As aulas da São Luís estão chegando! E você, caro aluno novo, está ansioso? O período mais especial da sua vida está prestes a começar: novas amizades, nova rotina, e conhecimentos que vão ser o norte da sua vida profissional! Tanta novidade pode te deixar um pouco inseguro. Então resolvemos te ajudar nesse processo de mudanças aqui neste texto! Por dentro da São Luís: é hora de conhecer todos os setores da Faculdade para não ficar perdidão no seu primeiro dia de aula!
Então, vamos lá! O primeiro local que você precisa conhecer é a cantina! Brincadeira. Vamos começar falando da CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ALUNO. Aqui é onde a maior agitação acontece. E quais as principais funções da Central?
Contatos: atendimento@saoluis.br | (16) 3209-1851 / (16) 3209-1800
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos Sábados das 8h às 12h.
DEPARTAMENTO DE PROJETOS EDUCACIONAIS
Aqui é o lugar que oferece assistência aos alunos que possuem projetos como Prouni, FIES, PRAVALER e Escola da Família, por exemplo.
Contato: projetoseducacionais@saoluis.br | (16) 3209-1800, opção 2.
Horário de Funcionamento: segunda à quinta, das 12h às 22h, e sexta das 13h às 22h.
FINANCEIRO
Principais Funções:
Contatos: cobranca@saoluis.br | 16 3209-1800, opção 5.
Horário de funcionamento: segunda à quinta, das 12h às 22h, e sexta, das 13h às 22h.
COORDENAÇÃO DE CURSOS
Você pode procurar este Setor quando precisar de qualquer orientação de seu coordenador em relação ao curso, como por exemplo: grade curricular, carga horária, justificativas de ausência, sugestões e reclamações sobre o curso, informações sobre notas e faltas e sobre estágio.
OUVIDORIA
A Ouvidoria da Faculdade de Educação São Luís trabalha de forma personalizada, autônoma e imparcial. É um setor que recebe sugestões, comentários, dúvidas ou qualquer informação relacionada à FESL, encaminhando as observações imediatamente aos setores competentes. Todas as suas funções são:
CENTRO DE APOIO PSICOLÓGICO E EDUCACIONAL AO DISCENTE – CAPE
A Faculdade desenvolve o apoio aos alunos por meio do CAPE (Centro de Apoio Psicológico e Educacional). Este centro de atendimento especializado atende a alunos matriculados em todos os cursos da Instituição, e acompanha-os frente aos problemas formais da educação: o sucesso e o insucesso acadêmico. Seu objetivo é buscar uma forma de pensar e, quem sabe, conhecer algo muito importante na pessoa do aluno: o seu envolvimento no contexto universitário. Também, propõe que os alunos possam tomar contato com os problemas reais da vida acadêmica, e oferece-lhes, em primeiro lugar, recursos que os ajudem no desempenho de sua atividade educativa; e, em segundo, a compreensão da intersubjetividade entre aluno-professor-disciplina, em situação escolar que resulta de um complexo conjunto de influências psicológicas, sociais, formais e informais.
Horários de atendimento*: às quartas-feiras, das 21h às 22h, e às quintas-feiras, das 19h às 21h.
*Os horários podem sofrer alterações. Consulte a Central de Atendimento.
BIBLIOTECA
Um dos espaços mais valorizados da Faculdade, a Biblioteca conta com ambiente físico e virtual com grande acervo atualizado para estudos e pesquisas em todas as disciplinas. Também possui, em seu piso superior, salas de reuniões para discussão em grupo.
Horário de funcionamento: de segunda à quinta-feira, das 12h30 às 22h30.
PORTAL DO ALUNO
No Portal do Aluno é possível ter acesso a tudo que é necessário para acompanhar e administrar a vida acadêmica. O acesso é feito através do link: https://www.saoluis.br/portal-do-aluno
PROTOCOLO ONLINE
O protocolo online é a área onde, tanto alunos como ex-alunos, podem ter acesso a informações como: dados cadastrais, extrato de notas e faltas, histórico comparativo, histórico financeiro, boletos, contratos, entre muitas outras funções e ferramentas que auxiliam na administração da vida acadêmica e financeira do aluno.
É através do protocolo online que os alunos e ex-alunos podem fazer solicitações de documentos tais como: declarações de matrícula e de frequência, histórico escolar, 2ª via de certificado de conclusão, certificados de atividades complementares e cartão de identificação de estudante.
Agora você já conhece os principais locais da Faculdade e pode se sentir à vontade! Sugerimos que na sua primeira semana ande por aí, conheça a Instituição, visite a biblioteca e se familiarize. A Central de Atendimento está sempre pronta para tirar qualquer dúvida!
Sejam bem-vindos e um semestre produtivo para todos!