A Graduação em Geografia se propõe a estudar a Terra, sua geografia física, como o clima, o relevo e a vegetação, assim como estudar a relação do homem com o meio.
O curso da Faculdade São Luís se propõe a formar os alunos para atuarem no magistério público ou particular, fazendo deles profissionais em Geografia capazes a trabalhar com a criação das ONGs e órgãos governamentais de planejamento e desenvolvimento, e, continuando os estudos, prestar assessoria e consultoria a empresas que necessitem de estudos geoeconômicos e de relatórios sobre impacto ambiental e áreas de manejo ecológico. Os profissionais formados na São Luís
Os princípios pedagógicos de identidade, diversidade e autonomia, interdisciplinaridade, contextualização e flexibilidade, neste Curso, estão sendo levados em consideração, tendo em vista a realidade regional e o perfil profissional que se pretende formar. Quanto à interdisciplinaridade, por exemplo, o currículo do Curso vai além da mera justaposição de disciplinas; elas se apresentam didaticamente solidárias, permitindo a integração de conhecimentos, competências e valores que permitirão o exercício de cidadania do profissional e a sua inserção flexível no mercado de trabalho. Os conhecimentos se enquadram, ainda, dentro de uma contextualização em que a prática ou experiência do aluno se coaduna com o significado das teorias transmitidas. A flexibilidade da proposta curricular, tal como consta dos objetivos do Curso, será uma alternativa para a adequação e ajuste às flutuações e necessidades do mercado de trabalho, possibilitando ao aluno seu acesso às Escolas públicas e privadas da região.
O Curso de Geografia da Faculdade São Luís se propõe a formar alunos (as) para atuarem no magistério público ou particular, como professores PEB II de Geografia. O Curso capacita também para outras funções por meio de concursos públicos para atuarem em órgãos governamentais, como IBAMA, Polícia Ambiental, IBGE, etc., assim como em empresas particulares na área de planejamento e desenvolvimento ambiental. Atualmente, o profissional de Geografia encontra um leque de opções no mercado de trabalho, o que lhe torna singular. Nosso Curso é o único particular na região de Ribeirão Preto e há uma demanda no magistério de professores de Geografia, portanto, esse (a) profissional encontrará com maior facilidade vaga no mercado de trabalho.
Introdução à Ciência Geográfica I: 80h
Geografia Humana: 80h
Elementos de Geologia: 80h
Métodos e Técnicas de Pesquisa: 40h
Geomorfologia: 80h
Sociologia: 40h
TOTAL: 400h
Introdução à Ciência Geográfica II: 80h
Cartografia I: 80h
Psicologia da Educação: 40h
Geografia da População: 80h
Técnicas Estatísticas Aplicadas à Geografia: 80h
TOTAL: 360h
Atividades Científicas e Culturais: 40h
Geografia do Brasil I: 80h
Cartografia II: 80h
Recursos Hídricos e Meio Ambiente: 40h
Geografia Agrária: 80h
Filosofia e Ética na Educação: 40h
Políticas Educacionais do Ensino Fundamental e Médio: 40h
TOTAL: 360h
Estágio Supervisionado: 100h
Atividades Científicas e Culturais: 40
Geografia Urbana: 80h
Climatologia: 80h
Geografia do Brasil II: 40h
Didática: 80h
Antropologia: 40h
Biogeografia: 40h
TOTAL: 360h
Estágio Supervisionado: 100h
Atividades Científicas e Culturais: 40h
Geografia Regional I: 80h
Geografia da Indústria: 80h
Cidadania e Educação Inclusiva: 40h
Prática de Ensino de Geografia I: 80h
Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento: 80h
TOTAL: 360h
Estágio Supervisionado: 100h
Atividades Científicas e Culturais: 40h
Geografia Regional II: 80h
Geografia do Comércio e Circulação: 80h
Prática de Ensino de Geografia II: 80h
Legislação e Planejamento Ambiental: 80h
LIBRAS: 40h
TOTAL: 360h
Estágio Curricular Supervisionado: 100h
Atividades Científicas e Culturais: 40h
1o Semestre: 400h
2o Semestre: 360h
3o Semestre: 360h
4o Semestre: 360h
5o Semestre: 360h
6o Semestre: 360h
TOTAL: 2200h
Estágio: 2600h
Atividades Científico-Culturais: 2800h
Profa. Dra. Adriana da Silva Turquetti: Formação - Ciências Sociais
