Ambiente e promoção a saúde na Educação básica
Profa. Ma. Camila Magrini da Silva l Currículo Lattes
Direitos Humanos e Legislação e Ética Profissional na Enfermagem.
Prof. Esp. Elton José do Carmo | Currículo Lattes
Assistência Cirurgica, Administração dos serviços de Enfermagem Hospitalar, Teoria Geral da Administração e Patologia.
Profa. Ma. Gabriela Gallego Valera | Currículo Lattes
Assistência Clínica , Assistência Enfermagem Pediátrica e Neonatal, Enfermagem em Urgências e Emergências
Profa. Esp. Isabel Cristina Cisneros Fonseca Heck | Currículo Lattes
Libras
Profa. Dra. Janaina Fernanda de Souza Gonçalves Neto l Currículo Lattes
Citologia e Histologia
Profa. Dra. Juliana Chioda Ribeiro Dias l Currículo Lattes
Nutrição e Dietoterapia
Profa. Esp. Kézia Souza Chaves da Cunha l Currículo Lattes
Estágio curricular supervisionado
Profa. Dra. Lívia Fernandes de Lima | Currículo Lattes
Bioestatistica
Profa. Ma. Luciane Mialich Scadelai | Currículo Lattes
Didática aplicada a saúde
Prof. Me. Luciano José Marafante | Currículo Lattes
Genética e Citologia
Prof. Me. Márcio Andreza dos Reis | Currículo Lattes
Sociologia e pensamento crítico, Filosófico, Sociológico e Antropológico II
Prof. Esp. Marcos Roberto Freitas | Currículo Lattes
Anatomia
Profa. Esp. Maria Aurora Piffer Cardozo | Currículo Lattes
Comunicação e expressão
Profa. Dra. Marilurdes Silva Farias | Currículo Lattes
Fundamentos de Enfermagem: Semiologia e Semiotécnica, Metodologia da Pesquisa e Enfermagem Obstetrica e Ginecologica
Profa. Esp. Marina Davoglio Zaniboni l Currículo Lattes
Estágio de práticas do cuidar I, II, III e IV
Profa. Esp. Maura Magda Cucolicchio Guedes Barreto | Currículo Lattes
Políticas de Saúde e Saúde da Família, Sistemas de Informação em Saúde, Vigilância em Saúde, Administração de Enfermagem na Rede Básica: Organização e Gestão
Profa. Ma. Patrícia Machado Domingues | Currículo Lattes
Psicologia aplicada a saúde
Profa. Ma. Paula Maria Nunes Moutinho Ricardo | Currículo Lattes
Fundamentos de Enfermagem: Semiologia e Semiotécnica, Metodologia da Pesquisa, História de Enfermagem, Enfermagem na Saúde da Mulher, Enfermagem na Saúde da Criança/Adolescente
Profa. Esp. Simone Silveira Papa Mello l Currículo Lattes
Coordenadora do Estágio de Práticas do Cuidar
Prof. Dr. Sinval Avelino dos Santos | Currículo Lattes
Introdução a saude mental e Enfermagem Psiquiatrica
Prof. Me. Valter Dantônio Júnior | Currículo Lattes
Bioquímica, Microbioliga e Imunologia, Farmacologia
Estágio Curricular Supervisionado
Completando a formação do aluno, o curso também contempla o Estágio Supervisionado, sendo que o aluno deverá realizar 800 horas de estágio em instituições de saúde, onde possam desenvolver atividades relacionadas à prática assistencial em saúde, solidificando o seu aprendizado ou adquirindo novos conhecimentos em situação real de desempenho profissional.
Previsto para os dois últimos semestres letivos, ocorre nas diversas unidades hospitalares, asilos, pronto socorro, Programa Saúde da Família e unidades básicas de saúde, sob a coordenação e participação do docente. Além da finalidade acadêmica, este estágio constitui-se em oportunidade de aproximação entre a academia e os serviços assistenciais, ajudando na sua atualização e reorganização.
Monografias
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um requisito curricular necessário para a obtenção da graduação no Bacharelado em Enfermagem e tem por objetivos básicos o desenvolvimento do discente no que concerne à aplicação e desenvolvimento dos conceitos e práticas adquiridos durante o curso, propiciar aos alunos as condições e as orientações necessárias para o levantamento e planejamento de estudos e pesquisas sobre o tema a ser desenvolvido, e favorecer a reflexão das atividades realizadas na prática.
