A Psicologia trata de compreender o ser humano em sua subjetividade como uma unidade biopsicossocial, produzindo um conhecimento que atenda ao seu cotidiano e à sua realidade sócio histórica e que permita uma intervenção efetiva, entre outros aspectos, em sua rede de relações sociais. Como prática, a Psicologia, em síntese, visa à prevenção e promoção da saúde do homem e das instituições nas quais estão inseridos, entendendo a saúde como requisito básico para a adaptação transformadora do homem ao seu meio e contexto social. A Psicologia como ciência e profissão descreve o que é observado, enfoca o indivíduo em sua singularidade, e vai além buscando uma dimensão capaz de apreender o indivíduo como um ser concreto, manifestação de uma totalidade histórico-social.
O curso visa assegurar a Formação de Psicólogos respeitando as exigências, contidas na Resolução n° 5 de 15 de março de 2011, instituída pelo Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior, que versa sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Graduação em Psicologia no que concernem seus princípios e compromissos. Os objetivos específicos, em consonância com as DCNs, são:
Em se tratando do amplo domínio da prática do psicólogo, nota-se a crescente inserção da psicologia na sociedade e a ampliação do mercado de trabalho para o psicólogo, portanto a formação do profissional de Psicologia possibilita atuar:
Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade de Educação São Luís (FESL) se baseia no princípio de que pesquisar e ensinar não podem ser dissociados. A proposta do curso de Psicologia dessa IES acompanha as tendências do mercado de trabalho e propõe preparar melhor o aluno para a vida profissional e para a pesquisa por meio do incentivo à iniciação científica, além de um continuo investimento no corpo docente do curso. Constrói-se assim, um diferencial na formação de novos profissionais psicólogos
Desse modo, trata do desenvolvimento dos conteúdos específicos paralelamente ao estímulo à curiosidade, ao questionamento, à percepção e aos limites das teorias científicas existentes, à reflexão crítica, ao desenvolvimento do raciocínio, capacidade de análise à discriminação de problemas relevantes, à busca contínua do conhecimento e de sua construção, à capacidade de contribuir em trabalhos em equipes à percepção da realidade e ao comprometimento com a sociedade em que se vive. Por fim, garantindo a formação de profissionais com ética, autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atenção e da qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades.
PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA 2024/1
A matriz curricular está organizada com 4.874h/aulas, com período de Integralização de 5 (cinco) anos. A Matriz Curricular atende as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), oferecendo a formação em duas ênfases: ênfase 1: promoção da saúde e processos clínicos e ênfase 2 processos educativos e psicossociais. Também conforme as DCNs o currículo abrange uma sequência de disciplinas e atividades ordenadas, por matrículas semestrais, em uma seriação adequada aos componentes do plano do curso: Formação Humana, Formação para o Mercado e Formação Profissional. As disciplinas são hierarquizadas em períodos semestrais, seguindo o planejamento indicado para a progressiva formação profissional em Psicologia.
Acesse abaixo a MATRIZ CURRICULAR do curso.
Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
Profa. Dra. Fabiana Cristina de Souza Stesse
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Mestre e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Profa. Esp. Isabel Cristina C. F. Heck
Graduada em Educação Artística e Desenho e em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). Especialista em Psicopedagogia e Psicopedagogia Clínica pela Faculdade de Educação São Luís (FESL).
Prof. Dr. José Renato Gatto Junior
Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, Mestre e Doutor em Ciência, Área - enfermagem psiquiátrica, pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.
Profa. Esp. Joselma Tarrafil de Souza
Graduada em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL). Especialista em Direito Educacional e especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL).
Profa. Me. Karine Ribeiro Assunção
Graduada em Psicologia e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Profa. Me. Liamar Izilda Tuon
Graduada em História pela Faculdade Barão de Mauá. Mestre em História pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
Profa. Dra. Ligia De Grandi
Graduada em Letras pela Faculdade de Educação São Luís, Mestre e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
Prof. Me. José Ângelo Fiorot Junior
Graduado em Química e Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário UNIFAFIB, Mestre Programa de Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara (UNIARA) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de Bauru.
Profa. Me. Juliana Ferreira Pinto Rocha
Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara e Mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Prof. Me. Marcelo Martins Laffranchi
Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Marília e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
Prof. Esp. Marcos Roberto Freitas
Graduado em Fisioterapia Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Medicina Tradicional Chinesa Acupuntura e Fitoterapia pelo IBEHE - Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos
Profa. Dra. Natália Michelato Silva
Graduada em Psicologia pela Universidade de Franca (UNIFRAN), Mestre e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).
Profa. Me. Patrícia Domingues Machado
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – Ribeirão Preto (USP).
