Após 9 anos de estudo, muitas barreiras superadas e sobretudo a amizade, admiração e respeito de seus colegas e professores, Janaína se formou contando com todo o apoio e acessibilidade para realizar tal feito.
‘’Receber o diploma ser um sonho da vida – de realizar e continuar aprendendo sempre. Eu quero poder ajudar outras pessoas como eu a acreditar que elas podem continuar a viver’’.
Janaína ingressou no Curso de Pedagogia em 2016, como bolsista, encaminhada pela Instituição Olhos d’alma. A Faculdade São Luís, através do Curso de Pedagogia ofereceu à Janaína o acompanhamento de uma Guia Intérprete, que esteve ao seu lado mediando toda a comunicação que foi realizada através da Língua de Sinais e Libras Tátil, além dos trabalhos acadêmicos que eram entregues em braile. A interação nesse processo era mediada pela guia intérprete que também proporcionou-lhe o treinamento em Orientação e Mobilidade para que Janaína Fizesse uso dos espaços da Faculdade: como a ida até o banheiro sozinha, exercitando a autonomia, além do acesso à Cantina, Biblioteca e Salas de aula.
A Escolha de Janaína para o Curso de Pedagogia sua sensibilidade em perceber que, ao longo de sua vida foi esse profissional – o professor, o profissional com quem ela teve mais contato direto: ‘’ Ao longo de minha vida foi sempre o professor a pessoa mais próxima. Ao ir ao médico, ou até mesmo comprar um sapato por exemplo, é comum as pessoas sempre se direcionarem à minha mãe para saber como podem me ajudar. Somente o professor foi a profissão que conseguiu chegar mais perto e falar diretamente comigo ‘’.
Janaína sempre pode contar com o apoio incondicional de sua mãe e de seus familiares, que a levavam todos os dias para a Faculdade, para o estágio e até hoje a apoiam em suas atividades acadêmicas. Para Maria, mãe de Janaína, ‘’ é uma dádiva de Deus e motivo de grande orgulho ver minha filha receber o diploma de Pedagogia, é um exemplo de amor e força de vontade de minha filha, tenho muita gratidão por todos que a apoiaram em seu caminho, que sempre foi muito difícil’’.
Aos colegas e professores que tiveram a oportunidade de convivência com a aluna, se faz notória a admiração e carinho pois eles se habituaram a falar com ela, com cada vez menos intervenção, passeando juntos pelos ambientes e interagindo-se durante as atividades coletivas de aprendizagem. Durante os 9 anos, Janaína passou a ser reconhecida e querida por todos da Faculdade, incluindo alunos de outros Cursos e Funcionários. A Faculdade foi para Janaína não só um espaço de formação profissional, mas um local saudável onde ela pode estabelecer vínculos – o que melhorou sua auto estima e qualidade de vida - conta Daiane, guia intérprete de Janaína.
A Faculdade São Luís se orgulha com a conquista desta aluna, que apesar de todas as dificuldades, nunca desisitiu e é exemplo de dedicação e amor pelo sonho de ser professora!
Parabéns Janaína, sucesso sempre!