O curso de História estuda o passado da humanidade em todos os âmbitos: econômicos, sociais, culturais, eventos impactantes, etc. O estudante aprende a interpretar o mundo atual, baseando-se nos impactos de acontecimentos do passado.
O curso de História de nossa Instituição objetiva o desenvolvimento das seguintes habilidades e competências do educando: O domínio das diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas. A problematização, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço. O conhecimento das interpretações propostas pelas principais escolas historiográficas, de modo a distinguir diferentes narrativas, metodologias e teorias. E o tramite pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento, sendo capaz de demarcar seus campos específicos e, sobretudo, de qualificar o que é próprio do conhecimento histórico.
A flexibilidade da proposta curricular, tal como consta dos objetivos do Curso, será uma alternativa para a adequação e ajuste às flutuações e necessidades do mercado de trabalho, possibilitando ao aluno seu acesso às Escolas públicas e privadas da região.
O Licenciado em História pode atuar como professor em escolas do Ensino Fundamental e Médio, e, escolhendo dedicar-se a uma Pós-Graduação, pode atuar em Museus, Casas de Cultura, Arquivos, Instituições de Pesquisa, prestar consultoria, entre outras atividades correlacionadas.
Os princípios pedagógicos de identidade, diversidade e autonomia, interdisciplinaridade, contextualização e flexibilidade, neste Curso, estão sendo levados em consideração, tendo em vista a realidade regional e o perfil profissional que se pretende formar. Quanto à interdisciplinaridade, por exemplo, o currículo do Curso vai além da mera justaposição de disciplinas; elas se apresentam didaticamente solidárias, permitindo a integração de conhecimentos, competências e valores que permitirão o exercício de cidadania do profissional e a sua inserção flexível no mercado de trabalho.
História do Brasil I: 80h
História Antiga I: 80h
História Medieval I: 80h
Métodos e Técnicas de Pesquisa: 40h
Sociologia: 40h
Antropologia: 40h
História da América I: 40h
TOTAL: 400h
História do Brasil II: 80h
História Antiga II: 80h
História Medieval II: 80h
História da América II: 80h
Psicologia da Educação: 40h
AACC: 40h
TOTAL: 400h
História do Brasil III: 80h
História Moderna I: 40h
Filosofia: 40h
História e Cultura Africana e Afro-brasileira: 80h
Políticas Educacionais do Ensino Fundamental e Ensino Médio: 40h
Metodologia da História: 80h
Estágio Supervisionado em Escolas de Ensino Fundamental: 150h
AACC: 40h
TOTAL: 550h
História do Brasil IV: 80h
História Moderna II: 80h
História da Arte: 40h
Ciência Política: 40h
Didática: 80h
Educação das relações Étnico-raciais: 40h
Estágio Supervisionado em Escolas de Ensino Médio: 75h
AACC: 40h
TOTAL: 475h
História do Brasil V: 80h
História, memória e Fundamentos de Arquivologia e Museologia: 80h
História Contemporânea I: 80h
Prática de Ensino de História I: 80h
Cidadania e Educação Inclusiva: 40h
Estágio Supervisionado em Instituições com Acervo: 100h
AACC: 40h
TOTAL: 500h
História do Brasil VI: 80h
História Contemporânea II: 80h
Prática de Ensino de História II: 80h
LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais: 40h
Conflitos do Mundo Contemporâneo: 80h
Estágio Supervisionado em Escolas de Ensino Médio: 75h
AACC: 40h
TOTAL: 475h
Total de carga horária de componentes curriculares: 2200h
Estágio: 400h
Atividades Científicas e Culturais: 200h
Total: 2800h
Liamar Izilda Tuon
Mestre em História – UNESP – Franca/SP.Graduada em História – Faculdades Barão de Mauá – Ribeirão Preto/SP
Disciplinas:
· História do Brasil I - 80h
· História do Brasil II - 80h
· Metodologia da História - 80h
· História, memória e fundamentos de museologia e arquivologia - 80h
· História da Arte - 80h
· Prática de Ensino de História II – 80h
Milton Carneiro Junior
Mestre em História – UNESP – Franca/SP. Graduado em História – Faculdades Barão de Mauá – Ribeirão Preto/SP
Disciplinas:
· História Antiga I - 80h
· Métodos e Técnicas de Pesquisa - 40h
· História Antiga II - 80h
· História do Brasil III - 80h
· História do Brasil IV - 80h
· História do Brasil V - 80h
· Prática de Ensino de História I - 80h
· História do Brasil VI - 80h
· Conflitos do mundo contemporâneo - 80h
Márcio Andreza dos Reis
Mestre em História – UNESP – Franca/SP. Graduado em História – UNESP – Franca/SP
Disciplinas:
· História Medieval I - 80h
· História Medieval II - 80h
· História e cultura africana e afro-brasileira - 80h
· História Moderna I - 80h
· História da América I - 80h
· História da América II - 80h
· História Moderna II - 80h
· História Contemporânea I - 80h
· História Contemporânea II - 80h
Daniela Ramos de Lima
Graduada em Educação Artística, Habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Bauru). Mestra em Imagem e Som - UFSCar. Especialista em Docência do Ensino Superior – Faculdade de Educação São Luís – Jaboticabal/SP.
Disciplinas:
· História da Arte - 80h
Marilaine Bonafim
Especialista em Psicopedagogia – Fac. de Educação São Luís – Jaboticabal/SP. Graduada em Pedagogia - Faculdade de Educação São Luís – Jaboticabal/SP.
Disciplinas:
· Psicologia - 80h
· Didática - 80h
· Políticas Educacionais e Estrutura e Funcionamento de Ensino Fundamental e Médio - 80h
Isabel Cristina Cisneros da Fonseca Heck
Especialista em Educação Especial – Faculdade de Educação São Luís – Jaboticabal/SP. Graduação em Pedagogia - Faculdade de Educação São Luís – Jaboticabal/SP
Disciplinas:
· LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais - 80h
Rafaella Berto Pucca
Mestre em Letras com Área de Concentração em Estudos Culturais - UNESP– Araraquara/SP. Graduada em Ciências Sociais – UNESP – Araraquara/SP. Graduada em Letras – Faculdade de Educação São Luís – Jaboticabal/SP.
Disciplinas:
· Sociologia - 40h
· Ciência Política - 40h
Marisa Cleonice Lamas
Especialista em Metodologia do Ensino de História – Faculdade de Educação São Luís – Jaboticabal/SP. Graduado em Ciências Sociais – UNESP – Araraquara/SP
Disciplinas:
· Filosofia - 80h
· Antropologia - 40h
O perfil do estudante de história costuma ser o de pessoas muito interessadas na sociedade, nos acontecimentos, e, principalmente, em estudos. São pessoas que gostam muito de ler. No caso da Licenciatura em História, deve-se também ser uma pessoa comunicativa, com vontade de transmitir seus conhecimentos. É importante que o futuro profissional se mantenha atualizado nos acontecimentos presentes, para traçar uma relação com a história.
O curso da São Luís mantém o CEDOC - Centro de Memória da Faculdade São Luís, projeto que organiza a memória institucional da Faculdade, contando com fotos, jornais, revistas, e documentos referentes às atividades e aos eventos promovidos pela Instituição. Os alunos aprendem a organizar os materiais, higienizá-los, entre outras funções relacionadas.
Para tirar suas dúvidas ligue para: (16) 32091800