Os objetivos gerais do TCC são: propiciar aos alunos as condições e orientações necessárias para o levantamento e planejamento de estudos e pesquisas sobre o tema a ser desenvolvido para o encaminhamento do TCC; favorecer ao aluno a reflexão das atividades realizadas na prática, tanto dos estágios quanto da sala de aula, comparadas às teorias já existentes sobre o assunto; orientar em todo o andamento do trabalho, na redação final, com o propósito de auxiliar o aluno na preparação da apresentação final do trabalho.
Para proporcionar o desenvolvimento científico e metodológico de um TCC, no 7º Semestre do Curso de Bacharelado em Enfermagem será oferecida a disciplina de Metodologia Científica, onde serão apresentadas as normas e as técnicas para a elaboração do trabalho científico. O trabalho é estruturado em Artigo Científico de acordo com o modelo construído pelo colegiado do Curso. No 8º Semestre da Estrutura Curricular, consta a disciplina de Monografia no qual o aluno sob supervisão do orientador deverá ser acompanhado para a formatação do trabalho e desenvolvimento do conteúdo teórico e científico proposto no Plano de Pesquisa. O trabalho desenvolvido e orientado será entregue na forma de Artigo Científico e apresentado em sessão pública e avaliado por uma banca examinadora.
Atividades Complementares visarão à formação integral do perfil do egresso, onde podemos ressaltar principalmente a capacidade de estudo independente, de responsabilidade social, pelo contato com o mercado de trabalho, contato com profissionais atuantes, experiência em ambientes de pesquisa, entre outros. Dessa forma, as Atividades Complementares de caráter científico, tecnológico e cultural, em forma teórica ou prática, que serão vivenciadas ao longo do curso têm por finalidade proporcionar o enriquecimento das experiências curriculares. Além disso, deverá ser estimulada como uma estratégia didática para garantir a interação teórico-prática.
Sendo assim, os alunos do Curso de Bacharelado em Enfermagem deverão cumprir carga horária mínima obrigatória de 100 horas em Atividades Complementares, que compreenderão: atividades de monitoria, de iniciação científica e de extensão, diretamente orientadas por membro do corpo docente da instituição, seminários, eventos científico-culturais, estudos curriculares, semanas de estudo, visitas técnicas, excursões didáticas e científicas, oficinas, simpósios, congressos, entre outras, de modo a propiciar vivências em algumas modalidades e experiências.
Uma das preocupações da Instituição é que os alunos dos cursos de graduação participem da implantação e da execução dos projetos de extensão. A Faculdade de Educação São Luís procura realizar suas atividades de extensão e pesquisa a partir de três fundamentos:
Projeto de extensão “Ambulatório de Diabetes”
Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaboticabal, o projeto de Extensão “Ambulatório de Diabetes” acontece na Unidade de Saúde da Mulher “Sebastiana Maria Alexandre Caldas”. A finalidade do projeto é prestar atendimento humanizado a pacientes portadores de Diabetes mellitus que fazem uso de insulina ou hipoglicemiantes orais visando o controle da doença e a prevenção de complicações a partir da promoção do autocuidado e do incentivo às mudanças de estilo de vida.
Como atividades desenvolvidas, os alunos participantes do projeto conduzem consultas de enfermagem, entrega de insumos para diabetes (como tiras reagentes para medida de glicemia capilar, lancetas e seringas com agulha acoplada para aplicação de insulina), medida de glicemia capilar (glicosimetria) e orientações de promoção à saúde. O acesso ao Ambulatório de Diabetes é aberto a toda população do município de Jaboticabal.
Professor Orientador: Maura Magda Guedes Barreto
Para mais informações ligue para: (16) 3209 1800 ou mande um e-mail para: enfermagem@saoluis.br
Plano de Ação da Coordenação do Curso de Enfermagem
Links úteis:
•SciELO - https://scielo.org/
•Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde - https://bvsalud.org/
•Portal de Periódicos CAPES/MEC - https://www.periodicos.capes.gov.br/