Justificativa
Os cursos de formação de professores devem oferecer aos futuros profissionais conhecimentos teórico-práticos para que possam atuar na escola de modo a atender às necessidades e especificidades de todos os alunos. Muito se têm discutido acerca da necessidade de se utilizar metodologias de ensino diversificadas e significativas, que oportunizem a participação efetiva de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem. As atividades lúdicas são apontadas como recursos e/ou atividades que devem ser utilizadas nas práticas pedagógicas dos professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
O estudo de Borba (2007), evidencia a importância de desenvolver atividades lúdicas na escola de modo a privilegiar a dimensão cultural do processo de constituição do conhecimento e da formação humana. A promoção de momentos de socialização, de imaginação, de comunicação, de criatividade, de expressão, bem como a construção de situações-problema e as possibilidades de solucioná-las, são colocadas ao alcance das crianças na Brinquedoteca. A Brinquedoteca Virtual conecta a criança com o brincar, possibilitando o engajamento nas atividades lúdicas.
Concebida como um instrumento formativo, a Brinquedoteca Virtual da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal se constitui como mais uma possiblidade de articulação das atividades de ensino-pesquisa-extensão. Nessa direção, a Brinquedoteca Virtual da FESL/Jaboticabal, se revela como um laboratório lúdico multidisciplinar no processo formativo dos alunos do curso de Pedagogia; também, como um acervo de atividades e de materiais lúdicos. E, na perspectiva de contribuir com o processo formativo, agrega à formação a apropriação, o aprofundamento e a sistematização de conhecimentos sobre as atividades lúdicas e suas contribuições à educação formal e não formal; e, ainda, como atividade de extensão, colabora com a formação continuada de professores, a partir de parcerias com escolas da rede pública e/ou privada para que se discutir e atualizar concepções sobre o brincar e sobre o uso do lúdico na escola, de modo a destacar suas contribuições ao desenvolvimento pleno das crianças.