Profa. Dra. Valeria Aparecida Chechia
Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC) de Bauru, Mestre e Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – Ribeirão Preto (USP).
Os estágios se dividem entre as práticas de estágio básico e específicos. Os estágios básicos têm como objetivo assegurar o Núcleo Comum de competências, permitem a atuação profissional e inserção do aluno em diferentes contextos de saúde, institucionais e sociais, de forma articulada com profissionais de áreas afins. Já os estágios específicos têm a finalidade de assegurar o aprofundamento nas ênfases.
Os estágios curriculares serão realizados em Instituições públicas ou privadas da cidade de Jaboticabal e região conveniadas com a IES e que atendam aos requisitos legais do PPC, da Lei de Estágio e do regulamento de estágio do curso, e o Estágio em Clínica deverá ser realizado obrigatoriamente no Serviço Escola da FESL.
O TCC é componente curricular obrigatório do Curso de Graduação em Psicologia e tem como parâmetro a missão institucional da Faculdade de Educação São Luís com o desenvolvimento teórico-cientifico do egresso. >O aluno deverá elaborar um trabalho de conclusão de curso sob orientação docente. Portanto, o trabalho de conclusão de curso (TCC) é um requisito básico para a formação do discente.
Tem como finalidade introduzir o formando no campo da pesquisa, possibilitando o aprofundamento em área específica de seu interesse profissional ligado à sua prática de estágio específico. Com as disciplinas de Metodologia Científica e Bioestatística, o aluno faz suas primeiras reflexões sobre a ciência, tendo o contato com as normas e o instrumental necessário à realização de trabalhos de natureza científica. Na disciplina de Pesquisa em Psicologia, acontecerá o desenvolvimento do conhecimento em Pesquisa e na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, II e II a concretização do trabalho de conclusão.
O TCC consiste em um trabalho individual ou em dupla no qual o aluno deverá aplicar o conhecimento apreendido e desenvolvido ao longo do curso e no estudo de caso concreto acompanhado em estágio devendo relacionar-se a uma das seguintes áreas de estágio I – Promoção da Saúde; II – Processos Educativos; III – Processos Clínicos e Saúde e IV – Processos Clínicos e Psicoterapia. A forma pela qual se revestirá o TCC deverá ser definida de acordo com o estudo de caso em uma das áreas de estágio investigado e os objetivos da pesquisa proposta. São formas possíveis de TCC: I – Estudo de Caso ou Artigo Científico. O TCC será acompanhado, independentemente da forma escolhida, de seu projeto.
As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extracurriculares obrigatórias, que devem ser cumpridas pelos discentes ao longo do período de realização dos cursos. O objetivo principal das atividades complementares oferecidas para o Curso de Psicologia é diversificar e enriquecer a formação dos alunos de graduação, através de sua participação em diversas atividades complementares às suas habilidades e competências.
Os alunos do Curso de Bacharelado em Psicologia deverão cumprir carga horária mínima obrigatória de 200 horas em Atividades Complementares, que compreenderão: atividades de monitoria, de iniciação científica e de extensão, diretamente orientadas por membro do corpo docente da instituição, seminários, eventos científico-culturais, estudos curriculares, semanas de estudo, visitas técnicas, excursões didáticas e científicas, oficinas, simpósios, congressos, entre outras, de modo a propiciar vivências em algumas modalidades e experiências. Ao final do curso, será emitido um certificado onde estará computada a carga horária total das atividades complementares que constará no histórico escolar do aluno.
► Profissional com conhecimento e reconhecimento da diversidade da ciência psicológica para compreensão do ser humano que permitam a interlocução com campos de conhecimento possibilitando a apreensão e multideterminação do fenômeno psicológico;
► Ter capacidade para construir e desenvolver conhecimento científico em Psicologia por meio dos Fundamentos teórico-metodológicos que garantam a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Psicologia;
► Ser apto a realizar procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, com domínio dos instrumentos e das estratégias de avaliação e de intervenção, com capacidade para selecionar, avaliar e adequar aos problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional para realizar intervenções psicológicas no âmbito da saúde, da educação, organizacional e social;
► Ser capaz de compreender os múltiplos referenciais que sustentam o conhecimento do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
► Saber demarcar a natureza e a especificidade do fenômeno psicológico e percebê-lo em sua interação com as áreas afins;
► Capaz de atuar em diferentes contextos, com habilidade para lidar com os desafios postos pela prática profissional considerando as questões emergentes no âmbito regional e nacional e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades agindo em conformidade com os princípios éticos nas relações com os clientes, usuários, colegas e profissionais de áreas afins.