Durante o período da faculdade o estudante pode se encontrar em um verdadeiro dilema em relação à procura de um trabalho. Isso porque é difícil conciliar os estudos com um emprego regular, sendo que estágios na área podem pagar pouco ou mesmo serem também difíceis de encontrar. Aí é que a postura de empreendedor precisa falar mais alto!
O estudante tem uma lista de possibilidades quando o assunto é fazer uma renda extra ao empreender em casa. Então, para ajudar a você a encontrar ideias e formas de se organizar para empreender, selecionamos algumas dicas! Continue a leitura e confira!
Quais as opções para o estudante empreender?
Primeiro, você precisa ter autoconhecimento. Qual o tipo de produto ou serviço seria mais interessante para oferecer? A depender da relação com a sua área na faculdade, pode ser que o negócio se estenda como carreira profissional – é uma ótima possibilidade.
Dentre as opções, que tal começar um e-commerce? Você pode até mesmo entregar os produtos pessoalmente, principalmente se você já frequenta locais movimentados - como a faculdade - e conhece muitas pessoas. Nesse meio, você pode abusar da comunicação e divulgação para vender seus produtos ou serviços.
Como conciliar os estudos e o trabalho?
Algo que é imprescindível para conseguir conciliar a rotina de trabalho e estudo é a organização e a disciplina. É preciso ter uma rotina com os horários bem divididos para dar conta de tudo. Afinal, o seu negócio não pode atrapalhar as aulas, rotinas de estudo e demais atividades da faculdade.
Para isso, reserve sempre tempo contado para estudar e trabalhar. Além disso, tenha a disciplina para executar tudo conforme o planejado. Assim, uma obrigação não atrapalha a outra e você consegue conciliar tudo de forma saudável e produtiva.
Essa é uma grande vantagem de empreender em casa: você decide os melhores horários para suas atividades e flexibiliza tudo isso dando prioridade aos estudos, em épocas de provas, por exemplo.
O que é ser empreendedor?
Para ser empreendedor é preciso não apenas trabalhar, como também ter ideias e pensar qual seria a mais viável e eficaz para executar. Além disso, o empreendedorismo é algo que desperta o protagonismo por parte do estudante. Isso porque é preciso estudar o mercado, as opções disponíveis, o público, entre outros fatores.
São atitudes e experiências que podem não só contribuir para fazer uma renda extra, como também proporcionar uma experiência que fará toda a diferença para a carreira profissional.
Viu como o tempo pode se transformar em dinheiro extra para o estudante? Basta colocar a veia empreendedora para trabalhar, estudar bastante, planejar primeiro e colocar em prática a alternativa que mais se encaixa no seu perfil. Pense com carinho na hora de distribuir o tempo, a fim de não atrapalhar os estudos.
Aproveite para pensar a longo prazo também, pois grandes nomes do empreendedorismo começam com pequenas ações a partir de grandes ideias. Pode ser que o conhecimento do seu curso, somado a sua personalidade, ajude a desenvolver um negócio de sucesso!