Prof. Me. Baltazar Fernandes Garcia Filho: Formação - Geografia
Prof. Dr. Carlos Eduardo Mangili: Formação - Geografia e Filosofia
Prof. Esp. Eduardo José Chioda: Formação - Geografia
Profa. Esp. Isabel Cristina C. da Fonseca Heck: Formação - Pedagogia e Educação Artística
Prof. Me Leandro Alcasar: Formação: Geografia, História e Pedagogia
Prof. Me. Milton Carneiro Junior: Formação - História
Prof. Esp. Rafael da Silva Afonso: Formação - Filosofia
Profa. Ma. Rosane Teresinha Petroróssi de Figueiredo: Formação - Geografia e História
As propostas pedagógicas do curso de Geografia demonstram, tanto no ensino, como nas atividades pedagógicas, a formação de profissionais críticos e éticos para o mercado de trabalho, capazes de contribuir para o desenvolvimento social e para o bem comum na medida de suas habilidades e competências. Esta preocupação está em consonância com a missão da IES de produzir e difundir o conhecimento, em consonância com os objetivos maiores de uma sociedade menos injusta, mais humana e solidária.
Da mesma forma, ela também tem a clara preocupação com a preparação de um profissional capaz de suprir as demandas sociais específicas no seu campo de trabalho, como o magistério no Ensino Fundamental e Ensino Médio. O egresso deverá ser capaz de identificar obstáculos didáticos, atuando em situações variadas, para as quais deverá responder adequadamente e fazer intervenções produtivas.
O licenciado em Geografia estará capacitado ao exercício profissional em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento geográfico e das práticas essenciais de sua produção e difusão, para que possa desempenhar, com competência, a tarefa como docente. Deverá, para tanto, ter pleno conhecimento dos PCNs para Ensino Fundamental e Médio em Geografia, estando capacitado à adequação da teoria com o mundo real e relacionando o aprendizado no curso superior com a prática em sala de aula, sendo capaz de aplicar de forma crítica o conhecimento Geográfico a outras disciplinas, proporcionando um aprendizado interdisciplinar. Sob esta perspectiva, o formando deverá, além de conhecer o conteúdo básico do conhecimento geográfico a ser ministrado, saber lidar com este conhecimento dentro da perspectiva dos temas transversais. É fundamental também que o professor de Geografia tenha consciência da diferença existente entre a ciência acadêmica e a Geografia escolar, seus diferentes objetivos e métodos.
O professor e a professora de geografia estarão capacitados a compreender e analisar as estruturações espaciais em suas diversas formas, quer em ambientes naturais, quer em ambientes construídos pelo homem, interferindo criticamente em suas realidades, podendo também realizar estudos sobre as características físicas e climáticas do meio ambiente. Dessa forma, a Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal se preocupa em formar profissionais capacitados para contribuírem para uma melhor qualidade do meio ambiente, questão crucial nos dias de hoje, e preparados para contribuir com a melhoria das condições de vida das populações.
Este profissional, em sua atuação como docente, deverá estar capacitado para trabalhar com seus alunos, metodicamente, a produção do conhecimento geográfico, preparando nos níveis Fundamental e Médio a capacidade crítica que se pretende do cidadão futuro.
Dessa maneira, formamos profissionais competentes e cidadãos conscientes, portanto, capazes de vincular a análise e a reflexão crítica, o que ultrapassa a mera repetição de manuais, distanciando-se da postura reprodutora do conhecimento, para garantir um salto qualitativo desenvolve, estudar a distribuição das populações e das atividades humanas, a estrutura econômica e a organização social e política em determinadas áreas e países. Além disso, os formandos poderão desempenhar funções de assessoria educacional na área de Geografia no ensino ministrado nos ciclos que antecedem a formação superior.
Para mais informações ligue para: (16) 3209 1800