O curso de Licenciatura em Matemática é uma graduação importante em um mundo com grandes mudanças econômicas e culturais. O aluno desenvolverá seu raciocínio lógico e será instruído na teoria e na prática sobre as técnicas matemáticas, o mundo dos cálculos e números que fazem a diferença em qualquer área da vida. Durante o curso também será capacitado a atuar no ensino, aprendendo a aplicação pedagógica da matemática.
O principal objetivo do curso de Licenciatura em Matemática é formar docentes dessa disciplina para atuarem no ensino médio e fundamental. Pretende-se fornecer uma visão abrangente do papel do educador, capacitando o educando para trabalhar em equipes multidisciplinares.
O profissional pode atuar nos Ensinos Fundamental e Médio como professor de matemática, bem como continuar seus estudos em pós-graduação em áreas afins. Pode ainda atuar em outras áreas do conhecimento, seja em pesquisa ou atuações aplicadas. É possível ainda atuar como professor em cursinhos preparatórios para vestibulares ou em cursos profissionalizantes.
As semanas de estudos do curso de Matemática ocorrem anualmente e têm como finalidade apresentar discussões sobre temas atuais, que fazem referência ao processo ensino-aprendizagem na educação matemática. Em sua maioria, essas semanas são compostas por palestras direcionadas à área e também por mini cursos, propostos pelos discentes do curso. Procura-se atender as necessidades do cursista que tornar-se-á um futuro docente que precisa preparar-se para atuar no cenário da educação brasileira, além de atender as necessidades do alunado e da escola, as quais irão se inserir.
>Cálculo Diferencial e Integral I: 80h
>Fundamentos da Matemática I: 80h
>Geometria Analítica I: 80h
>Geometria Plana: 80h
>Métodos e Técnicas de Pesquisa: 40h
>Informática: 40h
>TOTAL: 400h
>Cálculo Diferencial e Integral II: 80h
>Física I: 80h
>Fundamentos de Matemática II: 80h
>Geometria Analítica II: 80h
>Informática na Educação Matemática: 40h
>Português Instrumental: 40h
>Atividades Científicas e Culturais: 40h
>TOTAL: 440h
>Álgebra Linear: 80h
>Cálculo Diferencial e Integral III: 80h
>Física II: 80h
>Geometria Espacial: 80h
>Psicologia da Educação: 40h
>Atividades Científicas e Culturais: 40h
>Estágio Curricular Supervisionado I: 100h
>TOTAL: 500h
>Cálculo Numérico: aspectos teóricos e computacionais: 80h
>Estruturas Algébricas: 80h
>Equações Diferenciais Ordinárias: 80h
>Física III: 80h
>Didática: 40h
>História da Matemática: 40h
>Atividades Científicas e Culturais: 40h
>Estágio Curricular Supervisionado II: 100h
>TOTAL: 540h
>Análise Matemática: 80h
>Estatística I: 80h
>Introdução à Programação I: 80h
>Informática no Acompanhamento Educacional: 40h
>Metodologia do Ensino da Matemática: 40h
>Lógica Matemática: 40h
>Atividades Científicas e Culturais: 40h
>Estágio Curricular Supervisionado III: 100h
>TOTAL: 500h
>Trabalho de Conclusão de Curso: 40h
>Introdução à Programação II: 40h
>Políticas Educacionais e Estrutura do Ensino Fundamental e Médio: 40h
>Filosofia e Educação Matemática: 40h
>Matemática Financeira: 40h
>Estatística II: 80h
>Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): 40h
>Atividades Científicas e Culturais: 40h
>Estágio Curricular Supervisionado IV: 100h
>TOTAL: 460h
Conteúdo Curricular de Natureza Acadêmica: 1840h
Prática como Componente Curricular: 400h
Atividades Científicas e Culturais: 200h
Estágio Curricular Supervisionado: 400h
Total: 2840h
Profa. Esp. Marcia Armenini: Políticas Educacionais
Prof. Everton Cortez Rosado: Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Numérico,História da Matemática
Profa. Esp. Caroline Andrioli Raymundo: Fundamentos da Matemática e Estatística
Profa. Esp. Joselma Tarrafil de Souza: Geometria Analítica,Plana e Espacial e Física
Prof. Me.José Rafael Pereira: Álgebra Linear, Estruturas Algébricas, Matemática Financeira, Equações Diferenciais e Ordinárias e Membro do NDE
Profa. Esp. Maria Isabel Heck: Libras
Profa. Ma. Luciane Mialick Scadelai: Psicologia da Educação e Membro do NDE
Prof. Esp. Emerson Rodrigo Camargo: Filosofia da Educação
Prof. Esp. Rafael Fernandes Ribeiro: Física
Profa. Dra. Roseli Batista de Camargo: Português Instrumental
Prof. Esp. Thiago Henrique Caraski: Informática no acompanhamento Escolar,Linguagem de Programação I e II e Informática Básica
SUPERVISORA DE ESTÁGIO E ATIVIDADES CIENTÍFICAS E CULTURAIS
Profa. Dra. Luciana Maura Aquaroni Geraldi
Professora e Coordenadora do curso Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática da ETEC Dr. Adail Nunes da Silva
Docente do ITES - Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior
Docente e Coordenadora dos cursos de Licenciatura em Matemática e Engenharia de Produção da Faculdade de Educação São Luís
Horário de atendimento:
Segunda-feira das 19h00 às 22h00
Terça-feira das 19h00 às 21h00
Gostar da disciplina é a primeira característica do perfil do estudante de Matemática. Saber aplicar as fórmulas, teoremas, resolução de problemas, é algo que será aprendido ao longo do curso, mas gostar de lidar com números é essencial. No caso da Licenciatura, também é preciso que goste de trabalhar em conjunto e do contato com as pessoas.
O Curso de Matemática da Faculdade de Educação São Luís e sua Matemoteca
É um espaço a qual pode-se utilizar recursos como jogos, materiais concretos, recursos visuais, entre outros, que contribuem para o desenvolvimento das diferentes maneiras de pensar, ligadas ao raciocínio lógico e à capacidade em resolver problemas de qualquer natureza. Esse local priviegiado permite que o aluno do curso de Matemática, ao longo do processo ensino aprendizagem da educação matemática, possa ser capaz de:
· Reconhecer a Matemática como instrumento para ampliar conhecimentos;
· Utilizar, com eficácia, os conhecimentos matemáticos nas situações do dia-a-dia, como forma de integração com seu meio;
· Usar estruturas de pensamento que sejam suporte para o conhecimento da própria Matemática e de outras ciências;
· Valorizar o raciocínio abstrato e a linguagem simbólica como fonte de interpretação de situações reais;
· Explorar, com autonomia a criatividade, o raciocínio abstrato intuitivo, analógico e lógico/demonstrativo;
· Ampliar a visão espacial e a percepção das relações de tempo e espaço;
· Perceber-se como agente de sua própria aprendizagem.
A todos os alunos que criaram os primeiros jogos para compor a Matemoteca gostaríamos de agradecer por tal empenho e dinamismo. Ao colegiado do curso, juntamente com a Coordenação também queremos desejar que esse espaço seja muito utilizado no ambiente do processo ensino aprendizagem da educação matemática, e que, muitos frutos sejam colhidos dessa idealização. Esperamos ainda, que nosso espaço possa ser utilizado para que novas técnicas de aprendizado da matemática sejam transmitidas aos alunos de forma motivadora e prazerosa.
Coordenação e docentes do curso de matemática.
Para mais informações ligue para: (16) 3209 1800 ou mande um e-mail para: luciavasques@saoluis.br