Semana Lixo Zero - de 21 a 31 de outubro de 2019
21/10/2019
Departamento de Marketing
A segunda edição da Semana é organizada por voluntários em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ), idealizador da iniciativa.

A Prefeitura de Jaboticabal se uniu ao Instituto Lixo Zero Brasil e representantes da sociedade civil para debater ações que visem diminuir a geração de resíduos, além enfatizar a responsabilidade de cada um na gestão do lixo. A II Semana do Lixo Zero acontece de 21 a 31 de outubro e terá uma programação extensa. Neste ano, a temática abordada será “Um por todos, todos por zero”.

O conceito Lixo Zero consiste no máximo de aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

Sua segunda edição é organizada por voluntários em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ), idealizador da iniciativa. “No ano passado fizemos ações focadas na conscientização de que cada indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. Conseguimos aprovar a Lei nº 4946, que torna obrigatória a conscientização anual sobre o tema e inclui o evento no calendário municipal”, relembrou a embaixadora do Instituto Zero Brasil em Jaboticabal, Carina Marques. “a programação completa está sendo definida e será divulgada em breve”, completa.

O evento é organizado pelo Instituto Lixo Zero, parceiros da sociedade civil, entidades públicas e privadas. Mais informações pelo e-mail: cmcarinamarques@outlook.com

Lixo - Hoje, cada um de nós gasta mais de R$ 100 por ano com coleta e destinação do lixo. Se transformarmos isto em escolas, são mais de 10 mil escolas jogadas no lixo, literalmente. Ou 20 mil postos de saúde, 15 universidades federais, 15 mil quilômetros de estradas, por exemplo. Isto por ano, todos os anos. Em resumo, estamos jogando melhorias para as cidades no lixo.

O lixo é hoje um dos principais problemas das cidades brasileiras e seu manejo representa uma fatia significativa do orçamento municipal. Além disso, boa parte dos nossos resíduos tem como destino o aterro sanitário, tendo pouca destinação para reuso, reaproveitamento e reciclagem.

Visita ao Aterro Sanitário – Reúsa Conservação Ambiental

Para que as pessoas conheçam o destino final dos resíduos descartados no município de Jaboticabal e entendam como funciona o processo de operação de um aterro sanitário, além da importância da separação dos resíduos no momento do descarte, será realizada uma visita ao aterro sanitário de Jaboticabal, conduzida pelo Engenheiro Ambiental Paulo Rogério Fávero.

A visita ocorrerá no dia 25 de outubro de 2019 às 08h30 e no dia 29 de outubro às 15h30, com ônibus saindo da Faculdade São Luís. Os alunos interessados deverão procurar a coordenação de seu curso para adicionar o nome à lista.

Semana Lixo Zero - de 21 a 31 de outubro de 2019
QR Code
Texto QR Code